Questões

Total de Questões Encontradas: 04

Analise os itens a seguir relacionados à linguagem SQL.

I. O operador EXISTS verifica se o resultado de uma consulta aninhada correlacionada é vazio ou não.

II. As opções para a especificação de junção de tabelas disponíveis em SQL incluem INNER JOIN, LEFT OUTER JOIN, CENTER OUTER JOIN, CENTER INNER JOIN, RIGHT OUTER JOIN e FULL OUTER JOIN.

III. O operador CONTAINS compara dois conjuntos de valores e devolve TRUE, se um conjunto contiver todos os valores do outro conjunto.

IV. A cláusula WHERE especifica as condições para a seleção de tuplas das relações, incluindo as condições para as junções, se necessário.

Está correto o que se afirma em:
A
I, II, III e IV.
B
l e II, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
I e IV, apenas.
E
III e IV, apenas.
Sobre a modelagem de dados utilizando o modelo Entidade-Relacionamento, é incorreto afirmar que:
A
sob certos aspectos os diagramas de classe da UML podem ser considerados uma notação alternativa aos diagramas Entidade-Relacionamento.
B
tipos entidade que não têm seus próprios atributos chave são chamados tipos entidade fraca.
C
a razão de cardinalidade para um relacionamento binário especifica o número de entidades que participa do relacionamento.
D
nos diagramas Entidade-Relacionamento, os tipos relacionamento são mostrados como caixas em forma de losango, que são conectadas por linhas retas às caixas retangulares, que representam as entidades participantes.
E
o grau de um tipo relacionamento é o número de entidades que participam desse relacionamento.
O modelo Entidade-relacionamento descreve os dados como entidades, relacionamentos e atributos. Sobre atributos, é correto afirmar que:
A
o atributo "endereço" em uma entidade "cliente" é um atributo simples que pode ser subdividido em "rua", "cidade", "estado" etc.
B
o atributo "cor" para uma entidade "carro" é sempre monovalorado.
C
para uma entidade "pessoa" em particular, o valor do atributo "idade" pode ser determinado pela data corrente e pelo atributo "dataNascimento" da pessoa. Nessa situação, o atributo "dataNascimento" é considerado um atributo derivado.
D
os atributos compostos são úteis para modelar as situações nas quais o usuário algumas vezes se refere ao atributo como um grupo e, em outras ocasiões, se refere especificamente a um de seus componentes.
E
todos os tipos de atributos podem conter valores null (nulos), inclusive os que são chave primária.
Em relação a bancos de dados, é correto afirmar que.
A
uma visão (view) pode ser um subconjunto de um banco de dados ou conter uma visão virtual dos dados, derivados dos arquivos do banco de dados, mas não,explicitamente, armazenados.
B
o catálogo do Sistema Gerenciador do Banco de Dados (SGBD) contém informações como a estrutura de cada arquivo, o tipo e o formato de cada item de dado, mas não restrições sobre os dados.
C
uma representação conceituai de dados inclui muitos detalhes sobre como o dado é armazenado ou como as operações são implementadas.
D
um Sistema Gerenciador do Banco de Dados (SGBD) monousuário deve incluir um software de controle de ocorrência para garantir que muitos usuários, ao tentarem atualizar o mesmo dado, o façam de modo controlado, para assegurar que os resultados das atualizações sejam corretos.
E
modelos de dados físicos ou de baixo nível possuem conceitos que descrevem os dados como os usuários os percebem.
Página 1 de 1