Questões

Total de Questões Encontradas: 08

No PMBOK 4a edição, são, respectivamente, um processo do grupo de processos de Planejamento, um de Execução e outro de Monitoramento e Controle
A
estimar as durações das atividades − realizar o controle de qualidade − administrar as aquisições.
B
gerenciar a equipe do projeto − verificar o escopo − estimar os recursos das atividades.
C
identificar as partes interessadas − determinar o orçamento − verificar o escopo.
D
administrar as aquisições − controlar o escopo − realizar a análise qualitativa de riscos.
E
realizar a análise quantitativa de riscos − realizar (ou conduzir) aquisições − reportar o desempenho.
É um capítulo do PMBOK 4a edição que inclui processos, tais como: Coletar requisitos e Criar EAP, entre outros. Trata-se do Gerenciamento
A
das comunicações do projeto.
B
de integração do projeto.
C
de custos do projeto.
D
do escopo do projeto.
E
da qualidade do projeto. 
No CobiT 4.1, NÃO se trata de um Objetivo de Controle Detalhado do processo Definir um Plano Estratégico de TI:
A
Plano Estratégico de TI.
B
Gerenciamento do Portfólio de TI.
C
Avaliação da Capacidade e Desempenho Correntes.
D
Modelo de Arquitetura da Informação da Organização.
E
Gerenciamento de Valor da TI. 
Os vários elementos do modelo CobiT 4.1 podem ser mapeados com as áreas de foco de governança de TI. Por exemplo: no Alinhamento Estratégico, os Objetivos e as Métricas são mapeados como Ferramenta Primária (P); na Entrega de Valor, as Práticas são mapeadas como Ferramenta Secundária (S); no Gerenciamento de Risco, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como S, P e S. No Gerenciamento de Recursos, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como
A
S, P e P.
B
S, S e P.
C
S, P e S.
D
P, S e P.
E
P, S e S.
Na ITIL v3, o Gerenciamento da disponibilidade, o Gerenciamento do catálogo de serviços, o Gerenciamento de fornecedor, o Gerenciamento da capacidade e o Gerenciamento de nível de serviço são cinco, dentre os sete processos cobertos na fase do ciclo de vida de
A
Desenho de Serviço.
B
Operação de Serviço.
C
Estratégia de Serviço.
D
Transição de Serviço.
E
Melhoria Contínua de Serviço.
A estrutura da biblioteca ITIL v3, em seu modelo circular, é representada por um núcleo I e duas outras camadas II e III circundando o núcleo, conforme a figura.
Imagem da Questão
Considere os livros de acordo com a ordem dada abaixo.

X1. Desenho de Serviço.
X2. Melhoria Contínua de Serviço.
X3. Transição de Serviço.
X4. Estratégia de Serviço.
X5. Operação de Serviço.

Os livros que compõem as camadas I, II e III, correta e respectivamente, são:
A
X1, X2 | X3, X5 | X4 
B
X4 | X1, X3, X5 | X2
C
X3 | X1, X2 | X4, X5 
D
X4 | X1, X3 | X2, X5 
E
X2 | X1, X3, X4 | X5 
A construção do Planejamento Estratégico de TI do TRT de uma das regiões do Brasil incluiu a etapa de capacitação de um grupo de trabalho composto de 21 servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação em Planejamento Estratégico. Ao final da etapa de treinamento, o grupo de trabalho compreendeu o papel e a importância dos fundamentos da estratégia e os desafios principais que compõem a estratégia da Instituição.

No processo de capacitação foram introduzidos os conceitos ...... , metodologia mais difundida no mercado para o planejamento estratégico e adotada como padrão em todo o judiciário, que visa garantir o alinhamento e a sinergia da organização em direção à sua estratégia e à entrega da sua proposta de valor. A metodologia auxilia as organizações na promoção de iniciativas de valor para o alcance da visão institucional, a partir da tradução da estratégia em objetivos operacionais alinhados, cujo comportamento é acompanhado por meio de indicadores. É uma ferramenta valiosa para o estabelecimento e priorização das iniciativas capazes de levar uma organização a atingir esses objetivos.

A lacuna do texto é corretamente preenchida por:
A
de Análise SWOT
B
do Balanced Scorecard
C
do Modelo de 5 Forças de Michael Porter
D
de PETI
E
do Plano Diretor de TI
Considere as afirmativas sobre governança de TI, em organizações sem fins lucrativos.

I. Investimentos em infraestrutura de TI podem ser justificados sob mandatos (em que não é necessário justificar custos), por meio de avaliações que mostrem que os investimentos contribuirão para a redução de despesas e/ou buscando mostrar que os investimentos podem habilitar novas capacidades.
II. Frameworks estratégicos, bem aceitos como o Modelo de 5 Forças de Michael Porter, ajustam-se muito bem às organi- zações sem fins lucrativos, mesmo que haja pouca concorrência e não exista mercado com múltiplos compradores e vendedores (como acontece com os serviços governamentais).
III. Nestas organizações, especialmente nas do governo, as decisões sobre infraestrutura de TI são estratégicas e deveriam ser tomadas com forte participação da área de negócios, combinando a contribuição estratégica da alta administração com o conhecimento técnico da equipe de TI. Juntos, eles podem promover o equilíbrio entre o alinhamento da TI e as necessidades do negócio.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
I
B
II e III
C
I e III
D
I e II
E
III
Página 1 de 1