Questões

Total de Questões Encontradas: 07

Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Especialista - Processos de Negócios
Texto Associado Texto Associado
A respeito da engenharia de software e da UML (unified modeling language), julgue os itens subsequentes.
No desenvolvimento de software de grande porte, não se usam, em conjunto, os seguintes modelos de processo de software genéricos: modelo em cascata, desenvolvimento evolucionário e engenharia de software embasada em computador. 
C
Certo
E
Errado
O desenvolvimento evolucionário baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo o resultado aos comentários do usuário e refinando-o em novas versões até que seja desenvolvido um sistema adequado. As atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas ao invés de separadas, com rápido feedback entre elas.

Sommerville define dois tipos fundamentais de desenvolvimento evolucionário. Considere:

I. Descrever todos os requisitos não funcionais antes de fazer o protótipo. Descrever os requisitos funcionais e técnicos. Implementar todos requisitos e desenvolver novo protótipo.

II. Trabalhar com o cliente para explorar os requisitos e entregar um sistema final. O desenvolvimento começa com as partes do sistema compreendidas. O sistema evolui por meio da adição de novas características propostas pelo cliente.

III. Incorporar e implementar todas as mudanças do software no primeiro estágio do desenvolvimento, definindo todos os requisitos técnicos. Formar um protótipo a partir daí. O sistema evolui por meio da adição de novas características propostas pelo cliente.

IV. Compreender os requisitos do cliente e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema. O protótipo se concentra na experimentação dos requisitos mal compreendidos do cliente.

De acordo com Sommerville
A
I é Prototipação throwaway; III é Prototipação incremental.
B
I é Prototipação incremental; IV é Desenvolvimento exploratório.
C
II é Desenvolvimento exploratório; IV é Prototipação throwaway.
D
III é Desenvolvimento exploratório; IV é Prototipação revisional.
E
II é Prototipação exploratória; III é Prototipação throwaway.
Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: PETROBRAS Prova: Técnico - Técnico de Informática
Um técnico de informática, com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de um software, escolheu o desenvolvimento evolucionário, uma abordagem da área de Engeharia de Software, que 
A
facilita a produção de sistemas bem estruturados, privilegiando um  processo de mudanças contínuas, cada vez mais fáceis e baratas.
B
se baseia na existência de um número significativo de componentes reusáveis, num processo de desenvolvimento que enfoca a integração desses componentes, em vez de desenvolvê-los a partir do zero.
C
considera como atividades fundamentais do processo a especificação, o desenvolvimento, a validação e a evolução, representado-as como fases de processo separadas, sendo que para uma fase ser iniciada, a outra deve estar completamente terminada.
D
é mutuamente exclusiva com o modelo em cascata e de Engenharia de Software baseada em componentes, sendo que os subsistemas contidos em um sistema maior precisam ser desenvolvidos, usando a mesma abordagem ou modelo.
E
intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, permitindo que um sistema inicial seja desenvolvido rapidamente, baseado em especificações abstratas.
Considere as seguintes afirmações feitas sobre um modelo de processo de software.

I. Combina a natureza iterativa de modelos incrementais com aspectos sistemáticos do modelo em cascata.

II. Pode ser aplicado em todo ciclo de vida de uma aplicação, inclusive, após a entrega do software.

III. É um modelo que reconhece explicitamente a necessidade de gerenciar riscos.

As três afirmativas se referem ao:
A
Modelo clássico
B
Protótipo evolucionário
C
Processo unificado
D
Modelo espiral
E
Modelo de métodos formais
Quando os requisitos estão bem definidos, são razoavelmente estáveis e bem compreendidos e quanto o trabalho flui de forma linear e rígida, sem retornos, esse modelo de processo sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, etc., culminando no suporte contínuo do software concluído. O modelo de processo descrito é conhecido como modelo:
A
Incremental.
B
Evolucionário.
C
Espiral.
D
Cascata.
E
Iterativo.
Um modelo de processo de software é utilizado para explicar uma abordagem para o desenvolvimento de software.

Assinale a alternativa abaixo que melhor identifica o modelo de processo de software no qual uma implementação inicial é exposta ao usuário para que possam ser realizados refinamentos posteriores que representam novas versões do sistema. As atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas.
A
Relational Unified Process (RUP)
B
Desenvolvimento Evolucionário 
C
Método Ágil de Desenvolvimento 
D
Modelo de Desenvolvimento em Cascata 
E
Modelo de Engenharia de Software Baseado em Componentes
Os modelos de processo são uma representação abstrata de um processo de software, que podem ser usados para explicar diferentes abordagens para o desenvolvimento de sistemas. Analise as seguintes abordagens:

Desenvolvimento I : intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é de- senvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas e depois é refinado com as entradas do cliente para produzir um produto que o satisfaça.
Modelo II : considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste etc.
III: baseia-se na existência de um número significativo de partes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema enfoca a integração destas partes, ao invés de desenvolvê-las a partir do zero.

Os modelos de processo genéricos descritos em I, II e III são, correta e respectivamente, associados a:
A
em Espiral - Baseado em Componentes - RAD
B
Evolucionário - em Cascata - Baseado em Componentes
C
Baseado em Componentes - Sequencial - Refactoring
D
Ágil - Sequencial - Unified Process
E
em Cascata - Ágil - Refactoring
Página 1 de 1