Questões

Total de Questões Encontradas: 07

Uma função SQL é uma rotina que realiza uma operação específica e retorna um resultado. É parecida com uma  procedure, porém a procedure não retorna nenhum valor. Uma função pode receber argumentos que serão usados  no processamento. A sintaxe básica de uma função é: Funcname (arg1, arg2, ...ARGn). Dois parâmetros são aceitos na  sintaxe de uma função. Assinale‐os.  
A
MAX e AVG.            
B
COUNT e MIN.           
C
DISTINCT e ALL.  
D
GROUP e SINGLE.    
E
MANAGER e BLAKE. 
As exceções são usadas para tratar de erros em tempo de execução no código PL/SQL. Algumas exceções são predefinidas. Observe a descrição de uma das exceções predefinidas. “Uma instrução SELECT INTO não retornou linhas ou foi  feita tentativa de acessar um elemento excluído em uma tabela aninhada ou um elemento não inicializado em um  tabela de ‘index by’.” Assinale a alternativa que apresenta a exceção descrita anteriormente.
A
NO_DATA_FOUND.           
B
NOT_LOGGED_ON.           
C
CASE_NOT_FOUND. 
D
DUP_VAL_ON_INDEX.   
E
ROWTYPE_MISMATCH.  
Acerca das regras de integridade dos bancos de dados, relacionadas às integridades de entidade e referencial, que  são essenciais para um bom projeto de banco de dados, relacione adequadamente as colunas.  
Imagem da Questão
A sequência está correta em  
A
1, 3, 5, 6, 4, 2.  
B
2, 4, 6, 1, 3, 5.  
C
3, 6, 2, 5, 1, 4.  
D
4, 1, 5, 2, 6, 3.   
E
6, 5, 3, 4, 2, 1.
São características dos sistemas de bancos de dados distribuídos, EXCETO:  
A
Recursos de administração de BD para o administrador do banco de dados.  
B
Interface de E/S para ler e gravar dados de/para armazenamento local permanente.  
C
Mapeamento para determinar a localização dos dados de fragmentos locais ou remotos.  
D
Interface de aplicação para interagir com usuários finais, aplicativos e outros SGBDs no interior do banco de dados  distribuído.  
E
Gerenciamento de transação para gerenciar acessos simultâneos e garantir a consistência de dados entre os fragmentos  do banco no SGBDD.  
Um SGBD executa várias funções importantes que garantem a integridade e a consistência dos dados nos bancos. A  maioria dessas funções é transparente para os usuários finais e pode ser conseguida apenas pelo uso de um SGBD.  Assinale a alternativa que apresenta uma função do SGBD.
A
Dependência do fornecedor.        
B
Complexidade de gerenciamento.       
C
Manutenção do banco de dados atualizado.  
D
Ciclos frequentes de atualização/substituição .  
E
Interfaces de comunicação de banco de dados.  
No modelo relacional, as chaves são importantes, pois sua utilização garante que cada linha da tabela seja identificável  de modo exclusivo. Elas também são utilizadas para estabelecer relacionamentos entre tabelas e garantir a integridade  dos dados. A afirmativa “Atributo (ou combinação de atributos) em uma tabela cujos valores devem coincidir com a  chave primária de outra tabela ou devem ser nulos” refere‐se à 
A
superchave.             
B
chave primária.           
C
chave candidata.
D
chave secundária.  
E
chave estrangeira.  
Os sistemas de gerenciamento de bancos de dados distribuídos apresentam diversas vantagens em relação aos sistemas  tradicionais. Em contrapartida, porém, estão sujeitos a alguns problemas. Sobre as vantagens e desvantagens dos bancos  de dados distribuídos, relacione adequadamente as colunas.  
Imagem da Questão
A sequência está correta em 
A
1, 1, 2, 2, 1.   
B
1, 2, 1, 1, 2.   
C
2, 1, 1, 2, 1.   
D
2, 1, 2, 1, 2.   
E
2, 2, 1, 2, 1.  
Página 1 de 1