Questões

Total de Questões Encontradas: 04

O planejamento do emprego da tecnologia de informação (TI) deve estar alinhado aos objetivos do negócio e dar suporte às estratégias competitivas de uma empresa. Para apoiar esse planejamento, diversos modelos e metodologias podem ser utilizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A
O modelo de cadeia de valor se destina a identificar o elemento-chave da cadeia de suprimento, de modo a possibilitar o direcionamento dos investimentos de TI para esse elemento. 
B
A visualização com base em recursos do modelo da empresa orienta o gestor a localizar uma vantagem competitiva na homogeneidade do fornecimento de um recurso pelas empresas do mesmo setor. 
C
Visto que os fatores críticos de sucesso são comuns para organizações de um mesmo setor ou categoria de negócio, é necessária a coleta de informações específicas para medição de desempenho. 
D
Liderança em custo, diferenciação e nicho são estratégias empregadas para desenvolver uma vantagem competitiva e direcionar o planejamento de emprego da TI em uma empresa. 
E
De acordo com o modelo de forças competitivas, a Internet tende a diminuir o poder de barganha dos clientes, visto que ela possibilita uma redução dos custos de troca de fornecedor.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Técnico do Judiciário - Tecnologia da Informação
Uma maneira de analisar o potencial estratégico dos sistemas de informação é considerar sua influência em uma ou mais das cinco forças apresentadas no modelo das forças competitivas de Porter. A internet influencia a concorrência neste modelo de algumas maneiras:

 I. Ameaça de novos concorrentes: Para a maioria das empresas, a internet aumenta a ameaça de novos concorrentes, reduzindo as barreiras tradicionais de entrada, como a necessidade de uma força de vendas ou uma vitrine física.  
 II. Poder de barganha dos fornecedores: A Web aumenta significativamente o acesso de um comprador às informações sobre produtos e fornecedores, aumentando o poder de barganha do fornecedor.  
 III. Rivalidade entre concorrentes: A visibilidade das aplicações na Web e o uso de sistemas proprietários tornam mais difícil manter segredo, reduzindo as diferenças entre concorrentes.

Está correto o que se afirma em
A
I e III, apenas.
B
I, II e III.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, apenas.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e
A
grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado.
B
facilidade de criação de novos produtos e renovação da gama atual.
C
potencial de aquisição de produtos pelos clientes/consumidores. 
D
alta demanda de produtos e capacidade de entrega pelos fornecedores.
E
manutenção do grau de satisfação dos clientes/consumidores.
O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de uma organização. As cinco forças de Porter são:
A
Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
B
Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
C
Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
D
Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.
E
Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.
Página 1 de 1