Questões

Total de Questões Encontradas: 40

Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Acerca da arquitetura orientada a serviços (SOA), assinale a opção correta. 
A
Os serviços podem ser classificados em três tipos: de utilidades, que fornecem alguma funcionalidade de propósito geral; de negócios, que implementam parte de um processo de negócio; e de coordenação, que coordenam a execução de outros serviços. 
B
O processo de engenharia de serviços envolve a identificação dos serviços candidatos para a implementação, o teste e a implantação dos serviços. 
C
Técnicas de teste de software, embasadas em análise de código fonte, podem ser usadas em sistemas orientados a serviços que contam com serviços fornecidos externamente. 
D
Interfaces de serviço não podem ser definidas para sistemas legados de software. A continuação de utilização do legado envolve outras técnicas. 
E
A composição de serviço pode ser usada para integrar processos de negócios separados, a fim de fornecer um processo integrado que ofereça funcionalidades mais extensas. Soluções de data warehouse envolvem a análise de processos existentes ou planejados e utilizam, para modelar os processos, a notação gráfica BPMN (business processes management notation).
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Assinale a opção correta com relação à UML (unified modeling language). 
A
O diagrama de casos de uso, gerado normalmente nas fases iniciais da construção, tem por objetivo apresentar uma visão externa das funções e dos serviços que o sistema deverá oferecer aos usuários, além de demonstrar como essas funções serão implementadas. 
B
O diagrama de classes permite a visualização das classes que comporão o sistema, com os respectivos atributos e métodos, demonstrando como as classes do diagrama se relacionam complementam-se e transmitem informações entre si. 
C
O diagrama de sequência, cuja construção é embasada nos casos de uso, permite determinar a sequência de eventos que ocorrem em determinado processo, bem como quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos, e em que ordem. Atores, objetos, linha de vida são os componentes desse diagrama. 
D
O diagrama de atividade, que apresenta semelhanças com os antigos fluxogramas, descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de um método ou algoritmo específico. Para o desenvolvimento de um sistema, pode-se optar entre os diagramas de atividade ou de sequência e colaboração, já que eles são similares. 
E
O diagrama de implantação apresenta os arquivos que comporão o software, em termos de módulos, bibliotecas, formulários, arquivos de help, tabelas e documentos, determinando, também  como os componentes se relacionam.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
O COBIT, ferramenta de suporte que possibilita aos gerentes melhor gestão de requisitos de controle, questões técnicas e riscos de negócios, é um modelo que proporciona o desenvolvimento de políticas claras, além de boas práticas para controle de tecnologia da informação (TI) em toda a empresa. A respeito do COBIT, assinale a opção correta. 
A
No COBIT, são identificados os seguintes recursos de TI: aplicativos, que são os sistemas automatizados para usuários e para os procedimentos manuais, que processam as informações; infraestrutura que envolve tecnologia e recursos; e pessoas, que podem ser internas, terceirizadas ou contratadas.
B
O modelo em questão fornece um processo de referência para que todos na organização possam visualizar e gerenciar as atividades e riscos da TI. Essas atividades, normalmente, são ordenadas por domínios de responsabilidade de planejamento, construção, processamento e monitoramento, correspondentes aos quatro domínios do COBIT: planejar e organizar (PO); adquirir e implementar (AI); entregar e suportar (DS); e monitorar e avaliar (ME). 
C
O COBIT foi desenvolvido com forte ênfase em controles e suas as avaliações são executadas com base em cinco níveis de maturidade: inicial, repetitivo, definido, gerenciado/mensurável e otimizado.
D
Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam adequar-se a certos critérios de controle da informação, como efetividade e eficiência. A efetividade envolve a entrega da informação por meio do melhor − mais produtivo e econômico − uso dos recursos; a eficiência identifica-se a informação é relevante e pertinente para o processo de negócio e se essa informação é entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
E
A confiabilidade é um controle de informação que engloba a fidedignidade e a totalidade da informação, bem como sua validade, de acordo os valores de negócios e expectativas. Por sua vez, a integridade relaciona-se com a entrega da informação apropriada para os executivos, a fim de que eles possam administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Imagem da Questão
Considerando a figura acima, que ilustra um modelo conceitual, assinale a opção correta.
A
As entidades pessoa física e pessoa jurídica são exemplos de generalização/especialização, conceito que envolve a ideia de herança de propriedades. Herdar propriedades significa que cada ocorrência da entidade especializada possui, além de suas propriedades (atributos, relacionamentos e generalizações ou especializações), também as propriedades de ocorrência da entidade genérica correspondente.
B
A cardinalidade do relacionamento entre filial e cliente define que pode existir filial sem clientes, e ainda, que os clientes podem existir sem estar vinculados a nenhuma filial.
C
Telefone é exemplo de atributo opcional.
D
No modelo apresentado, entidades, relacionamentos, cardinalidade e identificadores estão corretos e consistentes. 
E
As entidades cliente, pessoa física e pessoa jurídica apresentam relacionamento do tipo ternário ou de grau maior, que são modelados usando-se uma entidade associada, por meio de relacionamentos binários, a cada uma das entidades que participam do relacionamento ternário.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Assinale a opção correta a respeito das características do MPS.BR, desenvolvido para a melhoria do processo de software.
A
O modelo MPS.BR, que é embasado nas normas NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 15504 e CMMI DEV, tem sete níveis de maturidade (A a G), possui um custo acessível, avaliação bienal e forte interação universidade-empresa.
B
O principal foco do nível E, do MPS.BR, é adicionar processos que deem suporte à gestão do projeto no que diz respeito à garantia da qualidade e medição, bem como aqueles referentes à organização dos artefatos de trabalho, por meio da gerência de configuração.
C
Gerência de projetos, do MPS.BR, e planejamento de projeto, do CMMI DEV, são áreas de processos similares, ambas apresentando resultados esperados semelhantes às práticas específicas do CMMI DEV. Tanto no CMMI DEV como no MPS.BR, o nível de maturidade é gerenciado.
D
A gerência de projetos, um processo no nível G, do MPS.BR, apresenta as seguintes características: o escopo do trabalho para o projeto é definido, as tarefas e os produtos de trabalho são dimensionados utilizando-se métodos apropriados, o modelo e as fases do ciclo de vida do projeto são definidos, o planejamento e as estimativas das atividades são feitos com base no repositório de estimativas e no conjunto de ativos de processo organizacional.
E
Validação é o processo do MPS.BR, cujo propósito é confirmar que cada serviço ou produto de trabalho, do processo ou do projeto, atende apropriadamente os requisitos especificados.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
O CMMI (capability maturity model integration) é um modelo integrado de aprimoramento de processos, utilizado como guia para a melhoria de processos nas organizações. Acerca das características do CMMI, assinale a opção correta.
A
O planejamento do projeto é a área de processo do CMMI DEV, que objetiva proporcionar um entendimento do progresso do projeto, de forma que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho deste desviar significativamente do plano. Monitoramento e controle é a área de processo que tem o propósito de estabelecer e manter planos que definam as atividades de projeto.
B
No CMMI, a representação contínua permite selecionar a sequência de melhorias que convêm à organização, dividindo as áreas de processo em seis níveis de maturidade: incompleto, realizado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. A representação por estágios aponta um caminho predefinido de áreas de processos e define cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
C
Denomina-se medição e análise a área de processo que tem como objetivo desenvolver e sustentar a capacidade de medições, utilizada para dar suporte às necessidades de gerenciamento de informações. Essa área tem o principal propósito de gerenciar a medição do tamanho do produto de software, considerando métricas como APF e UCP (use case point).
D
Solução técnica é a área de processo que tem o propósito de planejar, implementar e implantar melhorias no processo organizacional, com base na compreensão dos pontos fortes e fracos atuais relativos aos processos, assim como dos ativos de processo da organização.
E
Avaliar objetivamente processos, produtos de trabalho e serviços, fornecer um entendimento objetivo, comunicar e garantir a solução de não conformidades e estabelecer registro são algumas práticas específicas do processo de validação do CMMI DEV.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Para a avaliação do desempenho financeiro da governança de TI, um indicador que fornece dados específicos para esse propósito é
A
o acordo de níveis de serviços. 
B
a porcentagem de gerentes em posição de liderança que podem descrever a governança. 
C
a cobrança reversa. 
D
o grau de autonomia das unidades de negócio. 
E
o retorno sobre ativos. 
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Uma abordagem válida para a avaliação da viabilidade dos investimentos em TI é o custo total de propriedade (TCO). Ao considerar a escolha desse método, é correto afirmar que o TCO
A
considera os benefícios tangíveis e os intangíveis. 
B
é, normalmente, mais baixo que o custo do hardware, considerando-se os computadores pessoais. 
C
utiliza, em sua metodologia, a ideia de fatores críticos para o sucesso. 
D
inclui, entre outros aspectos, o tempo de inatividade, a padronização e a segurança. 
E
deve ser máximo para se obter o maior benefício de um investimento em TI.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Assinale a opção correta com relação à elaboração do portfolio de TI de uma empresa.
A
Os projetos de TI são os componentes exclusivos do portfolio de TI da organização. 
B
Classifica-se como de alto risco aquilo que do portfolio estiver relacionado com os investimentos necessários para o negócio. 
C
Entre os objetivos do portfolio de TI inclui-se o de orientar as alterações que, no que diz respeito às prioridades da empresa, têm reflexo na TI. 
D
As manutenções emergenciais dos sistemas legados não fazem parte do portfolio de aplicações da empresa. 
E
Na perspectiva do negócio, um sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes não pode ser classificado como fábrica.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Considere que a economia nacional esteja em crescimento e que os indicadores sejam bastante positivos em relação aos números dos próximos dois anos. Considere, ainda, que, na análise do portfolio de investimentos em tecnologia da informação (TI) de uma empresa, o seu comitê gestor de TI esteja tomando decisões a respeito da abordagem dos investimentos de TI no próximo ano. Diante desse cenário, uma sugestão válida que pode subsidiar essas decisões é direcionar os investimentos na classe de ativos estratégicos, porque essa abordagem
A
vai priorizar o objetivo de processar transações e cortar custos. 
B
pode ajudar a empresa a conquistar uma vantagem competitiva. 
C
vai apoiar o objetivo de prover serviços compartilhados e integração. 
D
vai estar voltada para o objetivo primordial de prover informações. 
E
é apropriada, visto que não existem riscos adiante e o retorno previsto pode ser independente do cenário.
Página 1 de 4