Questões

Total de Questões Encontradas: 12

 “Técnica que tem como objetivo ocultar detalhes internos, que dizem respeito ao funcionamento dos métodos de uma determinada classe, em relação aos objetos”. No escopo da orientação a objetos, essa é a definição de: 
A
Herança.
B
Polimorfismo.
C
Sobrecarga.
D
Encapsulamento.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
A respeito da programação orientada a objetos, assinale a opção correta.
A
Em programação orientada a objetos, o conceito de objeto refere-se à forma de representação dos seres ou coisas do mundo real, ou seja, o objeto é uma representação concreta de cada indivíduo que compõe o mundo e pode ser representado por meio de linguagens de modelagem. 
B
Em orientação a objetos, encapsulamento é a capacidade de se obterem comportamentos diferentes para objetos diferentes que, ao receberem mensagens iguais, podem ter comportamentos distintos específicos. 
C
Polimorfismo ocorre quando o comportamento de uma mensagem é diferente ao ser destinada a objetos distintos, ou seja, podem ser usados tipos e quantidade de parâmetros diferentes para se implementar uma operação. 
D
Sobrecarga de método consiste na existência de um método que define o comportamento de um serviço em uma classe a que esse serviço pertence. 
E
Em orientação a objetos, o acoplamento dinâmico está relacionado à restrição de acesso a procedimentos em um mesmo objeto, de modo que uma estrutura e um comportamento sejam construídos em uma única entidade.
Assinale a opção correta.
A
As classes podem formar heranças segmentadas em classes adjacentes. 
B
Overflow é a redefinição do fluxo de uma classe, em uma de suas subclasses. 
C
Overriding é a redefinição de um método, definido em uma classe, em uma de suas subclasses.
D
Overriding é a redefinição de uma classe através de métodos  de objetos diferentes.
E
As classes não podem formar hierarquias de herança de superclasses e subclasses.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN Prova: Analista Legislativo - Analista de Sistemas
José foi incumbido de modelar as classes do sistema que a empresa estava desenvolvendo. Ele se deparou com as seguintes classes:

Classe 1, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Gregoriano.

Classe 2, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo, telefone e um método para calcular a idade no calendário Chinês.

Classe 3, que possui os atributos data de nascimentonomesexo e um método para calcular a idade no calendário Juliano.

Por ser conhecedor de técnicas de orientação a objetos, ele propôs que fosse criada uma classe com os atributos comuns e o método de cálculo da idade. Sugeriu que fossem criadas classes baseadas nessa primeira e que apenas alterassem o que não fosse comum, como a inclusão do atributo telefone e diferentes tipos de implementação para o método do cálculo da idade.

Deste modo ele utilizou, respectivamente, as técnicas de
A
herança e polimorfismo. 
B
abstração e agregação. 
C
encapsulamento e abstração. 
D
polimorfismo e encapsulamento. 
E
abstração e herança. 
Um dono de uma fábrica de brinquedos solicitou que seus engenheiros criassem um mesmo controle remoto para os brinquedos avião, carro e barco. A única restrição era que cada brinquedo atendesse aos comandos específicos definidos pelo controle. O controle remoto teria vários botões, sendo que todos eles seriam úteis para todos os brinquedos. Por exemplo, quando o usuário apertasse o botão mover, o controle enviaria o sinal MOVER para todos os brinquedos que estivessem em um raio de 2 metros. Desta forma, quando o brinquedo recebesse o sinal MOVER, ele se moveria de acordo com a sua função. Para o avião, mover significa VOAR, para o barco significa NAVEGAR e, para o automóvel, significa CORRER. Observe que os brinquedos respondem ao mesmo sinal de formas diferentes.

Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de 
A
Herança.
B
Polimorfismo.
C
Sobrecarga de métodos. 
D
Classe abstrata. 
E
Hierarquia de herança. 
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Na orientação a objetos 
A
a herança permite que os membros de uma classe, chamada de classe-pai, possam ser reaproveitados na definição de outra classe, chamada de classe-filha. Esta classe-filha tem acesso aos membros públicos e protegidos da classe-pai. O polimorfismo, associado à herança, permite que métodos abstratos definidos em uma classe abstrata sejam implementados nas classes-filhas, podendo estes métodos, nas classes-filhas, apresentar comportamentos distintos.
B
atributos e métodos podem ser reaproveitados através da herança, quando uma subclasse herda as características de uma superclasse. Uma subclasse pode ter acesso aos membros de uma superclasse, independente do modificador atribuído. O polimorfismo é um recurso que permite a uma subclasse reimplementar os métodos herdados de uma superclasse, sendo este método abstrato ou não.
C
a herança e o polimorfismo são complementares, ou seja, devem ser aplicados em conjunto. A herança existe a partir de classes abstratas que contêm atributos e métodos abstratos. O polimorfismo obriga que as classes-filhas implementem os métodos e atributos desta classe-pai. O acesso aos atributos da classe-pai independe do modificador utilizado. 
D
o conceito de herança estabelece que uma classe possa aproveitar a implementação, definições dos atributos e métodos de uma classe-base. A classe-filha pode ter acesso aos métodos e atributos públicos e protegidos da classe-base. O polimorfismo é aplicado ao caso em que existe a necessidade de implementar métodos sobrecarregados, nos quais a classe-filha necessita implementar dois métodos com o mesmo nome e parâmetros diferentes.
E
o polimorfismo é uma técnica que permite um objeto nascer a partir do uso de sobrecarga de construtores de uma classe, ou seja, o polimorfismo permite que um objeto possa ser instanciado de diferentes maneiras. A herança permite que uma classe sirva de base para que outras classes sejam implementadas. Entretanto, os membros com modificadores públicos da classe-base podem ser acessados pela classe-filha. 
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos e aplicações de paradigma de orientação a objetos.
O método a ser utilizado no binding dinâmico, em tempo de execução, é determinado pela classe do objeto. Esse processo denomina-se resolução de sobrecarga. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos e aplicações de paradigma de orientação a objetos.
O polimorfismo de sobrecarga é realizado por meio da aplicação de parâmetros diferentes em operadores distintos com o mesmo nome e semânticas distintas. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Considerando conceitos e aplicações do paradigma de orientação a objetos, julgue os próximos itens.
Cada classe pode ter implementações de operação — ou métodos — com denominações únicas. Classes diferentes podem ter métodos com denominações iguais, porém, uma classe não pode ter métodos com denominações iguais e parâmetros diferentes. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
No que se refere à programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
Em uma operação de sobrecarga, uma classe derivada pode redefinir operações de sua classe base. 
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 2