Questões

Total de Questões Encontradas: 25

Considere o cenário em que a empresa X tenha um ERP bastante difundido no mercado e em uso por vários clientes e, para prestar suporte a esses clientes, contratou a empresa Y. Dentre os termos do contrato há uma cláusula de que um cliente da empresa X deve ter o seu problema resolvido pela empresa Y, ou encaminhado para outra instância caso o problema não seja trivial, em até 2h. Caso esse tempo não seja atendido, considerando as boas práticas previstas pelo ITIL, é correto afirmar que a empresa Y falhou em atender 
A
à gerência de capacidade do serviço (service capacity management).
B
ao acordo de nível de serviço (service level agreement). 
C
ao objetivo de manutenção do serviço (service maintenance objective). 
D
ao plano de melhoria do serviço (service improvement plan). 
E
à análise de falha do serviço (service failure analysis). 
De acordo com o ITIL, os estágios do ciclo de vida do serviço são: estratégia, projeto, transição, operação e melhoria contínua. As atividades relacionadas a colocar o serviço, a partir das saídas do projeto, em um estado operacional de forma a melhor apoiar os requisitos de negócio são atividades referentes a 
A
transição de serviços. 
B
estratégia do serviço. 
C
projeto de serviços. 
D
operação de serviços. 
E
melhoria contínua de serviços. 
Ao analisar um dos processos relacionados a projetos de software da organização em que trabalha, você se depara com o fragmento de processo, modelado utilizando a notação BPMN, apresentado abaixo. 
Imagem da Questão
O diagrama não está completo ou usando todo o formalismo da notação. Contudo, é correto afirmar que
A
o pedido de preparação da declaração de escopo para um novo projeto é feito por e-mail.
B
apenas uma das atividades “Solicitar Relatório de Alocação de Pessoal” e “Solicitar Parecer do Setor Comercial" pode ser executada ao mesmo tempo.
C
ambas as atividades “Solicitar Relatório de Alocação de Pessoal" e “Solicitar Parecer do Setor Comercial" precisam ser executadas e terminadas para que a atividade “Analisar Pareceres" possa ser executada.
D
ambas as atividades “Solicitar Relatório de Alocação de Pessoal" e “Solicitar Parecer do Setor Comercial" precisam ser executadas, mas não precisam estar terminadas, para que a atividade “Analisar Pareceres" possa ser executada.
E
a preparação da declaração de escopo para um novo projeto é de responsabilidade da diretoria da empresa. 
A organização em que você trabalha deseja contratar uma fábrica de software e você é o responsável por elaborar um contrato de aquisição de software. Como você não tem experiência no assunto, decide recorrer ao livro texto do CMMI como fonte de informação. Além da área de processo Gerência de Acordo com Fornecedores (SAM – Supplier Agreement Management), a outra área de processo cujo conhecimento e boas práticas pode auxiliar nessa tarefa é
A
Treinamento Organizacional (OT - Organizational Training), pois apresenta boas práticas de contratação de pessoal que devem ser executadas pela organização fornecedora. 
B
Gerência de Riscos (RSKM - Risk Management), por conter boas práticas relacionadas à gerência de requisitos dos projetos de desenvolvimento do fornecedor. 
C
Monitoração e Controle do Projeto (PMC - Project Monitoring and Control), pois apresenta boas práticas relacionadas à monitoração de projetos e à tomada de ações corretivas, que podem ser aplicadas ao seu projeto de aquisição de software. 
D
Definição do Processo Organizacional (OPD - Organizational Process Definition), por conter boas práticas relacionadas à definição de processos que podem ser utilizadas pela organização fornecedora ao apresentar uma proposta de fornecimento de software. 
E
Validação (VAL - Validação), por apresentar critérios úteis para avaliar o contrato antes de ele ser apresentado ao fornecedor e assinado. 
Considere, no contexto de um processo de desenvolvimento de software, o conjunto de atividades relacionadas a (1) garantir que determinados produtos de trabalho atendam os requisitos especificados e (2) demonstrar que um produto ou componente de produto é capaz de atender o uso pretendido quando colocado no ambiente em que deveria funcionar. Essas atividades, em relação ao CMMI, referem-se respectivamente às áreas de processo 
A
Verificação (VER - Verification) e Validação (VAL - Validation). 
B
Gerência de Requisitos (REQM - Requeriments Management) e Desenvolvimento de Requisitos (RD - Requirements Development). 
C
Planejamento do projeto (PP – Project Planning) e Medição e Análise (MA – Measurement and Analysis). 
D
Desenvolvimento de Requisitos (RD - Requirements Development) e Integração do Produto (PI - Product Integration). 
E
Verificação (VER - Verification) e Solução Técnica (TS - Technical Solution). 
Considere o cenário onde uma organização possui várias demandas para construção e manutenção de softwares e precisa contratar uma fábrica de software. Considerando um conjunto de fábricas de software concorrentes, a fábrica de software a seguir mais indicada de acordo com a forma como desenvolve software para atender a esse cenário é 
A
uma fábrica de software avaliada com sucesso no nível 2 de maturidade do CMMI há 5 anos. 
B
uma fábrica de software recentemente adquirida por uma multinacional que, em seu país de origem, foi avaliada com sucesso no nível 4 de maturidade do CMMI. 
C
uma fábrica de software que está iniciando a implantação do CMMI. 
D
uma fábrica de software que não possui nem segue um processo de software definido. 
E
uma fábrica de software recém avaliada no nível 2 de maturidade do CMMI. 
Considere a estrutura de níveis de maturidade e capacidade do modelo de maturidade CMMI versão 1.2. O nível 2 de maturidade é composto pelas áreas de processo: Planejamento do Projeto (PP - Project Planning), Monitoração e Controle do Projeto (PMC – Project Monitoring and Control), Gerência de Requisitos (REQM – Requirements Management), Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (PPQA – Process and Product Quality Assurance), Medição e Análise (MA – Measurement and Analysis), Gerência de Configuração (CM – Configuration Management), Gerência de Acordo com Fornecedores (SAM – Supplier Agreement Management).

Se uma organização teve seus processos avaliados como aderentes às áreas de processo de nível 2, exceto PPQA, para a qual falhou em apresentar evidências para as práticas genéricas referentes ao Objetivo Genérico 2 (GG2), é correto afirmar que essa organização 
A
está aderente ao nível 2 de maturidade do CMMI. 
B
está aderente ao nível 3 de maturidade do CMMI. 
C
está aderente ao nível 4 de maturidade do CMMI. 
D
tem as áreas de processo PP, PMC, REQM, MA, CM e SAM aderentes ao nível 2 de capacidade do CMMI e PPQA ao nível 1. 
E
tem as áreas de processo PP, PMC, REQM, PPQA, MA, CM e SAM aderentes ao nível 2 de capacidade do CMMI. 
O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido.

Dentre as ações que podem levar a uma organização a alcançar a definição de um plano estratégico de TI está 
A
a obtenção de parecer profissional para aspectos legais e contratuais. 
B
a realização de análises da causa-raiz do problema reportado. 
C
uma prática de software que está iniciando a implantação do CMMI. 
D
definição de uma estrutura de processos de TI. 
E
o estabelecimento de um esquema de priorização de objetivos de negócio, que quantifique os requisitos de negócio. 
Você quer ter maior responsabilidade dentro da sua equipe e pede ao seu chefe para ajudá-lo no gerenciamento do projeto. Ele pede que você produza dois documentos:

Documento X - deve identificar e documentar os papéis envolvidos no projeto, as responsabilidades, habilidades requeridas e ainda quem se reporta a quem.

Documento Y - deve descrever, entre outras coisas, a lista de pessoas responsáveis por autorizar a disponibilização das informações confidenciais associadas ao projeto e quem irá recebê-las.

Os documentos que contêm as informações acima são descritos no PMBOK como
A
X: plano de recursos humanos e Y: plano de gerenciamento das comunicações. 
B
X: plano de gerenciamento da qualidade e Y: plano de gerenciamento das comunicações. 
C
X: plano de gerenciamento das comunicações e Y: plano de gerenciamento da qualidade. 
D
X: plano de recursos humanos e Y: plano de gerenciamento da qualidade. 
E
X: plano de gerenciamento das comunicações e Y: plano de recursos humanos. 
Você foi convidado a participar de uma reunião da diretoria relacionada ao acompanhamento de projetos na organização em que trabalha. Um dos gerentes reportou que o projeto que gerenciava foi cancelado, pois ele acordou, em uma reunião, uma grande alteração de requisitos com o responsável pelo projeto por parte da empresa cliente, porém esta pessoa foi substituída quase ao final do projeto e o novo responsável exigiu a entrega do escopo original, já que não havia registros da discussão realizada anteriormente. Esse cenário denota uma falha do gerente em executar apropriadamente atividades relacionadas a 
A
gerência de escopo.
B
controle integrado de mudanças.
C
garantia da qualidade. 
D
planejamento de custo. 
E
gerência de comunicação. 
Página 1 de 3