Questões

Total de Questões Encontradas: 07

Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva descrição.

Conceito
I – Agregação
II – Coesão
III – Encapsulamento
IV– Herança

Descrição
(P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um objeto admitem a finalidade única do objeto.
(Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes precisa desempenhar o papel de controlador do outro objeto.
(R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe especializada (subclasse) ter acesso às características de uma classe generalizada (superclasse).

A relação correta é:
A
I – P , II – Q , III – R
B
I – Q , II – R , III – P
C
I – Q , II – P , IV– R
D
II– R , III– P , IV– Q
E
II– R , III– Q , IV– P
Considere o DER abaixo.
Imagem da Questão
Quantas entidades fracas e quantas entidades fortes, respectivamente, estão presentes neste diagrama?
A
0 e 1
B
0 e 2
C
1 e 1
D
1 e 2
E
2 e 1
Para os diagramas utilizados na Análise Estruturada são feitas as afirmativas abaixo.

I – Se um DFD e um DTE estão em equilíbrio, cada fluxo de controle que sai na bolha de controle deve estar associado a uma condição apropriada no correspondente diagrama de transições de estado.
II – O interior de um processo de controle de um DFD pode ser modelado por um DTE o qual pode apresentar um ou mais níveis.
III – Os estados do DTE devem estar representados por relacionamentos no DER sendo esta uma condição necessária, porém não suficiente para o equilíbrio entre um DTE e um DER.
IV– Se houver um depósito no DFD que não apareça no DER, ou se houver um tipo de objeto ou um relacionamento no DER que não apareça no DFD, os diagramas não estão em equilíbrio.
V – Em um dicionário de dados a definição pedido = id + 1{item}5 + (vendedor), indica que o elemento pedido é formado pelo elemento id que é obrigatório, por um e no máximo cinco itens e pelo elemento vendedor que não é obrigatório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, III e V.
D
II, III e IV.
E
II, IV e V.
Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo.

I – A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos.
II – Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema.
III – A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.
Um analista está dimensionando três sistemas (RH, CONT e FINAN). A tabela abaixo apresenta as características de cada um.
Imagem da Questão
As células da planilha estão preenchidas com o total de parâmetros de medida identificados para cada sistema e organizados segundo sua respectiva complexidade (S = simples, M = médio e C = complexo). Sabendo-se que o valor total dos pontos de particularidade (nível de influência total gerado a partir das características gerais do sistema) para os sistemas RH, CONT e FINAN são, respectivamente, 54, 60 e 62, assinale a opção que apresenta os sistemas em ordem crescente de total de Pontos de Função ajustado.
A
RH, CONT e FINAN.
B
RH, FINAN e CONT.
C
CONT, RH e FINAN.
D
CONT, FINAN e RH.
E
FINAN, CONT e RH.
Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.

I – No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.
II – O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.
III – O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.
IV– Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.
V – Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, III e V.
D
II, III e IV.
E
II, IV e V.
Um analista está tomando como base a metodologia de Pontos de Função para avaliar a complexidade de duas funcionalidades. A primeira é uma Entrada Externa (EE) com 14 TDs e 1 ARs, e a segunda funcionalidade é uma Saída Externa (SE) com 8 TDs e 3 ARs. Considerando que TD = Tipo de Dado (campo único, não repetido e reconhecido pelo usuário) e AR = Arquivos Referenciados, em termos de complexidade, como podem ser classificadas, respectivamente, estas funcionalidades?
A
Simples e média.
B
Simples e complexa.
C
Média e simples.
D
Média e média.
E
Média e complexa.
Página 1 de 1