Questões

Total de Questões Encontradas: 05

O EXT3 é um dos sistemas de arquivos mais utilizados no Linux. Este sistema de arquivos
A
possui apenas dois modos de operação (ordered e writeback), que utilizam endereços de 32 bits e blocos de até 16 KB.
B
usa o recurso de journaling, que mantém uma lista das alterações realizadas, permitindo que o sistema de arquivos seja reparado de forma muito rápida após, por exemplo, um desligamento incorreto.
C
reconhece partições de até 2 GB, suporta nomes de arquivos com até 255 caracteres e cada setor possui tamanho fixo de 512 bytes.
D
usa endereços de 48 bits, o que possibilita endereçar um volume ilimitado de blocos, permitindo criar partições de até 1024 petabytes.
E
não inclui nenhum sistema de tolerância a falhas, por isso, sempre que o sistema é desligado incorretamente, é necessário utilizar o fsck, para verificar todos os blocos do sistema de arquivos, procurando por erros no disco.
A respeito das características do Active Directory, considere:

I. Uma conta de computador ou grupo não pode consistir somente em números, pontos ou espaços. Qualquer ponto ou espaço à esquerda é cortado. Estes valores são apenas aceitos em contas do usuário.
II. Com base nas informações fornecidas pela pessoa que cria o objeto de segurança, o Active Directory gera uma identificação de segurança e uma identificação globalmente exclusiva para identificar o objeto de segurança.
III. Se uma organização possuir vários domínios, será possível usar o mesmo nome de usuário ou de computador em domínios distintos. O SID, a identificação globalmente exclusiva, o nome distinto LDAP e o nome canônico gerados pelo Active Directory identificarão exclusivamente cada usuário, computador ou grupo na floresta.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
I.
B
I e III.
C
I e II.
D
II.
E
II e III.
Arquivos em Linux são protegidos atribuindo-se a cada um deles um código de proteção de 9 bits. O código de proteção consiste em campos de 3 bits, um grupo para qualquer usuário, outro para o usuário do arquivo e um para o grupo ao qual o usuário pertence. Cada campo possui um bit de permissão de leitura, um bit de permissão de escrita e outro de permissão de execução. Por exemplo, o código de proteção de um arquivo definido como “-wxr-xr--" significa que:
A
membros do grupo e o proprietário podem ler, executar e escrever no arquivo e outros usuários podem apenas ler.
B
membros do grupo podem escrever e executar o arquivo, qualquer usuário pode ler e executar o arquivo e o dono do arquivo pode apenas ler o conteúdo do arquivo.
C
qualquer usuário pode escrever e executar o arquivo, o proprietário pode ler e executar o arquivo e membros do grupo podem apenas ler o arquivo.
D
o proprietário pode escrever e executar o arquivo, membros do grupo podem ler e executar o arquivo e qualquer usuário pode ler o arquivo.
E
o proprietário pode ler, escrever e executar o arquivo, membros do grupo podem ler e escrever no arquivo e qualquer usuário pode ler e executar o arquivo.
É um tipo de pseudoarquivo que pode ser usado para efetuar comunicação entre dois processos. Se um processo A pretende enviar dados para o processo B, o processo A escreve em um lado (do mesmo modo que estivesse escrevendo em um arquivo) e o processo B poderá ler os dados como se estivesse lendo de um arquivo de entrada. A este pseudoarquivo dá-se o nome de
A
channel.
B
pipe.
C
queue.
D
thread.
E
stdout.
Um conceito fundamental para todos os sistemas operacionais é o de processo. Um processo é basicamente um programa em execução. Associado a cada processo está o I , uma lista de posições de memória, que vai de 0 até um máximo, que esse processo pode ler e escrever. Essa lista de posições de memória contém o programa executável, os dados do programa e II.

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, com
A
espaço de endereçamento − sua pilha
B
stack pointer − os registros utilizados
C
conjunto de mnemônicos − lista de privilégios de acesso
D
usuário e o UID − endereço de inicialização
E
núcleo de processamento − próximo bloco de execução
Página 1 de 1