Questões

Total de Questões Encontradas: 05

Uma das características do modelo estrela é a representação explícita das hierarquias de atributos, com economia de armazenamento de espaço.

                                                    PORQUE

O frequente uso do modelo multidimensional de dados estrela justifica-se pela sua simplicidade e pela preocupação com a normalização das suas dimensões.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que 
A
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
B
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
C
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
D
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
E
as duas afirmações são falsas.
Considere que um banco de dados relacional foi criado através da execução dos comandos em SQL a seguir.
Imagem da Questão
Agora considere que a consulta de seleção fornecida a seguir foi executada sobre o banco de dados com esquema e estado resultantes da sequência de comandos acima.

SELECT *
  FROM Empregado LEFT OUTER JOIN Departamento
                        ON Empregado.departamentoID = Departamento.departamentoID;


Qual a quantidade de registros retornados pela consulta acima? 
A
3
B
4
C
5
D
6
E
7
Um projetista de banco de dados novato na profissão foi incumbido de criar um banco de dados para armazenar dados sobre clientes de uma empresa (identificador e nome), vendedores (identificador e nome) dessa empresa que realizam as vendas e sobre a data das realizações das vendas. Esse projetista decidiu criar uma única tabela, cujo esquema é apresentado abaixo.

CREATE TABLE VENDAS(
           ID_CLIENTE INTEGER,
           NOME_CLIENTE VARCHAR(60),
           ID_VENDEDOR CHAR(2),
           NOME_ VENDEDOR VARCHAR(60),
           DATA_VENDA DATE
);


Após criar a tabela, o projetista incluiu alguns registros nela de tal forma que seu estado atual é o que segue.
Imagem da Questão
Ao analisar a solução proposta pelo novato, outro projetista mais experiente informou ao primeiro que, em virtude de a tabela não estar adequadamente normalizada, algumas operações em SQL realizadas sobre ela podem levar o banco de dados a um estado inconsistente ou à perda de informações.

Quais são essas operações dentre as listadas abaixo? 
A
UPDATE, DELETE ou INSERT. 
B
UPDATE ou DELETE, apenas. 
C
DELETE ou INSERT, apenas. 
D
DELETE ou SELECT, apenas. 
E
INSERT ou SELECT, apenas.
Considere o diagrama entidade-relacionamento a seguir, que expressa um modelo conceitual de dados. Nesse modelo, pode-se ler que projetos produzem peças, que pessoas trabalham em projetos e que pessoas coordenam outras pessoas. As participações e cardinalidades correspondentes a cada relacionamento estão indicadas no próprio diagrama.
Imagem da Questão
Suponha que, durante o mapeamento do modelo conceitual acima para o modelo relacional, o projetista de banco de dados responsável pela tarefa decidiu mapear cada entidade para uma relação distinta. Ele também decidiu criar o mínimo necessário de relações nesse mapeamento. Sendo assim, as quantidades de chaves primárias e de chaves estrangeiras criadas nesse mapeamento são, respectivamente, 
A
3 e 4 
B
5 e 5 
C
4 e 4 
D
3 e 5 
E
5 e 4
Os conceitos e aplicações de data warehouse e visões de bancos de dados relacionais de sistemas transacionais possuem pontos em comum, e, por conta deles, eventualmente são erroneamente considerados sinônimos. Uma das diferenças entre visões de bancos de dados relacionais e data warehouses reside no fato de que visões relacionais de bancos de dados transacionais
A
implementam como uma de suas componentes a dimensão tempo, que nem sempre está presente em data warehouses
B
permitem a combinação dinâmica de seus dados, em diferentes perspectivas, pela aplicação de operações pivoting e roll up
C
podem ser indexadas, ao contrário de data warehouses, que, por sua característica multidimensional, são armazenados em árvores AVL.
D
podem, diferentemente de data warehouses, ser implementadas com técnicas top down e bottom up
E
possuem estados com conteúdo dinâmico, já que elas dependem dos estados das relações que referenciam, diferentemente de data warehouses, de natureza não volátil.
Página 1 de 1