Questões

Total de Questões Encontradas: 20

De acordo com o Sommerville na 9ª edição em inglês do seu livro Software Engineering, o processo de elicitação e análise de requisitos envolve quatro etapas. Uma das etapas pode ser descrita da seguinte forma:

Inevitably, when multiple stakeholders are involved, requirements will conflict. This activity is concerned with defining which requirements are more important and finding and resolving requirements conflicts through negotiation. Usually, stakeholders have to meet to resolve diferences and agree on compromise requirements. 
Trata-se da etapa denominada
A
Requirements specification.
B
Requirements prioritization and negotiation. 
C
Requirements Discovery. 
D
Requirements classification and organization.
E
Resolution of conflicts.
De acordo com o Sommerville na 9ª edição em inglês do seu livro Software Engineering, os passos do TDD são essencialmente os seguintes: 

1. You start by identifying the increment of functionality that is required. This should normally be small and implementable in a few lines of code.
2. You write a test for this functionality and implement this as an automated test. This means that the test can be executed and will report whether or not it has passed or failed.
3. You then run the test, along with all other tests that have been implemented. Initially, you have not implemented the functionality so the new test will fail. This is deliberate as it shows that the test adds something to the test set.
4. You then implement the functionality and re-run the test. This may involve refactoring existing code to improve it and add new code to what’s already there.
5. Once all tests run successfully, you move on to implementing the next chunk of functionality. 
Sobre eles, é INCORRETO afirmar que
A
o passo 1 envolve implementar algumas linhas de código da funcionalidade requerida.
B
no passo 2, o teste deve ser escrito.
C
 no passo 3, todos os testes devem ser executados juntos, e, como a funcionalidade ainda não foi implementada, o novo teste vai falhar
D
a funcionalidade deve ser implementada no passo 4.
E
no passo 5, ao se identificar que todos os testes rodaram com sucesso, passa-se a implementar o próximo pedaço de funcionalidade.
De acordo com a norma ISO/IEC 9126, qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dos subconjuntos de requisitos de qualidade de manutenibilidade? 
A
 Facilidade de análise
B
 Facilidade de mudança
C
 Estabilidade
D
 Facilidade de teste
E
 Facilidade de operação
Qual dos itens abaixo NÃO contempla os processos do Grupo de Processos de Execução do PMBOK?
A
Dirigir e gerenciar o trabalho do projeto.
B
Realizar a garantia da qualidade.
C
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
D
Mobilizar a equipe do projeto.
E
Gerenciar as comunicações.
De acordo com o Decreto Nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, qual das alternativas sobre o acesso à informação e à comunicação está INCORRETA?
A
A regulamentação dos procedimentos realizados pelas empresas prestadoras de serviços de telecomunicações para garantir o pleno acesso às pessoas portadoras de deficiência auditiva será realizada pela ANATEL
B
 Caberá ao Poder Público exigir a oferta de aparelhos de telefonia celular que indiquem, de forma sonora, todas as operações e funções neles disponíveis no visor.
C
Caberá ao Poder Público incentivar a oferta de aparelhos de televisão equipados com recursos tecnológicos que permitam sua utilização, de modo a garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva ou visual.
D
O projeto de desenvolvimento e implementação da televisão digital no País deverá contemplar, obrigatoriamente, os seguintes tipos de sistema de acesso à informação: circuito de decodificação de legenda oculta, recurso para Programa Secundário de Áudio (SAP) e entradas para fones de ouvido com ou sem fio.
E
O Poder Público adotará mecanismos de incentivo para tornar disponíveis, em meio magnético, em formato de texto, as obras publicadas no País.
O modelo dimensional de um data warehouse, no qual todas as tabelas relacionam-se diretamente com a tabela de fatos, de forma que as tabelas dimensionais devem conter todas as descrições que são necessárias para se definir uma classe, é denominado de
A
 Floco de neve.
B
Estrela.
C
Barramento.
D
Árvore. 
E
Anel.
Sobre a Service Oriented Architecture (SOA), analise as afirmativas abaixo:

I. É uma abordagem para estruturar um sistema de software como um conjunto de serviços separados, sem estado.
II. SOAP é um importante protocolo para SOAs web, que provê suporte à comunicação entre serviços.
III. WS-Transactions é um padrão para a troca de mensagens, garantindo que cada mensagem será entregue apenas uma única vez.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
A
 I.
B
 II.
C
 III.
D
 I e II.
E
 I e III. 
Sobre as atividades do ePing relacionadas ao modelo de governança e gestão da arquitetura, assinale a que NÃO está sob responsabilidade da Comissão de Coordenação.
A
Promover discussões sobre padrões, para monitorar sistematicamente o mercado, com o objetivo de detectar novas tecnologias.
B
Selecionar padrões dentre os sugeridos pelos órgãos do governo, pela sociedade, pela academia e pelo coordenador Segmento para serem estudados.
C
 Definir plano de trabalho com as metas, ações e entregas do GT Temporário, consolidando essas informações em um plano de trabalho.
D
 Promover consultas públicas para receber contribuições e sugestões sobre uma nova versão do ePing.
E
Publicar versão final de uma nova versão do ePing.
Sobre o ePing (Padrão de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), assinale a alternativa INCORRETA.
A
A adoção dos padrões e políticas contidos na ePING é obrigatória para os órgãos do Governo Federal.
B
Embora padrões abertos sejam preferencialmente adotados nas especificações técnicas, a única situação em que se admite o uso de padrão proprietário é aquela na qual não existe um padrão aberto.
C
A arquitetura do ePing está segmentada em cinco partes: Interconexão, Segurança, Meios de Acesso, Organização e Intercâmbio de Informações e Áreas de Integração para Governo Eletrônico.
D
A política de simplificação administrativa diz que a aplicação da ePING visa contribuir para que as interações do governo com a sociedade sejam realizadas de forma simples e direta, sem prejuízo da legislação vigente. 
E
 A política de escalibilidade diz que as especificações selecionadas deverão ter a capacidade de atender alterações de demanda no sistema, tais como mudanças em volumes de dados, quantidade de transações ou quantidade de usuários. 
Um importante padrão de arquitetura, utilizado na estruturação de aplicações web, é o modelo-visão-controlador (MVC). Sobre ele, analise as afirmativas abaixo: 

I. A persistência com banco de dados e as regras de ações de negócio, assim como o mapeamento das ações do sistema ocorrem na camada de visão.
II. Classes que utilizam o padrão de projeto DAO devem ser representadas na camada de modelo.
III. Servlets e páginas JSP devem ser representados na camada do controlador. 
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
A
I.
B
II.
C
III.
D
 II e III.
E
 I e III.
Página 1 de 2