Questões

Total de Questões Encontradas: 02

Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Embora predomine a função referencial, o autor faz uso recorrente de recursos estéticos para reforçar a expressão que tem a Instituição no cenário em questão. O excerto, dentre os indicados a seguir, que apresenta metáfora como recurso estético é:
A
“[...] os Institutos Federais consistem em estabelecimentos especializados na oferta de ensino profissionalizante e tecnológico nas diferentes modalidades de ensino, desde a educação de jovens e adultos até o doutorado.” (linhas 33-35).
B
“Cada um deles [profissionais capixabas que fizeram algum curso no Ifes] é como se fosse uma pequena tocha de luz.” (linhas 14-15). 
C
“No estado do Espírito Santo, é raro estar numa roda de conversa em que pessoas não informem ter feito algum curso na instituição.” (linhas 8-9).
D
“E é exatamente em um importante momento histórico para o estado do Espírito Santo que a educação profissional lança suas raízes cada vez mais profundas em solo capixaba.” (linhas 2-4).
E
“O Ifes é a instituição educacional de maior potencial no estado para atender às demandas do mercado de trabalho.” (linhas 1-2).
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
 A partir da leitura do texto sob análise, NÃO é possível afirmar que:
A
os resultados da pesquisa comprovaram que os seres humanos são melhores em reconhecer que em lembrar
B
o reconhecimento de um rosto é uma tarefa mais fácil para a memória humana que a recordação de um nome.
C
segundo a pesquisa, a memória humana tem mais dificuldade em reconhecer um rosto porque isso demanda a recuperação de detalhes mais específicos.
D
se colocados no mesmo nível de memória, é comprovável que um ser humano reconhece mais os nomes que os rostos das pessoas.
E
o teste realizado confirmou que a impressão de que o ser humano é melhor em reconhecer rostos que nomes é um mito.
Página 1 de 1