Questões

Total de Questões Encontradas: 08

Sobre os requisitos de software, é correto afirmar que:
A
quando os requisitos são documentados, não há problemas de ambigüidade.
B
a área de estudo de requisitos de software está relacionada apenas ao levantamento, análise e validação de requisitos.
C
a maioria das falhas relacionadas aos requisitos em projetos de software se devem às dificuldades em entender o que o usuário quer e a descrições incompletas e mudanças não controladas nos requisitos.
D
os requisitos definem, em princípio, o que o software deve fazer. Não é preciso que fique claro, em nenhum momento, como as operações serão realizadas.
E
durante o ciclo de vida de um software, os requisitos não devem sofrer influência de pessoas ou de grupos de pessoas para que não haja inconsistências no desenvolvimento.
O objetivo do teste de software é encontrar defeitos, revelando que o funcionamento do software em uma determinada situação não está de acordo com o esperado. Sob o ponto de vista do teste de software, é correto afirmar que:
A
com base no princípio de Pareto é possível afirmar que 90% dos componentes de software concentram 90% dos defeitos do software.
B
com o passar do tempo o número de defeitos no software tende a diminuir.
C
o fato de o software produzir saídas corretas implica, necessariamente, sua aprovação.
D
as ferramentas de depuração permitem testar programas em um ambiente separado do desenvolvimento. Isso é explicado porque os ambientes de desenvolvimento não são integrados às ferramentas de depuração.
E
o teste de integração consiste em realizar seqüências de envios de mensagens. Essas seqüências devem ser escolhidas de maneira a explorar o maior número possível de estados que um objeto possa assumir e as transições entre eles.
A norma ISO/IEC 12207:
A
define objetivos, níveis de maturidade organizacional ou de capacidade de processo.
B
tem como um de seus propósitos definir um linguajar comum em meio ao grande número de métodos, técnicas, modelos e normas que tratam da qualidade.
C
cobre apenas a fase de análise de requisitos do ciclo de vida do software.
D
tem como processos organizacionais: Aquisição,Fornecimento, Desenvolvimento, Operação e Manutenção.
E
tem a validação como um processo primário, uma atividade que determina conformidade a requisitos, planos e contratos.
Do ponto de vista dos pacotes, no diagrama de classes da UML, o modificador que indica que um atributo ou método é acessível apenas às classes do mesmo pacote é o modificador:
A
- (private)
B
+ (public)
C
$ (default)
D
# (protected)
E
& (accessible)
Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:
A
a interface deve usar termos e conceitos obtidos da experiência de pessoas que farão mais uso do sistema.
B
a interface deve ser consistente de maneira que, sempre que possível, as operações comparáveis sejam ativadas da mesma maneira.
C
a interface deve incluir mecanismos que permitam aos usuários se recuperarem de erros.
D
os usuários não devem ser surpreendidos pelo comportamento de um sistema.
E
a interface deve atender completamente a todos os tipos de usuários, inclusive aqueles que não fazem parte do público-alvo para o qual a interface foi desenvolvida.
Analise os itens a seguir relacionados ao desenvolvimento orientado a objetos.

I. A análise orientada a objetos concentra-se no desenvolvimento de um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação. Os objetos nesse modelo refletem as entidades e as operações associadas ao problema a ser resolvido.

II. O projeto orientado a objetos concentra-se no desenvolvimento de um modelo orientado a objetos de um sistema de software para implementar os requisitos identificados. Os objetos em um projeto orientado a objetos estão relacionados à solução do problema.

III. A programação orientada a objetos concentra-se em realizar um projeto de software usando uma linguagem de programação orientada a objetos, tal como C. Uma linguagem de programação orientada a objetos fornece construções que definem objetos de classes em um sistema run-time para criar classes a partir desses objetos.

IV. O único método de projeto orientado a objetos que foi proposto foi o que utiliza as notações UML.

Está correto o que se afirma em:
A
I, II, III e IV.
B
I e II, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
I e IV, apenas.
E
III e IV, apenas.
Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Sobre o modelo de processo conhecido como modelo em cascata, é correto afirmar que:
A
considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, e assim por diante.
B
intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas. Este sistema é, então, refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que satisfaça às necessidades do cliente.
C
baseia-se na existência de um número significativo de componentes reutilizáveis. O processo de desenvolvimento do sistema enfoca a integração desses componentes, em vez de desenvolvê-los a partir do zero.
D
o Unified Process utiliza exclusivamente elementos do modelo em cascata.
E
os principais estágios do modelo em cascata são: definição de requisitos, definição dos componentes e suas funcionalidades, projeto do sistema, implementação e teste por unidade, teste por componente, integração e teste do sistema e operação e manutenção.
O diagrama de atividades da UMLtem um papel semelhante ao dos fluxogramas, mas a principal diferença é que os diagramas de atividades suportam comportamento paralelo. O nome dado à figura do diagrama de atividades que demonstra comportamento paralelo e que aceita um fluxo de entrada e vários fluxos concorrentes de saída é:
A
Junção.
B
Intercalação.
C
Ação.
D
Separação.
E
Decisão.
Página 1 de 1