Questões

Total de Questões Encontradas: 04

Durante um projeto da área de TI para uma entidade governamental foi necessário adquirir microcomputadores que não constavam do orçamento original e não tiveram indicação prévia dos recursos orçamentários que seriam aplicados. Considerando a Lei no 8.666/1993 e atualizações, essa compra pode ser caracterizada como 
A
irregular, pois todas as compras no setor público devem ter caracterização do objeto com indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. 
B
irregular, pois somente é possível realizar compras sem vínculo orçamentário em caso de serviços de TI e não para compra de bens. 
C
regular, pois os itens de informática são exceção à exigibilidade de orçamento, sendo possível a livre aquisição.
D
regular, pois os bens adquiridos constituirão patrimônio da entidade pública, caracterizando movimentação de capital empregado sem perda patrimonial, não sendo necessário orçamento.
E
regular, uma vez que é previsto realizar aquisições sem necessidade de orçamento aprovado, desde que justificado o esquecimento. 
No fornecimento de notebooks sem serviços agregados de configuração ou instalação para uma unidade de serviços públicos, adotou-se o tipo de licitação por melhor técnica, o qual é 
A
correto, pois o fornecimento de produtos de tecnologia exige avaliação, predominantemente, técnica. 
B
correto, pois se trata do fornecimento de bens de uso pessoal, que prevê obrigatoriedade desse tipo de licitação.
C
incorreto, pois as licitações de melhor técnica são aplicáveis somente para serviços de natureza, predominantemente, intelectual.
D
incorreto, pois licitações da área de TI devem aplicar sempre o tipo de licitação de melhores técnicas e preços.
E
incorreto, pois as licitações de melhor técnica não são aplicáveis para fornecimentos de produtos e serviços de informática. 
Em determinado Tribunal de Contas, todas as compras de serviços de engenharia para a instalação de redes de comunicação e infraestrutura para datacenter seguem a modalidade de licitação de tomada de preços, seja qual for o valor envolvido na transação. A utilização da modalidade de tomada de preços é 
A
correta, pois é a única modalidade de licitação permitida para qualquer situação de compra de serviço.
B
incorreta, pois essa modalidade de licitação para projetos de engenharia só pode ser aplicada para compras até R$ 5.000,00.
C
correta, pois é a única modalidade permitida em projeto de engenharia como o relatado no caso.
D
incorreta, pois a escolha dessa modalidade depende do valor envolvido na licitação e das características técnicas do fornecimento.
E
correta, pois não existe restrição dessa modalidade para projetos voltados para atender infraestrutura de tecnologia.
Na compra de equipamentos de informática para uso pelas Forças Armadas, que NÃO são materiais de uso pessoal e administrativo, os quais devem manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto e com comprovação de que a exiguidade dos prazos legais de licitação pode comprometer a normalidade e os propósitos das operações, segundo a Lei no 8.666/1993 e atualizações, a licitação é 
A
dispensável, consideradas as condições apresentadas.
B
indispensável, em razão de se tratar de aquisição militar. 
C
indispensável, em função de não se tratar de equipamento de uso pessoal. 
D
dispensável, somente se houver transferência de tecnologia do fornecedor. 
E
indispensável, em razão da exclusividade de fornecimento.
Página 1 de 1