Questões

Total de Questões Encontradas: 09

Texto Associado Texto Associado
Acerca dos estilos de arquitetura de software, julgue os itens que se seguem.
Em uma arquitetura baseada em componentes, o desenvolvimento desses componentes deve ter como um dos princípios a extensibilidade.
C
Certo
E
Errado
A arquitetura baseada em componentes se constitui em um paradigma de importância crescente na engenharia de software. Nesse tipo de arquitetura,
A
há um número máximo de componentes em cada sistema.
B
detalhes da implementação de cada componente são abertos, ou seja, conhecidos por todos os demais componentes do sistema.
C
componentes são independentes, no sentido de que não há interferência entre eles.
D
a substituição de um componente sempre obriga a realização de alterações de porte no sistema afetado.
E
na substituição de um componente por outro, sua interface sempre requer alterações.
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: CM-RECIFE Prova: Assistente Legislativo - Programador
Segundo o Desenvolvimento Baseado em Componentes, um componente deve ter como características básicas:
A
ser fortemente acoplado, estar disponível através de interfaces e ser facilmente substituível;
B
ser fracamente acoplado, autocontido e implementável por meio de descritores SOAP;
C
possuir descrição detalhada do funcionamento interno e baixo acoplamento além de ser substituível;
D
ser fracamente acoplado, autocontido e com interfaces descritas seguindo o padrão SOAP;
E
ser fracamente acoplado, reutilizável, autocontido e substituível.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Desenvolvimento de Sistemas
Em linhas de produtos,
A
um domínio de componentes é formado pelos conceitos usados apenas pelos especialistas da área. 
B
os componentes que formam um domínio de componentes são oportunisticamente reunidos, por meio de análises de variabilidade e dependências contextuais. 
C
a criação de componentes é organizada de forma reativa. 
D
a criação de componentes deve buscar o alcance do maior grau de variabilidade possível. 
E
um componente de software é uma unidade de composição com interfaces e dependências de contexto contratualmente estabelecidas.
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: AL-MT Prova: Analista de Sistemas - Programador
Com  relação  ao  contexto  do  desenvolvimento  baseado  em  componentes, analise as afirmativas a seguir.

  I.  Sempre que possível, a solução deve ser construída por meio  de  componentes  já  existentes,  sendo  eles  componentes  "comerciais de prateleira" (commercial off‐the‐shelf ‐ COTS)  ou  componentes  implementados  dentro  da  empresa   (in‐house).

 II.  A  equipe  de  desenvolvimento  deve  tentar  modificar  ou  remover  os  requisitos  de  sistema  que  não  puderem  ser  implementados como componentes COTS ou desenvolvidos  internamente.

III.  O desenvolvimento baseado em componentes é um tipo de  desenvolvimento de software fortemente baseado no reuso.

Assinale:
A
se somente as afirmativas I e a II estiverem corretas.
B
se somente as afirmativas I e a III estiverem corretas.
C
se somente as afirmativas II e a III estiverem corretas. 
D
se todas as afirmativas estiverem corretas.
E
se somente a afirmativa II estiver correta.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RO Prova: Analista Judiciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.
Na implementação de uma solução de software, o componente representa um trecho de um código de software, um arquivo contendo a ajuda desse software ou a agregação de outros componentes como, por exemplo, um aplicativo composto de vários executáveis. 
C
Certo
E
Errado
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RO Prova: Analista Judiciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.
No contexto de desenvolvimento de uma solução de software, as etapas do ciclo de vida de um componente podem ser descritas como: análise e design da solução, implementação do componente, realização de testes unitários e sua integração com os demais componentes em builds
C
Certo
E
Errado
No desenvolvimento de novas aplicações usando componente e serviços existentes, a Engenharia de Software Baseada em Componente (ESBC) precisa incluir atividades que encontrem e integrem componentes reutilizáveis. As diferenças essenciais entre a ESBC e os processos de software tradicionais para desenvolvimento de software são:

I. Após a arquitetura do sistema ser projetada, existe uma atividade adicional de refinamento da pesquisa e projeto de componente. Alguns componentes aparentemente usáveis podem vir a ser impróprios ou a não funcionar corretamente com outros componentes escolhidos. Isso implica que podem ser necessárias mudanças nos requisitos adicionais.
II. O desenvolvimento é um processo de composição em que os componentes descobertos são integrados. Trata-se de integrar os componentes com a infraestrutura de modelo de componente e, muitas vezes, desenvolver adaptadores que conciliem as interfaces dos componentes incompatíveis. Funcionalidade adicional pode ser necessária acima e por cima daquelas fornecidas pelos componentes reusáveis.
III. Requisitos são refinados e modificados no processo de acordo com os componentes disponíveis. Se os requisitos de usuário não podem ser satisfeitos por componentes disponíveis, devem-se discutir os requisitos relacionados que podem ser suportados. Os usuários podem estar dispostos a mudar de opinião se isso significar a entrega mais barata ou mais rápida do sistema.
IV. Os requisitos de usuário são desenvolvidos em detalhes e os stakeholders são incentivados a não serem flexíveis na definição de seus requisitos. Os requisitos mais específicos aumentam o número de componentes que poderiam atender a esses requisitos. Assim como no desenvolvimento incremental, é necessário um conjunto completo de requisitos para poder identificar o maior número possível de componentes para uso.

Está correto o que consta APENAS em  
A
III.
B
I e IV. 
C
II e IV. 
D
I, II e III. 
E
II.
A Engenharia de Software Baseada em Componentes consiste no processo de definir, implementar, integrar ou compor componentes pouco acoplados em sistemas. Os componentes são a unidade fundamental de composição, que possuem uma série de características como: 
A
Um componente usado em um processo precisa obedecer a um modelo de componentes padrão. Esse modelo precisa definir apenas as interfaces de componentes. 
B
Deve ser possível compor e implantá-los usando outros componentes específicos. Nestas situações, em que o componente precisa de serviços externos, estes devem ser explicitamente definidos em uma especificação de interface. 
C
Todas as interações externas devem ter lugar por meio de interfaces publicamente definidas. Além disso, o componente não deve proporcionar acesso externo a informações sobre si próprio, seus métodos e atributos. 
D
Um componente deve ser capaz de operar como uma entidade autônoma em uma plataforma de componentes que forneça uma implementação do modelo de componentes. 
E
Os componentes devem ser parcialmente documentados para que os potenciais usuários possam decidir se satisfazem suas necessidades. A sintaxe de todas as interfaces de componentes deve ser especificada e documentada, mas a semântica, não.  
Página 1 de 1