Questões

Total de Questões Encontradas: 18

Após participar da criação do Planejamento Estratégico de TI (PETI), um Analista especializado em Tecnologia da Informação precisa fracionar as estratégias definidas em macroprojetos indicando os recursos e os métodos para execução desses projetos. Fará em um documento que considera as definições do PETI e seu olhar para as metas organizacionais e os transforma em programas e projetos que irão viabilizar os objetivos corporativos. Esse documento é conhecido como Plano
A
Diretor de Projetos e Serviços de TI.
B
de Gestão de Projetos e Governança Corporativa.
C
Diretor de Tecnologia da Informação. 
D
Tático Operacional. 
E
Público de Gestão e Implantação de Projetos de TI.
Ano: 2016 Banca: ESAF Órgão: ANAC Prova: Analista Administrativo - Análise de Sistemas
Na versão 1.0 do Guia de Elaboração de PDTI do SISP, o processo Definir a Equipe de Elaboração do PDTI é executado na fase de
A
iniciação
B
planejamento
C
abertura
D
aprovação
E
preparação
Ano: 2016 Banca: ESAF Órgão: ANAC Prova: Analista Administrativo - Análise de Sistemas
Na versão 1.0 do Guia de Elaboração de PDTI do SISP, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação é considerado um documento de cunho 
A
tático
B
tático-operacional
C
estratégico
D
estratégico-tático
E
operacional
Na busca por uma Administração pública que prime pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional. Nesse contexto, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação − PDTI 
A
é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI que visa atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.
B
é um documento do órgão, devendo ser produzido pela área de TI, com auxílio da área de negócios, e ser assinado obrigatoriamente pelo presidente do órgão.
C
deve colher, das estratégias institucionais, as necessidades de informação e serviços gerais, propondo metas, ações e prazos, que possam satisfazer as demandas da área de TI, com o auxílio dos recursos humanos, materiais e financeiros. 
D
deve contemplar, pelo menos, as necessidades de informação alinhadas à estratégia de TI, plano de investimentos, contratações de serviços, quantitativo e capacitação de pessoal, gestão de documentos e gestão de ativos de informação.
E
deve prover uma orientação para a formação de Comitês de Contratação de Serviços de TI que envolvam as diversas áreas do órgão responsáveis por alinhar os investimentos em TI com os objetivos do órgão e apoiar a terceirização de projetos de TI. 
As etapas principais de um Plano Diretor de Informática (PDI) são as seguintes, não necessariamente na ordem que estão relacionadas.

I. Acompanhamento de Resultados.
II. Análise de Custo-Benefício das Soluções.
III. Levantamento das Necessidades.
IV. Priorização de Projetos.

Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de execução dessas atividades.
A
I, III, II e IV.
B
I, IV, III e II.
C
II, I, IV e III. 
D
III, II, IV e I.
E
IV, II, I e III.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Suporte e Infraestrutura
Dentre os principais objetivos do PDTI − Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CNMP estão:

I. Demonstrar o papel chave que a TI tem a desempenhar para o sucesso da instituição, por meio dos serviços prestados para o governo federal.

II. Estabelecer parâmetros que viabilizem as decisões relativas à gestão de serviços e recursos de TI da organização em alinhamento com as diretrizes do CNMP.

III. Dar visibilidade para a organização da lógica de atuação da área de TI e do seu valor agregado para a organização.

IV. Apontar as ações de Auditoria de TI para enfrentar os principais desafios da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
IV.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I, III e IV.
E
II e III.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
As fases que compõem o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da informação (PDTI) são: preparação, diagnóstico e planejamento. São processos que compõem a fase 1- Preparação: 
A
Definir metas e ações e definir a equipe de elaboração do PDTI. 
B
Priorizar as necessidades inventariadas e realizar análise SWOT da TI. 
C
Descrever a metodologia de elaboração do PDTI e analisar a organização da T1. 
D
Identificar estratégias da organização e definir a abrangência e o período do PDTI. 
E
Planejar a execução das ações e identificar e reunir os documentos de referência.
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: Analista - Analista de Sistemas
Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI é um dos processos que compõem a Fase 3 - Planejamento da elaboração do PDTI. Acerca das atividades do processo apresentado, assinale a alternativa correta. 
A
Identificar os pontos-chave que precisam, necessariamente, ser satisfeitos para que o PDTI tenha sucesso. 
B
Analisar os critérios de aceitação de riscos existentes na lista de princípios e diretrizes a luz do conhecimento das metas e ações planejadas. 
C
Revisar os planos específicos, para analisar a necessidade de inclusão ou alteração de ações, em função do planejamento de respostas aos riscos. 
D
Analisar e aprovar os planos de metas e ações, de gestão de pessoas, de investimentos e custeio, e proposta orçamentária de TI, elaborados pela EqPDTI. 
E
Compor a proposta orçamentária da TI, evidenciando se o orçamento disponível para o exercício suprirá os futuros gastos, ou se serão necessárias adequações e restrições.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
A ausência de um plano diretor para a área de TI de uma empresa acarreta
A
dimensionamento abalizado dos recursos humanos, especialmente das equipes de desenvolvimento de sistemas. 
B
facilidade no controle dos custos dos recursos e dos projetos em andamento, visto que os projetos futuros concernem ao PDTI. 
C
desenvolvimento de sistemas com problemas, aumento das solicitações de manutenção e atendimento incompleto em relação às necessidades do usuário final. 
D
planejamento inconsistente em relação ao orçamento da empresa e disponibilização dos recursos financeiros pela União. 
E
mudanças nas prioridades dos projetos da empresa, levando à reavaliação dos que estão em andamento.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é adotado com objetivo de
A
estabelecer, com base na estratégia da organização, correções de rumo na área de TI e planejamento de projetos de TI para as demais áreas de negócio da empresa. 
B
estabelecer metas para as demais áreas de negócio da empresa, tornando a TI uma aliada estratégica mediante o fornecimento de plataforma tecnológica condizente com as necessidades dos negócios da empresa. 
C
estabelecer o planejamento da integração da área de TI com as demais áreas da empresa a curto, médio e longo prazo, promovendo o alinhamento da TI com os interesses dos empregados. 
D
estabelecer, com base na estratégia da empresa, as diretrizes que nortearão as atividades relacionadas com a área de TI, delineando-se, entre outros elementos, a filosofia de trabalho, os objetivos e as metas a serem atingidos, os processos, a atualização dos recursos, as ações de comunicação e o cronograma físico-financeiro das atividades de TI previstas. 
E
estabelecer o planejamento de TI da empresa, independentemente das demais áreas de negócio, oferecendo como subproduto o desenvolvimento organizacional. 
Página 1 de 2