Questões

Total de Questões Encontradas: 44

Após participar da criação do Planejamento Estratégico de TI (PETI), um Analista especializado em Tecnologia da Informação precisa fracionar as estratégias definidas em macroprojetos indicando os recursos e os métodos para execução desses projetos. Fará em um documento que considera as definições do PETI e seu olhar para as metas organizacionais e os transforma em programas e projetos que irão viabilizar os objetivos corporativos. Esse documento é conhecido como Plano
A
Diretor de Projetos e Serviços de TI.
B
de Gestão de Projetos e Governança Corporativa.
C
Diretor de Tecnologia da Informação. 
D
Tático Operacional. 
E
Público de Gestão e Implantação de Projetos de TI.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
Considerando o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação − PETI e o Planejamento Estratégico Empresarial − PEE, é correto afirmar que o 
A
PETI é um processo dinâmico e interativo que se constitui a partir da relação vertical, horizontal, transversal, dinâmica e sinergética das funções empresariais para estruturar as informações organizacionais e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as operações da organização, porém não inclui as pessoas envolvidas no processo que é uma prerrogativa da política de recursos humanos da organização.
B
alinhamento entre o PETI e o PEE tem por escopo a relação vertical das funções empresariais que promove o ajuste ou a adequação estratégica das tecnologias disponíveis de toda a organização, como uma ferramenta de gestão empresarial contemplada pelos conceitos de qualidade, produtividade, efetividade, modelagem corporativa, rentabilidade e inteligência empresarial.
C
PETI é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, a TI e seus recursos, os sistemas de informação estratégicos, gerenciais e operacionais, as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos da organização.
D
alinhamento entre o PETI e o PEE se constitui de um processo dinâmico e interativo para gerenciar as informações organizacionais, os sistemas de informação estratégicos, gerenciais e operacionais, as pessoas do primeiro escalão corporativo envolvidas, bem como a infraestrutura necessária tendo por escopo o atendimento de todas as operações estratégicas que envolvem os processos da organização. 
E
PEE contempla uma visão abrangente das prioridades e necessidades da organização e da situação atual do uso e do ambiente da TI, permitindo a definição dos caminhos a serem trilhados para o atendimento a estas necessidades. Seu objetivo é a sincronicidade entre as relações vertical e horizontal da organização. Após ser aprovado pelo Comitê de Agenda, passa a ser instrumento indispensável na definição dos recursos materiais de TI. 
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TCM-GO Prova: Auditor de Controle Externo - Informática
Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação − PETIs como o primeiro desdobramento dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem 
A
conter, pelo menos, um indicador de resultado para cada objetivo estratégico.
B
conter objetivo, metas e diretrizes de longo prazo associadas aos recursos de TI e recursos humanos disponíveis.
C
utilizar um framework de governança de TI reconhecido internacionalmente.
D
conter um resumo dos PETIs anteriores e das lições aprendidas.
E
utilizar um framework de gerenciamento de serviços de TI reconhecido internacionalmente. 
Considere as definições seguintes, cada qual em seu contexto específico, aplicáveis à gestão de negócios e de tecnologia da informação e comunicação.

I. É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira.

II. Seu objetivo é fornecer uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos.

III. Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.

As definições I, II e III correspondem, respectivamente, a
A
ITIL - COBIT - BPMN
B
COBIT - BSC - PDTIC
C
BSC - ITIL - BPMN
D
BPMN - PDTIC - BSC
E
BSC - PDTIC - COBIT
Texto Associado Texto Associado
A respeito dos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 81 a 84.
Entre as principais metodologias para planejamento de TI incluem-se o BSP (Business Systems Planning), o SSP (Strategic Systems Planning), a engenharia da informação, os fatores críticos de sucesso, o modelo eclético de Sullivan e os estágios de crescimento da organização.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A respeito dos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens de 81 a 84.
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente; já gestão estratégica é o processo contínuo e interativo que visa manter essa interação.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A estratégia de TI pode ser definida como um padrão no fluxo de ações e decisões da organização, desenvolvido pelos tomadores de decisão, cujo objetivo é identificar as oportunidades nas quais os sistemas de informação existentes podem apoiar os negócios da empresa, conduzindo às mudanças e à inovação organizacional.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: TRE-PA Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (Peti) é importante ferramenta de gestão utilizada por analistas e administradores de empresas, estando integrado ao planejamento estratégico empresarial. A respeito do Peti, assinale a alternativa correta.
A
O plano estratégico de TI inclui as normas e os procedimentos para utilização dos recursos de TI, como a política de segurança da informação.
B
O plano de continuidade do negócio faz parte do PETI, no que diz respeito à recuperação da informação em caso de sinistros.
C
Seu objetivo é traçar um plano de ação claro e resumido para utilização dos recursos de TI, de acordo com a missão da empresa.
D
Em caso de ocorrência de falhas nos sistemas de informação, o planejamento estratégico deve ser revisado e adequado à nova situação.
E
O objetivo do Peti é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente por meio de documentos operacionais. 
O alinhamento estratégico entre TI e negócio consiste em entender os anseios estratégicos empresariais e traduzi-los com o objetivo de direcionar toda a infraestrutura de TI para gerar valor ao negócio. Neste contexto, utilizar o Lean Thinking (pensamento enxuto) pode ajudar a transformar a TI em um centro de valor, exercendo de fato um papel estratégico em busca do sucesso empresarial. Os 5 princípios Lean (Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição) são apresentados abaixo. A associação INCORRETA entre o princípio Lean e sua definição aplicada à TI é apresentada em:
A
Valor: é um conceito básico, mas fundamental. Trata da mudança de percepção em que o usuário de TI torna-se um cliente dos serviços de TI. Cabe ao cliente definir o que é valor e à TI traduzi-lo de maneira a ser um norte em seus processos, serviços e ações estratégicas.
B
Fluxo de Valor: a TI deverá fazer uma reflexão sobre os seus processos internos, classificando-os em 3 tipos: os que de fato geram valor, aqueles que são necessários para o fluxo de processos e serviços, porém sem valor ao negócio e aqueles que são passíveis de eliminação (desperdícios). Por isso, a TI deverá captar a percepção de todos os stakeholders.
C
Fluxo Contínuo: deve-se direcionar o fluxo de processos de acordo com as demandas do cliente e a sua percepção de valor. O efeito imediato da criação de fluxos contínuos pode ser sentido na redução dos tempos de projetos, do tempo de atendimento a chamados e da ociosidade de recursos.
D
Produção Puxada: a TI passa de um estágio ativo para um estágio reativo, de forma que todas as ações de TI sejam pautadas, selecionadas e executadas de acordo com os critérios dos stakeholders e de acordo com a demanda estabelecida pelos técnicos de TI. 
E
Perfeição: é aplicação do Kaizen, palavra japonesa que significa melhoria contínua. É a aplicação cíclica do processo de PDCA visando sempre a otimização e melhoria dos processos. Trata-se de engajar os colaboradores em torno da mentalidade Lean e fazer com que se crie um ambiente de constante reflexão, melhoria de processos e reavaliação cíclica dos 5 princípios. 
O planejamento estratégico é um processo gerencial para desenvolver e manter uma adequação entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. A elaboração do Planejamento Estratégico de TI − PETI envolve algumas etapas, como:

1. Diagnóstico amplo da situação presente da empresa.
2. Estabelecimento da situação desejada para o período de planejamento.
3. Definição das políticas e diretrizes básicas.
4. Estabelecimento dos planos de ação (tácitos).  

Em cada etapa são desenvolvidas atividades como as listadas abaixo:

A. Explicitar políticas, diretrizes e restrições organizacionais em relação: ao processamento (centralizado, terceirizado etc.); à terceirização (forma, período, quantidade etc.); às restrições orçamentárias (limites estabelecidos, verbas etc.); às restrições organizacionais (autonomia financeira, administração de filiais etc.).

B. Estabelecer objetivos atuais; Determinar claramente situação atual da empresa; Elencar as dificuldades e potencialidades da empresa atualmente.

C. Estabelecer o conjunto de planos formado por: Plano de informação (Informações); Plano de Sistemas (Software); Plano de Tecnologia (Hardware); Plano de Organização e RH (Estrutura Organizacional); Plano de Capacitação (Pessoas); Plano de Revisão.

D. Definir o que fazer em relação, à missão, às estratégias, aos objetivos e às metas para o horizonte de planejamento e estabelecer de planos de ação; Elencar os objetivos para os próximos anos; Delinear um cenário para a empresa em todos os níveis (administrativo, gerencial, operacional etc.); Definir, para cada objetivo, metas de curto, médio e longo prazo; Dimensionar TI para o futuro.

A associação das etapas do PETI com as atividades está, correta e respectivamente, apresentada em 
A
1C − 2A − 3D − 4B
B
1D − 2B − 3C − 4A
C
1A − 2C − 3B − 4D
D
1B − 2D − 3A − 4C 
E
1A − 2C − 3B − 4D
Página 1 de 5