Questões

Total de Questões Encontradas: 04

Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a produção energética no Brasil.
( ) Principalmente por conta da disponibilidade de recursos hídricos, bem como do domínio da tecnologia que os envolve, o Brasil destaca-se mundialmente pela utilização de matrizes energéticas limpas.
( ) Segundo ranking apresentado pela Global Wind Energy Council (GWEC), divulgado em fevereiro de 2017, o Brasil é o país com menor capacidade instalada de energia eólica na América Latina.
( ) Como forma de incentivo à produção de energia renovável, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu a Resolução Normativa 482, de 17 de abril de 2012, que, entre outras determinações, prevê o sistema de compensação de energia elétrica.
( ) A utilização de biomassa como fonte para a produção de energia tem diminuído no Brasil em virtude da pouca capacidade já instalada para sua geração e da escassez de matéria prima.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A
V • V • F • F
B
V • F • V • F
C
V • F • F • V
D
F • V • V • F
E
F • F • V • F
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Em relação aos refugiados e aos fluxos migratórios contemporâneos, assinale a alternativa correta.
A
Como característica comum, indiferente da nacionalidade, as migrações internacionais são sempre motivadas por questões econômicas, como a busca de trabalho e melhores condições de vida.
B
A guerra civil na Síria e a expansão do Estado Islâmico têm gerado um intenso fluxo migratório em direção aos Estados Unidos da América, tendo como consequência a adoção de uma política anti-imigração pelo governo Trump.
C
Apesar da repercussão nas mídias, a presença de haitianos no Brasil é caracterizada por casos pontuais, não indicando um fluxo migratória de pessoas dessa nacionalidade.
D
Entre os fatores repulsivos para os fluxos migratórios observados no Brasil, em especial do nordeste para outras regiões, destaca-se a seca.
E
Europa Ocidental, América do Norte e do Sul são exemplos de áreas com características de atração de imigrantes, sendo considerados os maiores receptores dos fluxos migratórios contemporâneos.
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Sobre o povoamento do território catarinense, analise as afirmativas abaixo:
1. Entre as ações empreendidas na abertura de um caminho que ligasse o litoral ao sertão catarinense, importante para o transporte e comércio de gado, os paulistas fundaram o povoado de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lages em 1766.
2. A Colônia Militar de Chapecó, fundada em 1882, foi uma reação ao conflito diplomático entre Brasil e Argentina no oeste catarinense, conhecido como a Questão do Palmas.
3. Apesar de um povoamento majoritariamente açoriano em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, a população escrava chegou a mais de um quarto do número total de habitantes no início do século XIX.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A
É correta apenas a afirmativa 1.
B
É correta apenas a afirmativa 2.
C
É correta apenas a afirmativa 3.
D
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
E
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Em 1750, baseando-se no princípio do Uti Possidetis – direito de posse, espanhóis e portugueses assinaram importante Tratado que estabelecia as fronteiras entre essas duas nações ibéricas na América do Sul. Apesar da sua posterior anulação em 1761, em virtude de desentendimentos entre aquelas coroas, em especial, suas delimitações contribuíram para demarcação do território catarinense.

Esse Tratado foi denominado
A
Utrecht.
B
Madrid.
C
El Pardo.
D
Badajós.
E
Santo Ildefonso.
Página 1 de 1