Questões

Total de Questões Encontradas: 61

Segundo o CobiT 4.1, o gerenciamento do processo de “Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI (PO9)” que satisfaça ao requisito do negócio para a TI de “analisar e comunicar os riscos de TI e seus potenciais impactos nos processos e objetivos de negócio” é “Repetível, porém Intuitivo”, quando 
A
a avaliação e a gestão de risco são procedimentos padronizados e as exceções do processo de gestão de risco são relatadas à Diretoria de TI, já que a gestão de risco de TI é uma responsabilidade da Alta Direção. Nesse nível de maturidade, o risco é avaliado e mitigado no nível de projeto e também regularmente no nível de operação de TI.
B
o gerenciamento de risco atingiu um estágio de desenvolvimento em que há um processo organizacional estruturado em vigor e bem gerenciado, em que boas práticas são aplicadas em toda a organização. Nesse nível de maturidade, a captura, a análise e o relato de dados de gestão de risco estão altamente automatizados.
C
não acontece avaliação de risco para processos e decisões de negócio, pois a organização não considera os impactos no negócio associados a vulnerabilidades da segurança e incertezas de projetos de desenvolvimento. Nesse nível de maturidade gerenciar riscos não é considerado relevante para adquirir soluções ou entregar serviços de TI.
D
existe uma abordagem imatura e inicial de avaliação de risco utilizada a critério de alguns gerentes de projeto. Nesse nível de maturidade, a gestão de risco é superficial e geralmente aplicada somente a grandes projetos ou em resposta a problemas.
E
os riscos de TI são considerados de forma ad hoc e avaliações informais de risco de projeto são realizadas quando solicitadas em cada projeto. Nesse nível de maturidade avaliações de risco são às vezes identificadas em um plano de projeto, mas raramente atribuídas aos gerentes correspondentes. 
No COBIT 4.1, o processo Definir um Plano Estratégico de TI está inserido no domínio
A
Adquirir e Implementar.
B
Entregar e Suportar. 
C
Monitorar e Avaliar.
D
Projetar e Codificar. 
E
Planejar e Organizar.
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
No COBIT 4.1 (Control Objectives for Information and related Technologies), o processo Gerenciar a Qualidade (Manage Quality) está inserido no domínio 
A
Planejamento e Organização. 
B
Aquisição e Implementação. 
C
Monitoração e Avaliação. 
D
Desenvolvimento e Teste.
E
Entrega e Suporte.
Uma equipe de Segurança da Informação está realizando o processo avaliar e gerenciar os riscos, definido pelo COBIT 4.1, observando aquilo que pode comprometer a proteção dos ativos de TI. Esse processo está relacionado com o domínio da governança:
A
adquirir e implementar.
B
monitorar e avaliar.
C
entregar e suportar.
D
planejar e organizar.
E
alinhar e comprometer. 
Texto Associado Texto Associado
O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.
A medição do turnover do pessoal de TI bem como a percentagem de pessoas de TI certificadas conforme as necessidades do negócio constituem métricas que apoiam diretamente o alcance de objetivos de controle sobre processos de TI pertencentes ao domínio de aquisição e entrega.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
O COBIT apoia o alcance da governança de TI por meio de um framework que garante que a TI esteja alinhada ao negócio. Considerando o COBIT e a governança de TI, julgue os próximos itens.
Constituem métricas que apoiam diretamente o alcance do objetivo de controle sobre processos de TI: o percentual de papéis da organização de TI com posição e responsabilidades documentadas; e a quantidade de unidades organizacionais não apoiadas pela organização de TI, mas que deveriam sê-lo, conforme apresenta a estratégia organizacional. Tal objetivo de controle pertence ao domínio de planejamento e organização do COBIT.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Acerca dos dados mostrados na tabela acima, julgue itens subseqüentes.
Entre os objetivos de controle de alto nível do domínio PO do COBIT 4, o que mais contribui para o atendimento do elemento 1 da tabela é PO01 – Defina um Plano Estratégico de TI
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF 4ª REGIÃO (SUL) Prova: Analista Judiciário - Informática
No Cobit 4.1 o domínio
A
Adquirir e Implementar provê as soluções e as transfere para tornarem-se serviços. São alguns dos processos desse domínio: Habilitar Operação e Uso; Gerenciar Mudanças; Identificar Soluções Automatizadas.
B
Planejar e Organizar provê direção para entrega de soluções e entrega de serviços. São alguns dos processos desse domínio: Determinar as Diretrizes de Tecnologia; Identificar e Alocar Custos; Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos.
C
Monitorar e Avaliar provê direção para entrega de soluções e entrega de serviços. São alguns dos processos desse domínio: Prover Governança de TI; Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI; Identificar e Alocar Custos.
D
Adquirir e Implementar provê direção para entrega de soluções e entrega de serviços. São alguns dos processos desse domínio: Comunicar Metas e Diretrizes Gerenciais; Garantir a Segurança dos Sistemas; Gerenciar Serviços Terceirizados.
E
Gerenciar o Investimento de TI provê direção para monitorar todos os processos a fim de garantir que o custo definido seja cumprido. São alguns dos processos desse domínio: Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI; Gerenciar Projetos; Prover Governança de TI. 
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: MPE-ES Prova: Agente Especializado - Analista de Infraestrutura
No COBIT 4.1 (Control Objectives for Information and  related Technology), o processo PO5 – Gerenciar o Investimento em TI está inserido no domínio
A
Adquirir e Implementar. 
B
Entregar e Manter.
C
Monitorar e Avaliar.
D
Planejar e Organizar.
E
Testar e Corrigir.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Técnico do Judiciário - Tecnologia da Informação
O modelo CobiT 4.1 define 4 domínios inter-relacionados. Cada domínio ajuda a responder questões gerenciais e de gerenciamento. Analise as questões listadas abaixo.

a. As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?
b. Os custos de TI estão otimizados?
c. As estratégias de TI e de negócios estão alinhadas?
d. Existem controles adequados para garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações?
e. Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
f. Todos na organização entendem os objetivos de TI?  
g. Os riscos de TI são entendidos e estão sendo gerenciados?
h. Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios?
i. O gerenciamento assegura que os controles internos sejam efetivos e eficientes?
j. A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
k. Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
l. A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades de negócios?
m. A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?  
n. O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?

A associação correta das perguntas com os domínios do CobiT está expressa em: 
A
Planejar e Organizar: a, c, e, h
Adquirir e Implementar: b, d, f, i 
Entregar e Suportar: g, j 
Monitorar e Avaliar: k, l, m, n 
B
Planejar e Organizar: c, f, g, l 
Adquirir e Implementar: a, e, h 
Entregar e Suportar: b, k, j 
Monitorar e Avaliar: d, i, m, n 
C
Planejar e Organizar: d, h, l
Adquirir e Implementar: c, g, k, n
Entregar e Suportar: b, f, j, m
Monitorar e Avaliar: a, e, i 
D
Planejar e Organizar: f, g, h
Adquirir e Implementar: e, i, l, m
Entregar e Suportar: a, c, d, k
Monitorar e Avaliar: b, j, n 
E
Planejar e Organizar: a, f, g, h
Adquirir e Implementar: c, d, k
Entregar e Suportar: b, i, j, n
Monitorar e Avaliar: e, l, m 
Página 1 de 7