Questões

Total de Questões Encontradas: 50

Segundo o Cobit 4.1, o processo focado em estabelecer um modelo de dados de negócio, que incorpore um esquema de classificação de dados para assegurar integridade e consistência de todos os dados, é o de
A
Definir arquitetura da informação. 
B
Garantir a segurança dos sistemas. 
C
Gerenciar configuração. 
D
Gerenciar os dados. 
E
Monitorar e avaliar controles internos.
A realização de cópia de segurança (backup) dos dados, de testes de restauração, de armazenamento dessas cópias em instalações remotas (offsite), com o objetivo de minimizar  a probabilidade e o impacto de uma interrupção de um serviço chave de TI nas funções e processos críticos de negócio, são partes fundamentais dos processos de Gerenciar 
A
o ambiente físico e Gerenciar as operações. 
B
nível de serviço e Gerenciar as operações. 
C
nível de serviço e Assegurar a continuidade dos serviços. 
D
os dados e Assegurar a continuidade dos serviços. 
E
os dados e Gerenciar o ambiente físico.
Em uma empresa eficiente e eficaz na condução de seus processos, o departamento X usa sistemas de apoio à decisão, banco de dados de clientes, automação de vendas, sistemas empresa-a-consumidor na web e, como instrumento de diferencial competitivo, o Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A utilização pelo departamento X desses recursos e sistemas de informação o caracteriza como um departamento de
A
Contabilidade 
B
Finanças 
C
Marketing 
D
Produção 
E
Recursos Humanos
A gestão de identidade no processo de garantir a segurança dos sistemas, segundo o Cobit 4.1, está voltada para 
A
assegurar que o controle de acesso de usuários a sistemas seja realizado como uma política corporativa geral, sem o envolvimento de proprietários de dados ou sistemas. 
B
assegurar a identificação de todos os usuários e suas atividades nos sistemas de modo exclusivo, definindo os seus direitos de acesso aos sistemas e dados, em conformidade com as necessidades dos negócios e com os requisitos da função. 
C
definir e comunicar claramente os riscos potenciais de segurança de cada papel de usuário para que possam ser criadas políticas corporativas adequadas de acesso à informação. 
D
definir as tecnologias que serão utilizadas para identificar usuários, em cada um dos sistemas e, separadamente, na infraestrutura, designando onde serão utilizados recursos, como senhas ou identificação biométrica. 
E
identificar os usuários dos sistemas e da infraestrutura das áreas de negócio e TI de modo individual, gerenciando separadamente os que dispõem de acesso privilegiado, como administradores, para garantia da segurança corporativa.
Estudiosos de Sistemas de Informação preconizam que muitas das soluções desenvolvidas para a área empresarial são combinações de questões pertinentes a três dimensões: tecnológica, organizacional e humana.

Nesse contexto, a capacidade do sistema projetado, a  estrutura hierárquica da empresa, a avaliação e o monitoramento do trabalho dos funcionários são questões, respectivamente, referentes às dimensões
A
tecnológica, organizacional e humana 
B
tecnológica, humana e organizacional 
C
organizacional, tecnológica e humana 
D
organizacional, humana e tecnológica
E
humana, organizacional e tecnológica
Os sistemas OLAP que armazenam todas as informações, incluindo as tabelas de fatos, como relações, são conhecidos como sistemas OLAP 
A
híbridos 
B
multidimensionais 
C
relacionais 
D
espaciais 
E
adimensionais
Algumas soluções de implementação de ferramentas OLAP adotam bancos de dados multidimensionais (MOLAP), outras adotam bancos de dados relacionais (ROLAP) e outras podem ser híbridas ou desenvolvidas para aplicações específicas.

Comparando as abordagens MOLAP e ROLAP, em relação às características de flexibilidade, escalabilidade e velocidade, é esperado que, para pequenos conjuntos de dados, a abordagem MOLAP tenha 
A
mais flexibilidade, maior escalabilidade e maior velocidade.
B
mais flexibilidade, maior escalabilidade e menor velocidade. 
C
menos flexibilidade, menor escalabilidade e maior velocidade. 
D
menos flexibilidade, maior escalabilidade e menor velocidade. 
E
menos flexibilidade, menor escalabilidade e menor velocidade.
O proprietário de uma pequena distribuidora de material de limpeza comprou um sistema para registrar os pedidos e os pagamentos de seus clientes. Diariamente, o software gera os boletos de cobrança e, mensalmente, um relatório de movimento de caixa.

Considerando o nível de complexidade e a forma de utilização, esse sistema deve ser classificado como um sistema 
A
especialista 
B
de informações executivas (SIE) 
C
de nível de conhecimento 
D
de nível estratégico 
E
de processamento de transações (SPT)
A tecnologia de datawarehousing tem se tornado uma importante ferramenta para implementação do conceito de inteligência empresarial (business inteligence), proporcionando uma integração dos dados empresariais para a realização de análises gerenciais e estratégicas.

Entre as suas características, inclui-se: 
A
extração de dados de fontes únicas, necessitando de um data mart para cada fonte. 
B
incapacidade de lidar com múltiplos níveis de tempo devido à sua não volatidade, requerendo um DW para cada granularidade dessa dimensão. 
C
orientação por assunto, permitindo o foco em processos de negócio específicos. 
D
volatilidade, necessitando de atualização a cada transação realizada no BD transacional. 
E
processo baseado em simples consultas a tabelas específicas, gerando uma correspondência 1-1 entre as tabelas do DW e do sistema transacional.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Uma consulta forma um cubo de dados que consiste nos dados de vendas anuais de duas famílias de produtos de uma região. Com base nesse cubo de dados, se pretende obter outro que tenha os dados de vendas mensais de apenas uma das famílias de produto por estado da região original.

As operações necessárias são: 
A
“Slice and dice”, “roll up” e “drill down” 
B
“Slice and dice”, “time down” e “drill down” 
C
“Slice and dice” e dois “drill down” 
D
“Drill across” e dois “drill down” 
E
“Drill across”, “time down” e “drill down”
Página 1 de 5