Questões

Total de Questões Encontradas: 15

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) foi desenvolvido com a colaboração de vários profissionais  afiliados ao PMI (Project Management Institute) e de origens diversas. Segundo o PMI (2008), o principal objetivo do  guia PMBOK é identificar o subconjunto do corpo de conhecimentos em gerenciamento de projetos amplamente  reconhecido  como  boa  prática.  O  modelo  está  estruturado  em  nove  áreas  do  conhecimento;  uma  delas  é  o  gerenciamento das comunicações do projeto. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos processos  da área citada.  
A
Criar a EAP.             
B
Mobilizar a equipe do projeto.       
C
Estimar os recursos das atividades.  
D
Realizar o controle integrado de mudanças.  
E
Gerenciar as expectativas das partes interessadas.  
O processo Relatório de desempenho é parte integrante da área de conhecimento denominada Gerenciamento
A
do escopo do projeto.
B
de tempo do projeto.
C
de custos do projeto.
D
da qualidade do projeto.
E
das comunicações do projeto. 
Associe as atividades e/ou processos com as áreas de gerenciamento do guia PMBoK:

a. Desenvolver o termo de abertura do projeto − desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

b. Identificar as partes interessadas − identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

c. Coletar os requisitos − definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.

d. Gerenciar a equipe do projeto − acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

e. Orientar e gerenciar a execução do projeto − realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto.

f. Criar a EAP − subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

g. Determinar o orçamento − agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base autorizada dos custos.

h. Reportar o desempenho − coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, incluindo relatórios de andamento, medições do progresso e previsões.

i. Monitorar e controlar o trabalho do projeto − acompanhamento, revisão e regulação do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.
Imagem da Questão
A
Letra A
B
Letra B
C
Letra C
D
Letra D
E
Letra E
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
A eficácia de um grupo depende, em certa medida, da natureza do projeto e da organização que realiza o trabalho. No entanto, apesar de questões de projeto e organizacionais, existem três fatores genéricos que afetam o trabalho de equipe, sendo elas: as pessoas presentes no grupo, a organização deste grupo e 
A
a diferença entre os requisitos funcionais e não funcionais.
B
a tecnologia utilizada na empresa.
C
a correta identificação dos riscos tecnológicos.
D
as comunicações técnicas e gerenciais. 
E
o desempenho das ferramentas CASE. 
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
É absolutamente essencial que os membros de um grupo da empresa se comuniquem de maneira eficaz com outros membros do grupo ou mesmo membros de outros projetos. Um fator positivo para a eficiência e eficácia dessas comunicações
A
é a utilização de um método unificado de comunicação.
B
é o tamanho do grupo, principalmente os que incluam gerentes e engenheiros experientes.
C
são os grupos estruturados formalmente e divididos em níveis hierárquicos.
D
são os grupos formados por pessoas de personalidades semelhantes. 
E
é a comunicação bidirecional entre membros do grupo.
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: PEFOCE Prova: Perito Criminal - Analista de Sistemas
Texto Associado Texto Associado
A respeito de gerenciamento de projetos (PMBOK 2008), julgue os próximos itens.
Uma das principais habilidades do gerente de projeto é saber resolver problemas, a comunicação é uma das menos importantes.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Cenário:

        A organização PRS necessita gerenciar seus projetos, sob a luz do PMBOK, de forma a atender as seguintes necessidades:

#a Agrupar projetos para serem gerenciados de forma coordenada para a obtenção de benefícios que não seriam disponíveis se os projetos fossem gerenciados separadamente.

#b Determinar a sequência de atividades do cronograma de um projeto, descrevendo seu caminho mais longo, através do projeto, obtendo assim a duração do projeto.

#c Identificar e desenvolver metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos, dentro da organização, além de realizar o gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos administrados em conjunto.

#d Há projetos a serem gerenciados em ambientes dentro da PRS muito indefinidos, incertos e em rápida transformação. 

#e É necessário customizar processos do PMBOK à realidade da PRS, sobretudo os utilizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

#f Analisar qualitativa e quantitativamente os riscos relacionados aos projetos. 

#g Emitir e desenvolver relatórios de desempenho dos projetos.

Julgue os próximos itens, acerca de gerenciamento de projetos, tendo como referência o cenário hipotético acima descrito e os conceitos referenciados no PMBOK.
Para atendimento ao mencionado em #g, o PMBOK descreve o processo Reportar o Desempenho na área de conhecimento gerenciamento das comunicações, responsável pela coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, inclusive relatórios de andamento, medições do progresso e previsões. 
C
Certo
E
Errado
Ano: 2012 Banca: CESGRANRIO Órgão: CMB Prova: Analista da CMB - Administrador de Dados
Segundo o PMBOK 4a Edição, o gerenciamento das comunicações do projeto 
A
define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos. 
B
descreve os processos relativos à garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja terminado com sucesso. 
C
descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. 
D
descreve os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfará os requisitos de qualidade especificados. 
E
identifica os processos relativos a geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.
Ano: 2010 Banca: CESGRANRIO Órgão: ELETROBRAS Prova: Analista de Sistemas - Funcional SAP-ERP
O gerente do projeto de instalação de um novo sistema de apoio à tomada de decisão procura por bons indícios em seu projeto, tais como
A
CPI < 1.
B
SPI < 1.
C
comunicação ineficaz entre gestor e sua equipe.
D
pouco alinhamento entre o projeto e as metas do negócio.
E
alto comprometimento dos membros do time.
O gerente de projetos deve preocupar-se com o controle da comunicação entre os envolvidos no projeto. Sobre o processo de gerência de comunicação do PMBOK, sabe-se que o(a) 
A
percentual de tempo do gerente de projetos dedicado à comunicação em um projeto é baixo, menos de 30%. 
B
processo de gerenciamento de comunicação é o único que não necessita de planejamento, dentre os comentados no PMBOK.
C
e-mail é considerado um método de escrita formal de comunicação em um projeto.
D
complexidade da comunicação cresce exponencial-mente, conforme mais pessoas são adicionadas à equipe.
E
técnica principal de gerência das partes interessadas em um projeto é a análise de variância das expectativas.
Página 1 de 2