Questões

Total de Questões Encontradas: 08

É um método ágil que enfatiza o uso da orientação a objetos. Possui duas fases que são "Concepção e Planejamento" e "Construção". A fase de "Concepção e Planejamento" possui três processos: "Desenvolver Modelo Abrangente", "Construir Lista de Funcionalidade" e "Planejar por  Funcionalidade". Já a fase de "Construção" incorpora os processos "Detalhar por Funcionalidade" e "Construir por Funcionalidade". Trata-se do método
A
Crystal Clear − CC.
B
Adaptive Software Development − ASD.
C
Dynamic Systems Development Method − DSDM.
D
eXtreme Programming − XP.
E
Feature-Driven Development − FDD.
As metodologias ágeis representam um conjunto estruturado de práticas para o desenvolvimento de projetos de sistemas de software de forma iterativa e incremental. Em relação às metodologias ágeis, analise as afirmativas a seguir: 

I. No Scrum, se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e é percebido que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser registrado para ser ajustado na próxima iteração.

II. Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades (FDD) é uma metodologia ágil que se destaca pelo fato de entregar, mensalmente, blocos bem pequenos de funcionalidades valorizadas pelo cliente. No entanto, o monitoramento dentro do projeto não é detalhado.

III. O desenvolvimento orientado a testes é uma prática recomendada pela metodologia de desenvolvimento de software XP. Escrever os testes antes de construir o sistema torna mais fácil entender como o código deve ser programado. 

Está correto o que se afirma em:
A
somente I;
B
somente II;
C
somente III;
D
somente I e III;
E
I, II e III. 
Uma característica corretamente associada a uma das metodologias ágeis está expressa em:
A
No Scrum, uma Sprint pode ser cancelada somente após o término do seu time-box. Apenas o Scrum Master tem autoridade para cancelar a Sprint, embora ele  possa fazer isso sob influência das partes interessadas e do Time Scrum.
B
No Scrum, além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento é uma oportunidade de inspecionar e adaptar algo relativo ao projeto. Cada Sprint deve desenvolver um projeto com horizonte não superior a uma semana. 
C
Com o FDD pretende-se que as alterações sejam realizadas e documentadas nos modelos e não diretamente no código, buscando independência de plataforma e facilitando as tarefas decorrentes de manutenção.
D
São processos do MDD: desenvolvimento de modelo abrangente, construção de lista de funcionalidades, planejamento por funcionalidade, detalhe por funcionalidade, construção por funcionalidade. 
E
Na XP metáfora refere-se à descrição de um software sem a utilização de termos técnicos com o objetivo de guiar o desenvolvimento com a maior transparência possível para o cliente.
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-BA Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação V2
São considerados processos ágeis os processos de desenvolvimento de software que compartilham um conjunto comum de princípios, conforme definido pelo Manifesto Ágil. Analise as afirmativas a seguir acerca de alguns desses processos ágeis:

I. Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
II. FDD (Feature Driven Development) pressupõe a entrega de pequenas versões funcionais, isto é, blocos bem pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente, a cada duas semanas ou menos.
III. Extreme Programming (XP) enfatiza práticas de trabalho energizado, em que a equipe trabalha em ritmo acelerado para assegurar a liberação de versões funcionais dentro do quadro de tempo estabelecido.

Está correto o que se afirma em:
A
somente I; 
B
somente II;
C
somente III;
D
somente I e II;
E
I, II e III. 
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas
Um analista judiciário está participando de um debate sobre metodologias ágeis a serem utilizadas no Tribunal de Justiça do Amapá. Ele afirma corretamente que
A
o XP é uma metodologia adequada para equipes grandes que desenvolvem software baseado em requisitos precisos e que se modificam raramente. Entre suas características estão reuniões diárias e feedback constante. 
B
o FDD busca o desenvolvimento por funcionalidade. Pode atuar bem em conjunto com o Scrum, pois quando o Scrum atuar com foco no gerenciamento do projeto, o FDD pode atuar no processo de desenvolvimento.
C
a MDA é uma abordagem em que modelos abrangentes são criados depois que o código-fonte está escrito, de forma a validar os modelos ágeis que guiam os esforços de desenvolvimento.
D
um ponto em comum entre o XP e o FDD é que ambos defendem o desenvolvedor como único responsável pelo módulo que este desenvolve. Além disso, recomendam entregas e contatos mensais com o cliente.
E
no MDD a implementação do código é feita em dupla, de forma a procurarem identificar erros sintáticos e semânticos, pensando em como melhorar o código que está sendo implementado. 
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: AL-MT Prova: Analista de Sistemas - Programador
São exemplos de novas metodologias, citadas no Manifesto Ágil,  que mostram um crescente interesse em novas abordagens para  o desenvolvimento de software:

I.  "Extreme Programming" e "Dynamic Systems Development  Methodology";

II.  "SCRUM" e "Adaptive Software Development";

III.  "Feature‐Driven Development" e "Crystal Methodologies";
A
somente o item I. 
B
somente o item II.
C
somente o item III.
D
somente os itens I e II.
E
I, II e III.
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF 3ª REGIÃO (SP MS) Prova: Analista Judiciário - Informática
Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 − Concepção e Planejamento e 2 − Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade.

O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como 
A
XP.  
B
Scrum.  
C
Crystal Clear.  
D
ASD.  
E
FDD.
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).

Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:

I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.

A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
Página 1 de 1