Questões

Total de Questões Encontradas: 09

Imagem da Questão
A criação da Estrutura Analítica de Projeto (EAP) consiste em subdividir as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A EAP consiste em uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho, sendo que cada nível descendente da EAP consiste em uma representação mais detalhada do trabalho a executar. Levando-se em consideração esses conceitos, analise a figura acima e considere as afirmativas abaixo.

I  –  O fato de as tarefas A, B e C apresentarem diferentes níveis de decomposição hierárquica invalida a EAP.

II  –  O fato de a tarefa A não ter filhos representa um erro, pois todas as tarefas devem ter pelo menos um nível de detalhamento, caso contrário o propósito da EAP não é cumprido.

III  –  O fato de duas tarefas terem nomes iguais (“Nome Genérico”) não colabora para a clareza e difi culta o entendimento, mas não representa um erro que invalide a EAP mostrada na figura.

É correto APENAS o que se afirma em 
A
I
B
II
C
III
D
I e III
E
II e III
O gerenciamento das aquisições de projeto consiste nos processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe de projeto, formando um importante item do gerenciamento do custo de um projeto. Como todo item de um projeto bem gerenciado, precisa ser planejado para identificar as necessidades que podem ou devem ser melhor atendidas com a aquisição externa dos itens mencionados.

Entre as entradas necessárias para o planejamento das aquisições do projeto NÃO se inclui(incluem) 
A
a declaração de escopo do projeto 
B
a relação dos riscos identificados 
C
a estrutura analítica do projeto 
D
o diagrama de rede do projeto 
E
os ativos de processos organizacionais
A preparação adequada da declaração de escopo com a participação de partes interessadas, tais como clientes e patrocinadores, é crítica para o sucesso de um projeto.

                                                                             PORQUE

A declaração de escopo fornece um entendimento comum do projeto, o que será realizado, e permite o início do processo de planejamento mais detalhado, além de servir como documento base para avaliação sobre a pertinência ao projeto de solicitações de mudança e/ou trabalho adicional.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que 
A
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
B
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
C
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
D
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E
as duas afirmações são falsas.
Imagem da Questão
O gráfico de Gantt é uma importante ferramenta que consiste em uma representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma, a partir do qual é possível inferir várias informações relevantes sobre as tarefas, tais como: dependências e pertinência ao caminho crítico.

Analisando-se o gráfico de Gantt dado na figura acima constata-se que 
A
o caminho A-B é crítico, pois B está designado para terminar junto com o projeto. 
B
o caminho A-E é crítico, pois possui folga total igual a zero. 
C
o caminho A-C-D é crítico, pois é o que contém mais atividades neste projeto.
D
a atividade A não pode estar no caminho crítico, pois o caminho A-B tem folga.
E
as atividades B, C e D têm que ser executadas simultaneamente, pois dependem da atividade A.
Uma instituição pública está desenvolvendo sua nova folha de pagamento. A migração do sistema legado é complexa e cheia de potenciais problemas, aparentemente, imprevisíveis. Na reunião de governança do projeto, que envolveu equipe técnica, gerencial, de negócio e fornecedores, estavam todos preocupados em garantir a entrega do sistema. Para tanto, foi discutida a importância de gerenciar, de forma mais transparente, os riscos do projeto. Os gestores entenderam, então, que o modelo Cobit seria utilizado como referência metodológica para estratégia de TI. A respeito da utilização das melhores práticas do Cobit neste caso, considere as afirmativas abaixo.

I - Como o sistema da nova folha de pagamento já está na fase de implantação, a governança necessária não precisará envolver a alta direção, somente a equipe de suporte, conforme os domínios Adquirir e Implementar (AI), e Entregar e Suportar (DS).

II - A instituição deverá criar um plano estratégico que defi na, em cooperação com as partes interessadas relevantes, como a TI contribuirá com os objetivos estratégicos da organização e quais os custos e riscos relacionados, conforme domínio Planejar e Organizar (PO).

III - A instituição deverá focar no processo “Avaliar e gerenciar riscos de TI”, que é um processo vinculado ao domínio Monitorar e Avaliar (ME), de forma que as Iniciativas de governança de TI incluam a adoção de metodologias de controles e boas práticas que ajudem a monitorar erros.

Está correto APENAS o que se afirma em 
A
I
B
II
C
III
D
I e II
E
I e III
O processo do COBIT 4.0 “Definir um plano estratégico de TI” é exigido para gerenciar e dirigir todos os recursos de TI, alinhados com as estratégias e prioridades de negócio. Dessa forma, busca-se o controle sobre tal processo que satisfaça os requisitos do negócio para a TI de 
A
sustentar ou estender a estratégia de negócio e os requisitos de governança e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefícios, custos e riscos. 
B
habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI. 
C
responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa e, ao mesmo tempo, ser ágil em atender aos requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as aplicações nos processos de negócio. 
D
dispor de sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estáveis, com boa relação custo-benefício, e, ao mesmo tempo, atendendo aos requisitos atuais e futuros do negócio. 
E
ser ágil em resposta à estratégia de negócio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de governança e fornecer pontos de contatos definidos e competentes.
O CMM (Modelo de Capacidade e Maturidade) estabelece práticas de Engenharia de Software. O CMM é composto por 18 Key Process Areas (KPA) distribuídas em diversos níveis de maturidades. As KPA “Gerência Integrada de Software” e “Gerência da Qualidade de Software” estão distribuídas, respectivamente, nos níveis
A
repetível e definido 
B
 repetível e gerenciado 
C
definido e gerenciado 
D
definido e otimizado 
E
gerenciado e otimizado
Cada nivel do modelo CMMI contém várias PA. Essas PA são organizadas em quatro categorias de processo, a saber: 
A
gerenciamento de processos; gerenciamento de engenharia; gerenciamento de produto; gerenciamento de qualidade 
B
gerenciamento de processos; gerenciamento de projetos; engenharia; suporte 
C
gerenciamento de processos; gerenciamento de projetos; engenharia; gerenciamento de qualidade 
D
gerenciamento de processos; gerenciamento de requisitos; engenharia; suporte 
E
gerenciamento de processos; gerenciamento de projetos; engenharia e gerenciamento de fornecedores
Uma empresa de desenvolvimento de software, após passar por uma avaliação segundo o modelo CMMI v1.3, foi certificada no nível 2 de maturidade, na representação em estágios. Ao explicar a um cliente as vantagens de estar classificada no nível 2, um vendedor afirmou que a empresa é capaz de

I - desenvolver e manter uma capacidade de medida usada para apoiar as necessidades de informação da gerência;
II - estabelecer e gerenciar um projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e defi nido, que é adaptado ao conjunto de processos padronizados da organização;
III - gerenciar requisitos do produto e dos componentes do produto e assegurar o alinhamento entre esses requisitos e os planos de projeto e produtos de trabalho.

Considerando-se o nível de maturidade atingido pela empresa, qual(is) dos itens acima o nível certificado comprova? 
A
B
II 
C
I e II 
D
I e III 
E
II e III
Página 1 de 1