Questões

Total de Questões Encontradas: 29

Ano: 2016 Banca: ESAF Órgão: ANAC Prova: Analista Administrativo - Análise de Sistemas
O Modelo de Tuckman, para o desenvolvimento de grupos de trabalho para atuar em Sistemas Colaborativos, tem os seguintes estágios sucessivos:
A
Formação, Confrontação, Normalização, Atuação e Dissolução
B
Planejamento, Confrontação, Especificação, Atuação e Realimentação
C
Formação, Negociação, Normalização, Ativação e Dissolução
D
Levantamento de Requisitos, Confrontação, Normalização, Atuação e Dissolução
E
Formação, Confrontação, Desenvolvimento, Atuação e Teste de Encerramento
Uma das atividades do gerenciamento de projetos de software de uma empresa compreende a gestão de pessoal, que envolve diversos interessados.

Sobre estes interessados, é correto afirmar que o grupo que
A
executa o planejamento, motiva e organiza os profissionais que produzem o software é composto pelos gerentes seniores da empresa.
B
define as especificações de requisitos do software sob produção é composto pelos membros da diretoria da empresa.
C
executa o planejamento, motiva e organiza os profissionais que produzem o software é composto pelos usuários final do sistema.
D
define os aspectos de negócio, que normalmente influenciam projetos de software,  é composto pelos gerentes seniores da empresa.
E
realiza a interação com o software após sua liberação para uso é composto pelos gerentes de projeto. 
Entre as técnicas de solução de conflitos propostas na quarta edição do PMBOK, a técnica adequada para proporcionar, em situações de conflito em uma equipe de projeto, certo grau de satisfação para toda a equipe consiste na técnica de 
A
imposição. 
B
retirada. 
C
confronto. 
D
acomodação. 
E
negociação.
Analise as afirmativas referentes às áreas de Gerenciamento da Qualidade e Gerenciamento de Recursos Humanos do guia PMBoK.

I. A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança. Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de liderança. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento do projeto podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos.

II. O custo da qualidade (CDQ) inclui todos os custos incorridos durante o desenvolvimento do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos e ao retrabalho. Os custos de falhas geralmente são categorizados como oportunidades (encontrados pelo projeto) e ameaças (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também são chamados de custos de recall.

III. As decisões do projeto podem impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Devido à natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora procura investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.

Está correto o que se afirma em
A
I e II, apenas. 
B
II e III, apenas. 
C
III, apenas.  
D
I, II e III.  
E
I e III, apenas.
Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico - Analista de Sistemas
Segundo o PMBOK, a Gerência dos Recursos Humanos do Projeto inclui os processos requeridos para possibilitar o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto. São os principais processos dessa gerência:
A
Teoria Organizacional, Plano do Projeto, Pessoal do Projeto.
B
Interfaces do Projeto, Práticas de Recrutamento, Treinamento. 
C
Planejamento Organizacional, Montagem da Equipe, Desenvolvimento da Equipe. 
D
Plano de Gerência de Pessoal, Descrição do Quadro de Pessoal, Necessidades de Pessoal.
E
Práticas de Recursos Humanos, Atividades de Formação de Equipe, Melhoria de Performance.
Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico - Administrador de Banco de Dados
Sobre a Gerência de Recursos Humanos do PMBOK, é correto afirmar que 
A
divide-se em três processos principais, Planejamento Organizacional, Montagem da Equipe e Desenvolvimento da Equipe.
B
uma de suas entradas é a atribuição de funções e responsabilidades que determina as funções do projeto (quem faz o que), e as responsabilidades (quem decide o que). 
C
uma de suas saídas é a descrição do quadro de pessoal que deve considerar as características do pessoal potencialmente disponível.
D
a contratação é classificada como uma entrada importante, por ser utilizada para obter os serviços de indivíduos específicos ou grupos de indivíduos para realizar as atividades do projeto.
E
as restrições são as necessidades de pessoal que definem quais os tipos de habilidades são requeridas, de quais tipos de indivíduos ou grupos e em que momento.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
A eficácia de um grupo depende, em certa medida, da natureza do projeto e da organização que realiza o trabalho. No entanto, apesar de questões de projeto e organizacionais, existem três fatores genéricos que afetam o trabalho de equipe, sendo elas: as pessoas presentes no grupo, a organização deste grupo e 
A
a diferença entre os requisitos funcionais e não funcionais.
B
a tecnologia utilizada na empresa.
C
a correta identificação dos riscos tecnológicos.
D
as comunicações técnicas e gerenciais. 
E
o desempenho das ferramentas CASE. 
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Sobre gerência de projetos, é INCORRETO afirmar que 
A
não existe necessariamente uma relação direta entre o valor cobrado por um sistema e o custo de seu desenvolvimento.
B
o tempo necessário para a finalização de um projeto é sempre proporcional ao número de pessoas alocadas a ele. 
C
entre os fatores que alteram a produtividade de um software estão o ambiente de trabalho e o processo de desenvolvimento. 
D
o preço de um software frequentemente é adequado para se fechar um contrato com o cliente e as funcionalidades oferecidas são, então, ajustados para se adaptar a esse preço. 
E
existem diversas técnicas de estimativa de custos de sistema e, ao se preparar a estimativa de custo, diversas técnicas devem ser utilizadas.
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TRE-RJ Prova: Técnico do Judiciário - Operação de Computador
Texto Associado Texto Associado
No que se refere a gerenciamento de recursos humanos de um projeto, julgue os próximos itens.
A etapa de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos para o projeto é uma etapa cumprida pelo processo de mobilizar a equipe do projeto, em que são negociadas e contratadas equipes que se mantenham trabalhando fisicamente em um mesmo ambiente. Não está contemplado nesse processo o uso de equipes virtuais, isto é, equipes que não se encontram presencialmente para a execução das atividades.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TRE-RJ Prova: Técnico do Judiciário - Operação de Computador
Texto Associado Texto Associado
No que se refere a gerenciamento de recursos humanos de um projeto, julgue os próximos itens.
O gerenciamento de conflitos aparece durante o processo de gerenciar a equipe do projeto. Para ajudar o gerente de projetos, existem pelo menos seis técnicas para administração de conflitos, uma delas chama-se acomodação. Nessa técnica, o gerente de projetos trata o conflito como um problema que será solucionado buscando alternativas, em que o diálogo é aberto e todos os membros da equipe de projeto opinam. 
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 3