Questões

Total de Questões Encontradas: 02

Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Os esquemas seguintes analisam o processo de formação das palavras negritadas e sublinhadas, todas extraídas do texto de referência. Marque a alternativa que apresenta o esquema com análise INCORRETA:
A
educação → educacional: derivação por sufixo formador de adjetivo
B
ensinar → ensino: redução por abreviação vocabular, formando substantivo a partir de verbo.
C
saber (verbo) → saber (substantivo): derivação imprópria a partir da forma nominal infinitivo.
D
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo → Ifes: redução de substantivo próprio por sigla.
E
tudo → sobretudo: derivação por prefixo que indica ideia de “acima de”.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Em relação às classes gramaticais de palavras extraídas do texto de referência, é INCORRETO afirmar que: 
A
no terceiro parágrafo, o vocábulo “como” é aplicado como preposição sempre que associado ao adjetivo “familiar”, tendo significado relacionado à ideia de “com caráter de”, “na posição de” e outras de mesmo sentido.
B
no terceiro parágrafo, o vocábulo “segundo” ocorre duas vezes: na primeira, é uma preposição com ideia de conformidade; na segunda, um numeral ordinal em função adjetiva.
C
no sexto parágrafo, a expressão “por conta de” se trata de uma locução prepositiva com valor de causalidade que poderia ser substituída por “devido a”, “por causa de” e outras de mesmo sentido.
D
no sétimo parágrafo, o vocábulo “quando” se classifica como uma preposição com valor semântico de temporalidade que poderia ser substituída por “na ocasião em que”, “depois que” e outras de mesmo sentido.
E
no último parágrafo, a conjunção coordenativa “mas” e a subordinativa “se”, em sequência, introduzem, respectivamente, ideia de ressalva em contraste ao que se declarou anteriormente e de condicionalidade projetada ao que se expressa na última oração do texto.
Página 1 de 1