Questões

Total de Questões Encontradas: 08

Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
No contexto do poema,  
A
as coxas à mostra da enunciadora representam o tempo que não passou, nem para ela nem para seus filhos e marido.
B
as janelas representam uma maneira de esquecer o passado, simbolizando um presente sem sofrimento.
C
a chuva representa uma espécie de vínculo, simbólico e sensorial, entre a enunciadora e sua mãe. 
D
os chuchus representam a infância sofrida da enunciadora, que não recebia a atenção de sua mãe. 
E
a sombrinha representa a impossibilidade de se reter na memória uma experiência vivida na infância.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Na construção do poema, predomina o tipo 
A
narrativo, sinalizado por advérbios como agora e quando. 
B
dissertativo, sinalizado por pronomes possessivos, como minha e meu.
C
descritivo, sinalizado por advérbios como exatamente e Só.
D
descritivo, sinalizado por verbos como choveu e repudiaram. 
E
dissertativo, sinalizado por advérbios, como quando e depois. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Uma característica do gênero crônica verificável no texto é:
A
a reflexão a partir de uma experiência cotidiana.
B
a argumentação pautada na recorrência de perguntas retóricas.
C
a linguagem rigorosamente formal e impessoal.
D
o relato objetivo e imparcial de um evento do passado.
E
o discurso reivindicatório, expresso por verbos no imperativo.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Para o autor, 
A
a memória do paladar da infância é despertada ao se apreciar uma refeição idêntica àquela do passado e não uma outra refeição, diferente.
B
nossas inclinações culinárias vão se sofisticando ao longo dos anos, sendo que pratos simples tendem a ser preteridos por requintados.
C
a memória do paladar está relacionada a reminiscências de quem fomos na infância e de relações de afeto com nossos familiares.
D
nossas preferências culinárias vêm do fundo da alma e, portanto, permanecem imunes à influência do meio em que somos criados.
E
os hábitos alimentares adquiridos ao longo da vida adulta alteram a lembrança do contexto em que vivemos na nossa infância.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considere a seguinte passagem do texto:

... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente.

Essa passagem está corretamente reescrita, preservandose o sentido e as relações sintáticas e coesivas, em: 
A
... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, ainda que avaliassem a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. Portanto, a visão do futuro guiava o presente.
B
... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, ao avaliar a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. Caso a visão do futuro guiasse o presente.
C
... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, à medida que avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. Contudo, a visão do futuro guiava o presente.
D
... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, avaliando a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. Assim, a visão do futuro guiava o presente.
E
... nossos ancestrais viveram voltados para o futuro, ao passo que avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. Sendo que a visão do futuro guiava o presente. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Zygmunt Bauman expressa a opinião de que
A
o planeta e seus habitantes estão ameaçados, pois não há como esperar que os jovens desenvolvam uma postura responsável quanto ao seu futuro.
B
os jovens têm se mostrado tão negligentes com o futuro quanto seus ancestrais, e isso fará recrudescer o declínio da civilização.
C
o declínio da sociedade atual é resultado da postura negligente que os jovens têm com relação ao fortalecimento de ideias comunistas.
D
o futuro do planeta depende de um diálogo mais saudável entre os jovens e os mais velhos, o qual não deve prescindir da interação virtual.
E
os jovens poderão alterar positivamente o curso da história, com a condição de passarem a se dedicar às relações da vida real.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
É correto afirmar que o efeito cômico da tira está associado à 
A
maneira pessimista com que o progresso tecnológico é representado, como se este tivesse tornado as pessoas mais ociosas.
B
sugestão, na fala do palestrante, de que a mobilidade tecnológica não alterou o comportamento das pessoas com relação ao trabalho.
C
quebra da expectativa que a fala do palestrante no último quadrinho produz com relação ao que ele afirma anteriormente.
D
descrição do modo como o trabalho dentro da empresa foi sendo paulatinamente otimizado com a contribuição da mobilidade tecnológica.
E
ausência de expressões temporais, o que faz com que a fala do palestrante adquira um tom de provérbio, equivalendo a uma verdade universal.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
O assunto central da notícia diz respeito ao fato de ter sido a primeira vez que 
A
pesquisadores chineses obtêm sucesso na criação de um robô articulado, o qual foi apresentado ao público durante uma aula dada por uma professora-robô.
B
uma aula é ministrada na China por uma professora robô, capaz de ensinar, movimentar-se e interagir, ainda que de maneira simples, com seus alunos.
C
os chineses aprimoram seus robôs, com o acréscimo de programas de computador a uma professora robô, possibilitando-lhe travar diálogos complexos com humanos.
D
pesquisadores chineses programam um robô capaz de se deslocar e efetuar interações simples com o meio, como demonstrado na sala de aula da Universidade Jiujiang.
E
as aulas da Universidade Jiujiang, da província chinesa de Jiangxi, passam a ser integralmente dadas por um robô, que explica o conteúdo com o uso de PowerPoint.
Página 1 de 1