Questões

Total de Questões Encontradas: 31

A Express utiliza diversos ciclos de vida de desenvolvimento de software, conforme o acordo feito com cada cliente. Em se tratando dos ciclos de vida de desenvolvimento de software, a maioria dos processos considera, na etapa de especificação do software, as seguintes atividades a serem realizadas:

A − Especificação de Requisitos
B − Levantamento e Análise de Requisitos
C − Estudo de Viabilidade
D − Validação de Requisitos

A ordem indicada para a realização dessas atividades é
A
C – B – A – D. 
B
D – A – B – C. 
C
A – B – C – D. 
D
B – A – D – C. 
E
A – D – B – C. 
Texto Associado Texto Associado
Um processo de desenvolvimento de software consiste de um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. 
O modelo de ciclo de vida clássico da engenharia de software, também conhecido como modelo cascata, inicia-se com a etapa de análise de requisitos de software, na qual os requisitos iniciais do software são coletados pelo analista.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - ANALISTA DE SISTEMAS
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de software.
Na fase de engenharia de requisitos do software, do paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software chamado de modelo cascata, são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do desenvolvedor, sem a presença do solicitante.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Analista em Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, a respeito do ciclo de vida e das metodologias de desenvolvimento de software.
No ciclo de vida do software, o congelamento dos requisitos do software garante que este, quando em desenvolvimento, atenda à expectativa do usuário, desde que tudo que tenha sido requisitado seja implementado.
C
Certo
E
Errado
 

Analise o modelo em espiral do processo de software de Boehm representado abaixo:
Imagem da Questão
 

Os itens I, I I e I I I correspondem, respectivamente, a
A
Requisitos de SW - Projeto do produto - Projeto detalhado
B
Projeto de HW - Codificação de alto nível - Implementação
C
Requisitos funcionais e não funcionais - Protótipo final - Fluxograma de programa
D
Levantamento de dados - Fluxograma do sistema - Modelo funcional
E
Modelo Funcional - Modelo de dados - Codificação de alto nível
O desenvolvimento evolucionário baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo o resultado aos comentários do usuário e refinando-o em novas versões até que seja desenvolvido um sistema adequado. As atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas ao invés de separadas, com rápido feedback entre elas.

Sommerville define dois tipos fundamentais de desenvolvimento evolucionário. Considere:

I. Descrever todos os requisitos não funcionais antes de fazer o protótipo. Descrever os requisitos funcionais e técnicos. Implementar todos requisitos e desenvolver novo protótipo.

II. Trabalhar com o cliente para explorar os requisitos e entregar um sistema final. O desenvolvimento começa com as partes do sistema compreendidas. O sistema evolui por meio da adição de novas características propostas pelo cliente.

III. Incorporar e implementar todas as mudanças do software no primeiro estágio do desenvolvimento, definindo todos os requisitos técnicos. Formar um protótipo a partir daí. O sistema evolui por meio da adição de novas características propostas pelo cliente.

IV. Compreender os requisitos do cliente e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema. O protótipo se concentra na experimentação dos requisitos mal compreendidos do cliente.

De acordo com Sommerville
A
I é Prototipação throwaway; III é Prototipação incremental.
B
I é Prototipação incremental; IV é Desenvolvimento exploratório.
C
II é Desenvolvimento exploratório; IV é Prototipação throwaway.
D
III é Desenvolvimento exploratório; IV é Prototipação revisional.
E
II é Prototipação exploratória; III é Prototipação throwaway.
Flávio pretende desenvolver um software seguindo os estágios do modelo em cascata proposto por Sommerville, em razão de ponderações que faz em relação a outros modelos quanto à solução de um problema que se apresenta. Desta forma ele definiu em seu cronograma, na ordem apresentada pelo autor, as seguintes etapas do ciclo de vida de software:
A
Projeto de sistema e software; Definição de requisitos; Implementação e teste de unidade; Integração e teste de sistema; Operação e manutenção.
B
Projeto de sistema e software; Engenharia de software; Integração e teste de sistema; Análise de requisitos funcionais e técnicos; Operação e manutenção; Implementação e teste de unidade.
C
Projeto de sistema e software; Análise de requisitos; Engenharia de requisitos; Implantação; Testes de sistemas; Operação e manutenção.
D
Definição de requisitos; Engenharia de requisitos; Integração e teste de sistema; Projeto de sistema e software; Implementação e teste de unidade; Operação e manutenção; Integração e teste de sistema.
E
Definição de requisitos; Projeto de sistema e software; Implementação e teste de unidade; Integração e teste de sistema; Operação e manutenção.
A escolha de um modelo é fortemente dependente das características do projeto. Os principais modelos de ciclo de vida podem ser agrupados em três categorias principais:
A
sequenciais, cascata e evolutivos. 
B
sequenciais, incrementais e ágeis.
C
sequenciais, incrementais e evolutivos. 
D
sequenciais, ágeis e cascata. 
E
cascata, ágeis e evolutivos. 
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: TRE-PA Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Ciclo de vida de desenvolvimento de softwares é o processo de criação e manutenção de sistemas de informação descrito em modelos e metodologias utilizadas para desenvolver esses sistemas. Um exemplo de modelo de ciclo de vida é o Cascata. Assinale a alternativa que apresenta característica correta do modelo de ciclo de vida em Cascata.
A
Várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo.
B
É um modelo de desenvolvimento sequencial.
C
Os usuários conseguem ver gradualmente seu progresso.
D
É fácil voltar atrás e corrigir erros.
E
Não há fase de análise de requisitos.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN Prova: Analista Legislativo - Analista de Sistemas
O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software
A
análise de recursos e software
B
desenvolvimento incremental.
C
geração de relatórios de teste. 
D
pesquisa e testes. 
E
implementação e teste unitário. 
Página 1 de 4