Questões

Total de Questões Encontradas: 07

A taxonomia de Flynn utiliza duas dimensões independentes: instruções e dados. Essa taxonomia, registra, na arquitetura SIMD, que 
A
uma única instrução é executada ao mesmo tempo sobre múltiplos dados.
B
um único fluxo de instruções atua sobre um único fluxo de dados.
C
cada unidade de processamento pode executar instruções diferentes e operar sobre fluxos de dados diferentes a cada momento.
D
múltiplos fluxos de instruções atuam sobre um único fluxo de dados. 
E
múltiplas unidades de processamento executam múltiplas instruções simultaneamente e operam diversos fluxos de dados sobre cada uma dessas unidades.
Uma aplicação que apoia a operação de uma grande empresa faz muitos acessos à memória. Para saber se a política de atualização do cache do servidor dessa aplicação está adequada, verificou-se que a taxa de acertos (hit rate) do cache é de 97%.

Considerando que foram feitos 300.000 acessos no total, que o tempo por acerto (tempo por hit) é de 70ns e que o tempo por falha (tempo por miss) é de 3000ns para este mesmo cache, qual o tempo, em ns, de acesso efetivo?
A
42,86 
B
157,9 
C
2912,1 
D
3000 
E
3070
As arquiteturas de conjunto de instruções RISC e CISC valorizam parâmetros diferentes, presentes na equação clássica de cálculo de desempenho:

Tempo de CPU = segundos por programa  = M * T * I , onde:
M = média de ciclos por instrução
T = segundos por ciclo
I = instruções por programa

As arquiteturas RISC e CISC priorizam, respectivamente, a minimização dos seguintes fatores: 
A
 M e T 
B
M e I 
C
T e I 
D
I e M
E
I e T
Qual a sequência esperada de leitura de blocos de um disco, usando o algoritmo do elevador, quando, após serem lidos primeiro o bloco 8 e depois o bloco 10, se encontram na fila de espera os blocos 12, 3, 54, 25, 49, 6 e 15? 
A
6 ,   3 , 12 , 15 , 25 , 49  e  54 
B
12 ,   3 , 54 , 25 , 49 ,   6  e  15 
C
12 , 15 ,   6 ,   3 , 25 , 49  e  54 
D
12 , 15 , 25 , 49 , 54 ,  6  e  3 
E
54 , 49 , 25 , 15 , 12 ,  6  e  3
Duas das principais formas de indicar que blocos de disco pertencem a qual arquivo e em que ordem estão são o uso de FAT (File Allocation Table) ou de i-node.

Uma das diferenças entre eles é que a(o) 
A
FAT exige a alocação contígua de blocos, o i-node permite blocos espalhados pelo disco. 
B
espaço da FAT, quando acaba, deve ser estendido por encadeamento, enquanto o i-node contém todos os links para os blocos de todos os arquivos. 
C
espaço ocupado pela FAT cresce com o tamanho do disco, o espaço ocupado pelo i-node cresce com a quantidade de arquivos. 
D
i-node deve ficar sempre em memória, enquanto a FAT pode ser colocada em memória apenas quando o arquivo é aberto. 
E
i-node mantém uma lista encadeada de blocos, a FAT mantém um vetor de endereços de blocos.
Um programa de computador escrito em código fonte passa por uma sequência de 4 passos até que seja gerado o código da máquina alvo. Cada passo é realizado por um tipo de programa, listados a seguir em ordem alfabética: compilador, linkeditor, montador e pré-processador.

Nessa sequência de 4 passos, os compiladores normalmente ficam posicionados imediatamente após e antes de que outros tipos de programas, respectivamente? 
A
Linkeditor e Montador 
B
Montador e linkeditor 
C
Montador e pré-processador 
D
Pré-processador e linkeditor 
E
Pré-processador e montador
Um compilador é um programa que executa vários passos, dentre os quais, o de analisar uma sequência de entrada para determinar sua estrutura gramatical segundo uma determinada gramática formal.

O resultado típico dessa análise é uma estrutura conhecida como 
A
árvore AVL 
B
árvore sintática 
C
fluxo (stream) de tokens 
D
gramática dirigida a sintaxe 
E
gramática livre de contexto
Página 1 de 1