Questões

Total de Questões Encontradas: 06

Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Uma redação alternativa, baseada em um segmento do texto, escrita com correção gramatical e lógica, encontra-se em:
A
O motivo no qual a temática amazônica se impõe, é o fato de, fortuitamente, eu ter nascido em Manaus; acaso nascera em Paraty ou Pequim, teria escrito sobre Paraty ou Pequim, certamente.
B
Manaus é uma cidade em que se tem características interessantes, considerando que há ali uma tradição indígena muito forte, visto no próprio nome da cidade, proveniente da tribo indígena dos Manaús que foram dizimados e desapareceram.
C
Durante os 40 anos que duraram o grande ciclo da borracha, Manaus teve uma importância econômica fundamental, pois, na época, 50% da exportação do Brasil era representado pelo látex − o resto era café.
D
Poucas pessoas sabem que o calçadão do Rio de Janeiro, em Copacabana, feito por Burle Marx, foi inspirado pelo desenho em ondas em preto-e-branco da Praça São Sebastião. 
E
Por Manaus ser uma cidade cosmopolita, com a presença de muitos estrangeiros, Hatoum teve professores estrangeiros na juventude com o qual conviveu e, assim, acredita que estejam presentes no seu trabalho. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Depreende-se do relato de Hatoum que
A
a cidade de Manaus abriga muitos imigrantes, atraídos, inicialmente, pela exploração da borracha, embora tenha também um forte traço provinciano, mantido até os dias de hoje.
B
as pessoas que chegam a Manaus pela primeira vez surpreendem-se com o caráter barroco da arquitetura da cidade, percebido nos seus teatros e praças.
C
o escritor costuma identificar-se com seu lugar de origem, que, na maioria das vezes, influencia a representação do cenário presente na obra literária.
D
Manaus atrai muitos turistas por ser uma cidade exótica no coração da floresta Amazônica, embora já tenha perdido suas características indígenas e seja bastante cosmopolita. 
E
o cenário do escritor amazonense sofreu forte influência de sua cidade de origem e do exotismo da floresta amazônica, diferentemente de Kafka, que se afastou de seu país de origem em suas criações literárias. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A repetição, na crônica, da pergunta qual altura, exatamente? reitera a ideia do autor de que, a partir de dado momento,
A
é inegável que você ficou adulto.
B
idade não significa mais muita coisa.
C
idade é um negócio fundamental.
D
ser adulto ainda é estranho.
E
avança-se lentamente, com sentimentos contraditórios.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A “saudável aspiração” apontada pelo autor refere-se
A
ao desejo de crescer que se manifesta nas crianças, que, desse modo, acabam se referindo a uma idade futura ao dizerem quantos anos têm.
B
ao sonho de perpetuar indefinidamente a infância, período do desenvolvimento humano marcado pela fantasia, explorada em contos infantis, de nunca crescer.
C
ao desejo de parar de envelhecer quando se tem mais 30 anos e se percebe a inexorabilidade do passar do tempo.
D
à pretensão nostálgica do adulto recém-formado de retornar à adolescência e, assim, escapar das responsabilidades adquiridas.
E
ao esquecimento voluntário da própria idade, estratégia que, segundo o autor, proporciona a oportunidade de enxergar as pessoas como se não houvesse diferença etária entre elas. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Traduz-se corretamente um segmento do texto em:
A
primordial vida marinha = preponderante nascente marítima
B
propelida pela luz solar = arrefecida pela energia do sol
C
recuperar esse valor intrínseco = reaver essa importância inerente 
D
colônia extravagante de organismos = linhagem errante de seres vivos
E
resiliente biologia tropical = perseverante bioma dos trópicos 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Depreende-se do texto que
A
os organismos que habitam a floresta tropical originaram-se do oceano, sendo que suas folhas guardam até hoje dentro de si semelhanças com as condições da antiga vida marinha.
B
o desmatamento descontrolado na área da floresta amazônica já a transformou em um verdadeiro museu geográfico de espécies ameaçadas, muitas das quais serão brevemente extintas.
C
a definição de Einstein do que seja a “insanidade” contribuiu para forjar novas iniciativas em defesa da floresta, que, entretanto, vão de encontro aos interesses da sociedade atual.
D
a floresta amazônica é conhecida como um grande “parque tecnológico” devido ao alto número de empresas de desenvolvimento que buscam extrair matéria-prima do local.
E
os princípios listados por Janine Benyus oferecem novas pistas sobre os mecanismos da natureza, mas são ineficazes quando se trata de resolver os problemas causados a ela pelo homem. 
Página 1 de 1