Questões

Total de Questões Encontradas: 07

Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto abaixo. Em seguida, assinale a opção correta. 
Imagem da Questão
(  ) Mantém-se a coerência entre os argumentos, mas provoca-se erro gramatical, ao usar o termo “uma grande queda” (ℓ.1) no plural sem o artigo indefi nido: grandes quedas.

(  ) Provoca-se erro gramatical e, por consequência prejudica-se a coerência textual, ao inserir uma vírgula antes de “praticamente”(ℓ.3) e outra depois de “econômicos”(ℓ.4). 

(  ) Explicitam-se relações de sentido entre os termos, preservando a coerência e a correção gramatical do texto ao substituir “O efeito”(ℓ.5) por Um dos efeitos dessa redução. 

(  ) Alteram-se as relações de sentido no período sintático, mas preserva-se a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao retirar o pronome do termo “o que”(ℓ.6). 

(  ) Preservam-se as relações gramaticais, bem como a coerência textual, ao deslocar “na economia”(ℓ.7) para depois de “promovendo”(ℓ.8), desde que se coloque tal termo entre vírgulas. 

A sequência obtida é 
A
V, F, F, V, V 
B
V, F, V, V, F 
C
F, V, V, F, F 
D
F, V, F, F, V 
E
F, F, V, V, V 
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas na organização das ideias do texto.
Imagem da Questão
A
De maneira a explicitar as relações entre as ideias do primeiro período sintático, subentendem-se, depois de “patamares”(ℓ.3), os termos que tinha
B
Por retomar um termo já presente no texto, o nome “Brasil”(ℓ.5), o pronome “se”(ℓ.6) admite ser omitido, sem prejudicar a coerência da argumentação ou a correção gramatical do texto. 
C
Como a comparação com o jogo de futebol ressalta o “empate”(ℓ.7), para efeito de argumentação, é irrelevante se a expressão “muitos gols”(ℓ.7) for substituída por alguns gols ou por poucos gols
D
A relação de explicação que o período iniciado por “Começamos”(ℓ.7) estabelece com o período que o antecede permite substituir o ponto depois de “gols” (ℓ.7) pelo sinal de dois pontos, fazendo os devidos ajustes na letra inicial maiúscula desse verbo. 
E
A relação de sentidos entre a fala do coordenador da pesquisa e a última oração do texto permite iniciá-la pelo conectivo Por isso, fazendo ajustes na pontuação e nas letras maiúsculas, escrevendo-se: Por isso, o índice
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
Assinale a opção que constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o trecho a seguir.
Imagem da Questão
A
Por isso conseguimos até agora escapar de um surto de desemprego de grande proporção, o que permite que o consumo continue crescendo. 
B
Sendo assim, esse exemplo dos Estados Unidos mostra que, num período de crise, com crescimento do desemprego, têm registrado forte queda do consumo e aumento da inadimplência. 
C
Mas isso se traduz por uma ampliação involuntária da poupança com a forte redução do uso dos cartões de crédito. 
D
Além desse fator, a expansão dos financiamentos imobiliários nas instituições financeiras essencialmente públicas também contribui para o aumento do endividamento de longo prazo. 
E
Isso é consequência de  uma campanha em favor de uma poupança maior, que certamente tem por efeito uma redução dos custos e um crescimento dos investimentos.
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
O texto Raio X do mercado, de Luiz Alberto Marinho, publicado na RevistaGOL, novembro de 2009, p. 138, foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

(  ) Outra tendência fala de “identidade e auto-estima”. Isso signifi ca que essas pessoas estão mais conscientes da sua importância para a economia, mas não querem abrir mão de suas origens, história e características.

(  ) Portanto, para vender para pessoas de todas classes sociais, será preciso antes afastar ideias preconcebidas e entender melhor quem são, o que querem e como compram os brasileiros.

(  ) O instituto de pesquisa Data Popular, especializado na baixa renda, apresentou um conjunto de dez tendências que vão impactar os negócios na classe C.

(  ) Uma terceira tendência explica o papel da beleza como fator de inclusão: afi nal, estar bem-arrumado ajuda a diminuir as barreiras sociais.

(  ) Entre elas, está o “consumo de inclusão”, que mostra que o mercado emergente desenvolveu um jeito diferente e inclusivo de comprar.

A sequência correta é 
A
1, 2, 5, 4, 3 
B
3, 5, 1, 4, 2 
C
3, 1, 2, 5, 4 
D
4, 2, 1, 5, 3 
E
4, 5, 2, 3, 1 
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Assinale a opção em que os três termos remetem, por coesão textual, ao mesmo referente. 
A
“países emergentes”(ℓ.2)  – “os países”(ℓ.3)  – “se”(ℓ.6) 
B
“todos os casos”(ℓ.3) – “problemas de endividamento externo”(ℓ.5) – “seus”(ℓ.17) 
C
“Fundo Monetário internacional”(ℓ.4)  –  “seus”(ℓ.5)  –  “organização”(ℓ.8) 
D
“desemprego”(ℓ.10)  –  “o qual”(ℓ.10)  –  “se”(ℓ.11) 
E
“equilíbrio fiscal”(ℓ.16) – “políticas...de crédito”(ℓ.18 e19) – “que”(ℓ.19) 
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Assinale a relação lógico-semântica que se infere a partir da argumentação do texto. 
A
Para todos os países que se submetem aos rigorosos programas do FMI, é válido dizer que ele chega a uma trajetória de crescimento que o leva a superar a crises. 
B
Quanto maior a obediência aos rigorosos programas de ajuste fiscal impostos pelo FMI, maior a possibilidades de um país conhecer crises financeiras. 
C
Enquanto existirem crises nos países emergentes, os problemas de endividamento externo e a necessidade de ajustes fiscais continuarão a provocar crises financeiras. 
D
Sem a acomodação dos déficits fiscais não há aumento da capacidade de financiamento; sem esta não há crédito, estabilidade de preços ou crescimento. 
E
Se um país tem fortes fundamentos fiscais e monetários, então ele tem condições de adotar as políticas necessárias para reverter a trajetória da queda já em 2009. 
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: SUSEP Prova: Analista Técnico da Susep - Conhecimentos Básicos
De acordo com as ideias do texto, assinale a afirmativa correta.
Imagem da Questão
A
O Brasil não apresentou taxa de desemprego durante a crise econômica de 2008/2009.
B
O desemprego contribui para o círculo vicioso constituído pela queda do consumo, da produção e novamente pelo aumento do desemprego.
C
A indústria de transformação continua a demonstrar  sinais da recessão e não apresenta retomada de crescimento. 
D
Em janeiro de 2008 as taxas de emprego do Brasil foram as mais altas da história. 
E
A demissão de empregados com carteira assinada chegou quase a 200.000 vagas em janeiro de 2010.
Página 1 de 1