Questões

Total de Questões Encontradas: 103

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF 3ª REGIÃO (SP MS) Prova: Analista Judiciário - Informática
Para o CobiT, os controles gerais são controles inseridos nos processos de TI e serviços. Já os controles inseridos nos aplicativos de processos de negócios são comumente chamados de controles de aplicativos. Considere os seguintes itens:
  1. Gerenciamento de mudanças.
  2. Totalidade.
  3. Veracidade.
  4. Validade.
  5. Segurança.
  6. Operação de computadores.
São exemplos de controle gerais e exemplos de controles de aplicativos, respectivamente, 
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
Claudio, servidor público federal ocupante de cargo efetivo, foi colocado em disponibilidade em face da extinção do órgão no qual estava lotado. Posteriormente, o Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil determinou o imediato provimento, por Cláudio, de vaga aberta junto a outro órgão da Administração pública federal. De acordo com as disposições da Lei no 8.112/90, referida situação caracteriza
A
aproveitamento, cabível desde que se trate de cargo com vencimentos e atribuições compatíveis com o anteriormente ocupado pelo servidor. 
B
recondução, obrigatória apenas se o servidor estiver em disponibilidade há menos de 5 (cinco) anos. 
C
reintegração, somente obrigatória em se tratando de órgão sucessor do extinto nas respectivas atribuições. 
D
reversão, facultativa para o servidor, que poderá optar por permanecer em disponibilidade, recebendo 50% (cinquenta por cento) de seus vencimentos.  
E
redistribuição, obrigatória para o servidor, independentemente dos vencimentos do novo cargo. 
Determinado órgão da Administração pública federal pretende contratar, para evento cultural comemorativo aberto ao público, um profissional do setor artístico. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/93, referida contratação 
A
deve, necessariamente, ser precedida de procedimento licitatório.
B
prescinde de prévio procedimento licitatório, se o valor da contratação for de até R$80.000,00 (oitenta mil reais). 
C
pode ser feita com dispensa de licitação desde que se trate de profissional de notória especialização. 
D
deve ser precedida de procedimento licitatório, mediante carta convite a, pelo menos, cinco profissionais consagrados pela crítica especializada. 
E
prescinde de licitação, que se afigura inexigível desde que o artista seja consagrado pela crítica especializada ou opinião pública. 
Um tabuleiro de xadrez possui 64 casas. Se fosse possível colocar 1 grão de arroz na primeira casa, 4 grãos na segunda, 16 grãos na terceira, 64 grãos na quarta, 256 na quinta, e assim sucessivamente, o total de grãos de arroz que deveria ser colocado na 64ª casa desse tabuleiro seria igual a 
A
2^64
B
2^126
C
2^66
D
2^128
E
2^256
Um cofrinho possui apenas moedas de 25 centavos e moedas de 1 real, em um total de 50 moedas. Sabe-se que a diferença entre o total de moedas de 25 centavos e de 1 real do cofrinho, nessa ordem, é igual a 24 moedas. O total de moedas de maior valor monetário em relação ao total de moedas de menor valor monetário nesse cofrinho corresponde, em %, a, aproximadamente, 
A
35.   
B
42.   
C
28.   
D
32.   
E
44.
O dinheiro de Antônio é a quarta parte do de Bianca que, por sua vez, é 80% do dinheiro de Cláudia. Mexendo apenas no dinheiro de Antônio, um aumento de x% fará com que ele fique com o mesmo dinheiro que Cláudia tem. Nas condições dadas, x é igual a
A
500
B
800
C
900
D
400
E
300
Diante, apenas, das premissas “Nenhum piloto é médico”, “Nenhum poeta é médico” e “Todos os astronautas são pilotos”, então é correto afirmar que 
A
algum astronauta é médico. 
B
todo poeta é astronauta.  
C
nenhum astronauta é médico.  
D
algum poeta não é astronauta.   
E
algum poeta é astronauta e algum piloto não é médico. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A frase que admite transposição para a voz passiva está em: 
A
Isso é traquinagem da sua imaginação. 
B
... nem há pedras de sacristias por aqui.
C
Já vem você com suas visões!
D
... para sair daquele lugar imensamente e sem lado.
E
... para a gente bem entender a voz das águas e dos caracóis.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Em uma redação em prosa, para um segmento do poema, a pontuação se mantém correta em: 
A
A Mãe, que tinha ouvido a brincadeira, falou: “Já vem você com suas visões!” Porque formigas nem têm joelhos ajoelháveis, nem há pedras de sacristias por aqui: “Isso é traquinagem da sua imaginação”. 
B
A Mãe que tinha ouvido a brincadeira, falou: − Já vem você com suas visões! Porque formigas nem têm joelhos ajoelháveis, nem há pedras de sacristias por aqui: − Isso é traquinagem da sua imaginação.   
C
A Mãe, que tinha ouvido a brincadeira falou: “Já vem você com suas visões!, porque formigas, nem têm joelhos ajoelháveis, nem há pedras de sacristias por aqui. Isso é traquinagem da sua imaginação”.    
D
A Mãe que tinha ouvido a brincadeira, falou: “Já vem, você com suas visões!”; porque formigas nem têm joelhos ajoelháveis e nem há pedras de sacristias por aqui. Isso é traquinagem da sua imaginação.    
E
A Mãe que, tinha ouvido a brincadeira, falou: “Já vem você com suas visões!” Porque formigas, nem têm joelhos ajoelháveis, nem há pedras de sacristias por aqui. “Isso, é traquinagem da sua imaginação”. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considere as frases abaixo.

I. No verso O que a gente aprendia naquele lugar era só ignorâncias, o verbo destacado pode ser flexionado no plural, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

II. Em seguida ao termo voz, no verso e na sua voz uma candura de Fontes, pode-se acrescentar uma vírgula, sem prejuízo para a correção e o sentido original.

III. Sem que nenhuma outra alteração seja feita, no verso e nem há pedras de sacristias por aqui, o verbo pode ser substituído por existe, mantendo-se a correção e o sentido original.

Está correto o que se afirma APENAS em 
A
II e III.
B
I e III.
C
II.
D
III.
E
I e II.
Página 1 de 11