Questões

Total de Questões Encontradas: 06

Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: DEFENSORIA PÚBLICA DO AMAZONAS Prova: Analista - Banco de Dados
No particionamento (ou fragmentação) de tabelas de um banco de dados relacional, no tipo de partição denominado horizontal  
A
não é possível recompor a tabela original não particionada, a partir das diversas partições. 
B
cada partição é composta por alguns atributos da tabela original não particionada. 
C
cada registro da tabela original deve pertencer a pelo menos duas partições. 
D
não é possível sua aplicação a tabelas não particionadas que contenham valores nulos. 
E
cada registro da tabela original não particionada deve pertencer a pelo menos uma partição. 
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: MPOG Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Com relação a processamento de consultas SQL, é correto afirmar que
A
a otimização baseada em custos fundamenta-se na dimensão do banco de dados, produzindo um plano de contingências.
B
a otimização baseada em custos utiliza parâmetros predefinidos para descobrir a estratégia de execução de melhor desempenho, produzindo um plano de atualizações.
C
os métodos básicos de acesso aos dados utilizados pelos sgbds são: acesso sequencial às tuplas, acesso sequencial às tuplas na ordem definida pelo usuário, acesso direto às tuplas segundo padrões de desempenho.
D
tabelas podem ser fragmentadas ou replicadas para maximizar a execução concorrente de transações.
E
os métodos básicos de fragmentação de um banco de dados são: acesso parametrizado às tuplas, acesso direto às tuplas na ordem definida pelos valores de índice, acesso direto às tuplas segundo valores unitários.
Texto Associado Texto Associado
Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados, julgue os itens seguintes.
Uma forma de se empregar o SQL para o gerenciamento de bancos de dados distribuídos é por meio de replicações transacionais, em que, na transactional publication, os dados são enviados apenas para os assinantes, e, na transactional publication with updatable subscriptions, as alterações são feitas tanto nas tabelas como nos assinantes.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Há diversas técnicas para o armazenamento de relações em um banco de dados distribuído, entre elas está a fragmentação. Considere o resultado da fragmentação da tabela processo em duas relações: 
Imagem da Questão
Considerando a fragmentação realizada, é correto afirmar:
A
A fragmentação realizada resultou em apenas 2 fragmentos vara1 e vara2 porque havia apenas 2 varas diferentes na relação original, portanto, esta é a única fragmentação possível. 
B
Na fragmentação realizada, os fragmentos são excludentes. Porém, mudando o predicado para a seleção usada na construção dos fragmentos, pode haver uma determinada tupla replicada em mais de uma relação. 
C
Cada tupla da relação original não precisa estar representada nos fragmentos resultantes, pois a tabela original continua armazenada no banco de dados.   
D
A relação original processo pode ser reconstruída usando o comando SQL UNIONTABLE, que uniria os fragmentos vara1 e vara2.  
E
A relação processo foi submetida a uma fragmentação vertical. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considere o projeto para a tabela processo em um ambiente de banco de dados distribuído: 
Imagem da Questão
Dado o novo projeto acima, é correto afirmar: 
A
O atributo especial id_tupla é um valor único e foi acrescentado para permitir a fragmentação horizontal da relação original. 
B
A relação processo foi submetida a uma fragmentação mista, que une a fragmentação horizontal e a vertical, a melhor técnica a ser aplicada neste exemplo.
C
O único modo de garantir que a relação original possa ser reconstruída é incluir os atributos da chave primária da relação processo em cada um dos fragmentos, portanto, este projeto é inválido. 
D
Embora o atributo id_tupla facilite a implementação da fragmentação, é um artifício interno e viola a independência de dados, uma das principais características do modelo relacional. 
E
O endereçamento físico ou lógico para uma tupla deve ser usado a partir de sua chave primária. Portanto, id_tupla deve ser a chave estrangeira na relação processo2. 
Texto Associado Texto Associado
Para responder às questões de nos 41 a 47, tenha como referência o diagrama de entidades e relacionamentos, apresentado abaixo, que representa parte do modelo de dados de uma instituição financeira.
Imagem Associada da Questão
Caso um SGBD distribuído fosse utilizado para implementar o modelo apresentado, e cada agência possuísse um nó da base de dados, contendo apenas os dados (clientes, contas, movimentos, etc...) referentes a essa agência, que tipo de fragmentação estaria sendo usada?
A
Horizontal
B
Compartilhada
C
Vertical
D
Fracamente acoplada
E
Altamente acoplada
Página 1 de 1