Questões

Total de Questões Encontradas: 120

Renato comprou um cartucho de tinta e dois pacotes de papel para sua impressora gastando, no total, R$ 69,00. Sabe-se que o cartucho de tinta custou 30% mais caro do que os dois pacotes de papel juntos. Se cada um dos pacotes de papel custou o mesmo preço, então, em R$, o preço do cartucho de tinta superou o de um único pacote de papel em
A
23,00.
B
24,00. 
C
21,00. 
D
28,00.
E
26,00. 
O cadastro dos pacientes que se consultaram em uma clínica odontológica, em janeiro, indica que apenas 2/5 eram homens. 
Desses pacientes homens, 2/7 fizeram tratamento que se estendeu até depois de janeiro, e os demais, que totalizaram 140 homens,  concluíram seu tratamento no próprio mês de janeiro.  De acordo com essas informações,  o total de homens e mulheres   que se consultaram nessa clínica em janeiro foi igual a
A
350.
B
420. 
C
520.
D
490. 
E
380. 
No tocante a eleição para os cargos de direção do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, considere:

 I. A eleição far-se-á mediante escrutínio secreto, em sessão ordinária do Tribunal Pleno, a ser realizada na primeira quintafeira do mês de outubro dos anos pares.  
 II. Poderão concorrer a cada cargo os cinco Desembargadores mais antigos e elegíveis.  
 III. As eleições obedecerão à seguinte ordem quando realizadas na mesma data: Corregedor Regional e Vice-Corregedor Regional; Presidente; Vice-Presidente Judicial; Vice-Presidente Administrativo.  
 IV. Na hipótese da vacância do cargo de Presidente do Tribunal, a eleição para o preenchimento da vaga correspondente farse-á em sessão plenária a ser realizada no prazo de sessenta dias, com posse imediata, concluindo o eleito o tempo de mandato do antecessor.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, está correto o que consta APENAS em
A
I e II.
B
III e IV.
C
I, II e III.
D
II, III e IV.
E
I, II e IV. 
De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, compete ao Órgão Especial, em matéria judiciária, processar e julgar originariamente
A
o mandado de segurança impetrado contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso.
B
as arguições de inconstitucionalidade de lei ou de ato do poder público, quando acolhidas pelas Câmaras.
C
as arguições de inconstitucionalidade de lei ou de ato do poder público, quando acolhidas pelas Seções Especializadas.
D
as ações rescisórias contra acórdãos do Tribunal Pleno.
E
os incidentes de uniformização da jurisprudência em dissídios individuais.
O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,
A
é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.
B
analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
C
é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
D
consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
E
corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem. 
Sobre as estruturas organizacionais, considere:

I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.
II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados.
III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração.

Está correto o que consta APENAS em
A
I.
B
II e III.
C
I e III.
D
I e II.
E
III.
No tocante ao Exercício considere:

I. O início e o reinício do Exercício serão registrados no assentamento individual do servidor, não sendo necessário, porém, o registro da suspensão e da interrupção.
II. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em Exercício, prazo este contado da data da posse.
III. A promoção interrompe o tempo de Exercício, recomeçando a contar no dia da efetiva publicação da respectiva promoção.

Está correto o que consta APENAS em
A
II e III.
B
I.
C
II.
D
I e III.
E
I e II. 
Marta, Clotilde e Cora são servidoras públicas efetivas do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Todas praticaram pela primeira vez condutas expressamente proibidas pela Lei no 8.112/1990: Marta ausentou-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; Clotilde opôs resistência injustificada ao andamento de processo; e Cora coagiu subordinado no sentido de filiar-se a partido político. Nestes casos, de acordo com a referida Lei, será aplicada para 
A
Clotilde e Cora a penalidade de advertência e para Marta a de suspensão de até sessenta dias.
B
Marta e Cora a penalidade de advertência e para Clotilde a de suspensão de até sessenta dias.
C
Marta e Clotilde a penalidade de advertência e para Cora a de suspensão de até trinta dias.
D
Marta, Clotilde e Cora a penalidade de advertência.
E
Marta, Clotilde e Cora a penalidade de suspensão. 
Dos funcionários do departamento administrativo de uma repartição pública, 5/8 trabalham diretamente com computadores. Se o total de funcionários desse departamento que não trabalham diretamente com computadores é igual a  120 pessoas, então esse departamento tem um total de funcionários igual a  
A
192.
B
285.
C
200.
D
195.
E
320.
O século 20 foi do ano 1901 até o ano 2000. Renato nasceu no mês de outubro de em um ano do século 20. Seu ano de nascimento é múltiplo de 23, com soma dos quatro algarismos igual a 20. De acordo com essas informações, no dia da aplicação desta prova Renato tem a idade, em anos completos, igual a 
A
60. 
B
81. 
C
59. 
D
37. 
E
82.
Página 1 de 12