Questões

Total de Questões Encontradas: 06

Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
Considerando o Modelo de Requisitos MoReq − Jus, versão 1.2, do  Conselho Nacional de Justiça, são abordados diversos aspectos referentes à funcionalidade, visando a gestão de processos e documentos. Em particular, o subitem Trilha de Auditoria está inserido na funcionalidade
A
Armazenamento.
B
Tramitação.
C
Usabilidade. 
D
Segurança.
E
Preservação.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
O Modelo de Requisitos MoReq − Jus, versão 1.2, do  Conselho Nacional de Justiça, apresenta diversos requisitos para cada uma das funcionalidades nele descritas. Esses requisitos contêm um número de referência, o requisito propriamente dito e o nível de obrigatoriedade para sua aplicação. Esse nível de obrigatoriedade compreende dois patamares, que são: 
A
P (Permanente) e T (Temporário). 
B
P (Parcial) e C (Completo). 
C
O (Obrigatório) e D (Desejável).  
D
I (Inicial) e F (Final). 
E
S (Simples) e C (Composto). 
O sistema de gestão de documentos deve prever controles de acesso e procedimentos de segurança que garantam a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade dos documentos. Com relação aos procedimentos de segurança, do MoReq-Jus versão 1.0, pode-se afirmar que
A
o controle de acesso deve garantir a exibição dos documentos, criptografados ou não, e dos metadados a todos os usuários.
B
problemas de segurança são resolvidos apenas com tecnologia e devem estar previstos na Política de Segurança.
C
a trilha de auditoria deve registrar o movimento e a utilização dos documentos institucionais dentro de um GestãoDoc, informando quem operou, a data, a hora e as ações tomadas.
D
o monitoramento e mapeamento das permissões de acesso não são um processo contínuo nos sistemas de gestão de documentos, mas devem ser feitos pelo menos duas vezes ao ano. 
E
a área reservada à instalação do GestãoDoc deverá ser restrita e com controle de acesso lógico, com o objetivo de controlar o acesso às informações. 
Com relação ao armazenamento dos documentos institucionais não-digitais e digitais, segundo o MoReq-Jus versão 1.0, analise:

 I. As instalações de armazenamento (depósitos, arquivos, computadores) devem prever limitação de acesso aos documentos, como, por exemplo, controle das áreas de armazenamento e sistemas de detecção de entradas não-autorizadas.   
 II. Fatores como tipo de suporte, peso, grau de contaminação do documento e do ambiente, temperatura e umidade influenciarão na adequação das condições de armazenamento.  
 III. O uso mais ou menos frequente dos documentos deve ser considerado na seleção das opções de armazenamento.  
 IV. Além do custo dos dispositivos de armazenamento, deve ser considerado o dos equipamentos para sua manipulação e de software de controle.

Está correto o que se afirma em
A
I, II, III e IV.
B
II e III, apenas.
C
II, III e IV, apenas. 
D
I e IV, apenas.
E
I, II e III, apenas. 
A Resolução 91 do Conselho Nacional de Justiça, no parágrafo único do artigo 4o, define o que serão incluídos no programa de melhoria contínua. Sobre os itens mencionados nesse parágrafo, analise:

I. os metadados dos sistemas aplicativos das instituições do Poder Judiciário.
II. o sistema de acompanhamento e avaliação de conformidade dos novos sistemas e dos sistemas legados ao MoReq-JUS.
III. a permanente atualização do MoReq-JUS.
IV. as especificações para desenvolvimento ou aquisição de sistemas.

É correto afirmar que o programa de melhoria contínua incluirá o que consta em
A
II, III e IV, apenas.
B
I, II, III e IV. 
C
I e IV, apenas.
D
I, II e III, apenas.
E
II e III, apenas.
A Resolução 91 do Conselho Nacional de Justiça inclui, em seu artigo 2°:
A
Para fins dispostos no presente artigo, as especificações para desenvolvimento ou aquisição de sistemas, bem como o documento de visão respectivos, deverão fazer menção expressa ao grau de adesão ao MoReq-JUS.
B
Aprovar o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos do Poder Judiciário – MoReq-JUS.
C
Os sistemas legados que ora servem às atividades judiciárias e administrativas do Conselho e dos órgãos integrantes do Poder Judiciário deverão aderir ao MoReq-JUS.
D
Adesão aos requisitos de “organização dos documentos institucionais: plano de classificação e manutenção de documentos”, até dezembro de 2012.
E
Os novos sistemas a serem desenvolvidos ou adquiridos para as atividades judiciárias e administrativas do Conselho e dos órgãos integrantes do Poder Judiciário deverão aderir integralmente aos requisitos do MoReq-JUS. 
Página 1 de 1