Questões

Total de Questões Encontradas: 40

A abordagem MVC (Model‐View‐Controller – Modelo/Visão/Controlador) compõe‐se de três objetos: modelo, visão e  controlador. O modelo é o objeto da aplicação, a visão é a apresentação na tela e o controlador que é quem define a  maneira como a interface do usuário reage às entradas do mesmo. MVC utiliza vários padrões de projeto, cada um  com as suas características. Na abordagem MVC, dois padrões têm as seguintes funções: especificar por falta (by  default) a classe controladora para uma visão e acrescentar capacidade de rolagem (scrolling). Assinale a alternativa  que apresenta, respectivamente, esses dois padrões de projeto.
A
Strategy e Adapter. 
B
Iterator e Mediator. 
C
Observer e Composite.
D
Command e Composite.
E
Factory Method e Decorator.
“A arquitetura orientada a serviço (SOA – Service‐Oriented Architecture) tem como objetivo estabelecer um modelo  arquitetônico  visando  o  aprimoramento  da  eficiência,  agilidade  e  também  da  produtividade  de  uma  empresa.  Posiciona os serviços como meios principais, para que a solução lógica seja representada no suporte à realização dos  objetivos estratégicos, associando‐os à computação orientada a serviços. Baseia‐se em alguns princípios, dentre os  quais um enfatiza a necessidade de ocultar o maior número possível de detalhes subjacentes de um serviço. Também  amarra muitos aspectos da orientação a serviços.” Trata‐se do princípio da
A
abstração do serviço.
B
visibilidade do serviço. 
C
autonomia de serviço.  
D
capacidade de reúso do serviço.
E
independência do estado de serviço.
Muitas empresas estão migrando seus dados para infraestruturas não situadas fisicamente em suas instalações. O  serviço de Cloud Computing, ou computação na nuvem, vem se propagando ultimamente. Softwares, plataformas e  infraestrutura  na  nuvem  e  grandes  empresas  vêm  criando  seus  datacenters  para  oferecer  esse  serviço.  Como  exemplo podem ser citados o AWS – Amazon Web Service, o Windows Azure da Microsoft, além do Software como  Serviço (SaaS), entre outros. Geralmente, um datacenter é construído baseando‐se em uma arquitetura tecnológica  hierárquica, seguindo um modelo sugerido pela Cisco, com três camadas de rede. Assinale‐as.
A
Núcleo, agregação e acesso.
B
Virtualização, acesso e núcleo.
C
Acesso, núcleo e clusterização.
D
Clusterização, agregação e acesso.
E
Agregação, clusterização e virtualização.
HTML (HyperText Markup Language ou linguagem de marcação de hipertexto), uma linguagem para descrição de  documentos, é a base das páginas web. Navegadores da web, além de fornecerem funções de rede para recuperar  páginas web, atuam como formatadores HTML, utilizando tags (linguagens de marcação). Acerca de algumas tags  utilizadas em HTML, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. ‐ <em> ... </em>
2. ‐ <kbd> ... </kbd>
3. ‐ <u> ... </u>
4. ‐<samp> ... </samp>
5. ‐ <strong> ... </strong>
6. ‐ <dt> ... </dt>

(     ) Texto sublinhado.
(     ) Maior ênfase (geralmente coloca em negrito).
(     ) Texto de amostra.
(     ) Maior ênfase (geralmente coloca em itálico).
(     ) Marca o texto especificado como um termo de definição de glossário.
(     ) Texto a ser digitado.

A sequência está correta em 
A
6, 4, 2, 5, 3, 1.   
B
5, 3, 1, 6, 2, 4.   
C
3, 5, 4, 1, 6, 2.   
D
4, 6, 5, 2, 1, 3.   
E
2, 1, 6, 3, 4, 5.  
O SCRUM foi idealizado, inicialmente, com foco acentuado na entrega de projetos de desenvolvimento de software,  voltado para ambientes complexos. Consiste em um método iterativo e incremental para o gerenciamento de  projetos complexos, cujo objetivo é a garantia da agilidade nas entregas e a maximização da aderência aos requisitos  dos clientes, incluindo a cooperação entre os integrantes da equipe e, também, a produtividade de cada participante.  Em um projeto SCRUM, todas as responsabilidades estão divididas entre três papéis. Assinale‐os.
A
Time SCRUM; Sprint; Visão.
B
Visão; Backlog do produto; Sprint.
C
Sprint; Time SCRUM; Backlog da Sprint.
D
Product Owner; SCRUM Master; Time SCRUM.
E
Backlog da Sprint; Product Owner; SCRUM Master.  
O Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology) é um framework de boas práticas, ou seja, um  modelo voltado para serviços de TI, a partir das necessidades do negócio, com foco mais acentuado no controle do  que na execução propriamente dita. A versão 4.1 é dividida em quatro domínios e 34 processos. O Cobit considera  cinco áreas que são os pilares fundamentais que sustentam o núcleo da Governança de TI. Um desses pilares tem  como característica garantia da ligação entre os planos do negócio e de TI, manutenção e validação da proposição de  valor da TI e alinhamento das operações da empresa com as de TI. Assinale a alternativa que apresenta a área  definida anteriormente. 
A
Agregação de valor.
B
Medição de desempenho.
C
Alinhamento estratégico.  
D
Gerenciamento de recursos.
E
Gerenciamento de riscos. 
O armazenamento de dados é muito importante atualmente. Sabe‐se que sistemas operacionais utilizam diferentes  sistemas de arquivos. Há diferenças entre os sistemas Linux e Windows. Em comum, a definição de arquivo: unidades  lógicas  de  informação  criadas  por  processos.  Os  computadores  atuais  cada  vez  mais  podem  armazenar  uma  quantidade maior de dados e a tendência é um crescimento maior. Sabe‐se, ainda, que arquivos possuem atributos,  independente do sistema operacional utilizado. Acerca dos possíveis atributos para arquivos, analise as afirmativas.

I. O tamanho do registro, a posição da chave e o tamanho dos campos‐chave existem somente em arquivos cujos  registros possam ser consultados usando uma chave.  
II. Proteção, senha, criador e proprietário são atributos relacionados à segurança do arquivo e informam quem acessou  esses arquivos.
III. As flags são bytes ou campos específicos que controlam ou habilitam característica mais específica.  
IV. Os vários atributos de momento indicam quando o arquivo foi criado, quando foi a última vez que tiveram acesso a  ele e quando foi modificado pela última vez.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A
I e III.  
B
I e IV.  
C
II e III.  
D
II e IV.   
E
II, III e IV.  
A utilização das redes de computadores é cada vez mais comum atualmente. As empresas praticamente se tornaram  dependentes das redes, uma vez que muitos serviços são feitos com auxílio do computador e com dependência de  conexão à internet. Um termo muito comum em redes é a multiplexação que trata do compartilhamento de uma  linha de comunicação. Existem vários tipos de multiplexação e, dependendo do que a mídia e o equipamento de  recepção e transmissão podem tratar, será definido o tipo de multiplexação a ser utilizado. Acerca dos tipos de  multiplexação, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Multiplexação por divisão de frequência (FDM).      
2. Multiplexação por divisão de onda (WDM).      
3. Multiplexação por divisão de tempo (TDM).      
4. Modulação por codificação de pulso (PCM).    

(     ) Transmite  dados  analógicos  usando  um  esquema  digital. Seu objetivo é converter o sinal humano em  uma representação digital.  
(     ) É um método de transmissão em que diversos sinais  são  combinados  em  uma  única  linha  ou  canal  de  comunicações.  
(     ) É  semelhante  a  um  tipo  de  multiplexação,  mas  específico para combinar muitos sinais de portadora  óptica em uma fibra óptica.
(     ) Vários fluxos de dados são combinados em um único  sinal e transmitidos pelo mesmo enlace, alocando um  segmento (slot) de tempo diferente para a transmissão  de cada canal.

A sequência está correta em   
A
3, 4, 1, 2.     
B
2, 1, 4, 3.   
C
4, 1, 2, 3.     
D
1, 4, 3, 2.     
E
2, 4, 3, 1.  
Assim como na base decimal existem as operações básicas, como adição, subtração, divisão e multiplicação, em  outras bases também existem essas operações. A computação só entende a linguagem binária, ou seja, 0 e 1, e tudo o  que é processado no computador é com a linguagem binária. Efetue a adição, em binário, dos algarismos a seguir.    

                                          110101 + 11001 + 10101010 =

Assinale a alternativa correta.
A
11001100.   
B
10111011.   
C
11111000.   
D
11100110.   
E
11010101.
O sistema de numeração utilizado atualmente é o sistema decimal, ou seja, de base 10. São 10 números que  combinados formam qualquer algarismo que se possa conhecer. Esses números vão de 0 a 9, por isso a base 10,  decimal. O sistema computacional entende apenas 0 e 1 que é o sistema binário. Em redes de computadores, a nova  versão do IP (Internet Protocol) é o IPv6 que permite muito mais endereços e usa a base hexadecimal. Tomando como  base o algarismo 255, marque a alternativa correta que apresenta, respectivamente, seus correspondentes em  binário e hexadecimal.
A
11111111; FF.           
B
1101011111; EFF.  
C
11001111; 1FF.            
D
1010111111; FE1.                                                                        
E
101111111; F1E.  
Página 1 de 4