Questões

Total de Questões Encontradas: 48

Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: CM-RECIFE Prova: Assistente Legislativo - Programador
Considere o seguinte script SQL para a criação das tabelas T1T2:
Imagem da Questão
É correto concluir que as tabelas T1 e T2 têm entre si:
A
um relacionamento 1:n
B
um relacionamento n:1
C
um relacionamento n:m
D
um relacionamento 1:1
E
qualquer tipo de relacionamento, dependendo da instância de cada uma
Texto Associado Texto Associado
É importante especificar como as entidades dentro de um dado conjunto de entidades e os relacionamentos dentro de um conjunto de relacionamentos podem ser identificados. Conceitualmente, entidades e relacionamentos individuais são distintos, e, sob a ótica de banco de dados, a diferença entre eles deve ser estabelecida com base em seus atributos. Nesse sentido, tais distinções podem ser feitas por meio de chaves. Em relação ao conceito de chaves, julgue os itens a seguir.
Uma chave estrangeira é um atributo ou uma combinação de atributos em uma relação, cujos valores são necessários para equivaler somente à chave primária de outra relação.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
É importante especificar como as entidades dentro de um dado conjunto de entidades e os relacionamentos dentro de um conjunto de relacionamentos podem ser identificados. Conceitualmente, entidades e relacionamentos individuais são distintos, e, sob a ótica de banco de dados, a diferença entre eles deve ser estabelecida com base em seus atributos. Nesse sentido, tais distinções podem ser feitas por meio de chaves. Em relação ao conceito de chaves, julgue os itens a seguir.
A chave candidata, conjunto de um ou mais atributos tomados coletivamente, permite identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades.
C
Certo
E
Errado
Em Abordagem Relacional
A
uma chave relacionada é uma coluna cujos valores distinguem atributos de relacionamentos. 
B
a chave estrangeira é o mecanismo que permite a implementação de relacionamentos em um banco de dados relacional. 
C
a chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores não aparecem na chave primária de uma tabela. 
D
uma chave primária é uma linha ou uma combinação de linhas cujos valores distinguem uma coluna das demais dentro de uma tabela. 
E
a chave estrangeira é uma linha ou uma combinação de linhas cujos valores necessariamente aparecem na chave primária de uma tabela.
Em relação aos conceitos de bancos de dados, é correto afirmar que
A
um atributo não pode possuir cardinalidade. 
B
um relacionamento não pode possuir cardinalidade. 
C
um atributo pode possuir cardinalidade de relacionamentos. 
D
o conjunto de valores que um atributo pode assumir é o domínio do atributo. 
E
em uma generalização/especialização parcial, para cada ocorrência da entidade genérica, existe sempre uma ocorrência em uma das entidades especializadas.
É correto afirmar que na SQL 
A
uma constante de tupla precisa conter uma relação de atributos.
B
a tupla de um atributo contém relações entre variáveis. 
C
uma variável de tupla precisa estar associada a uma relação.
D
uma tupla de variável precisa conter uma tupla de relação.
E
variáveis e tuplas são especificadas por objetos relacionados.
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF 4ª REGIÃO (SUL) Prova: Analista Judiciário - Informática
No tribunal, durante o levantamento de requisitos, Carla deparou-se com as seguintes situações:

 I. Os funcionários possuem matrículas, mas seus dependentes são numerados de 1 a n. Assim, por exemplo, o funcionário André com dois dependentes tem a esposa como dependente 01 e o filho como dependente 02. Marta possui um único filho dependente com o número 01.

II. Os funcionários possuem cargos que necessitam ficar registrados historicamente, isto é, sempre que um funcionário mudar de cargo o sistema deverá manter o registro do cargo anterior e alguns demais atributos inerentes

Assim, em um modelo relacional normalizado, Carla sabe que para resolver o problema I ela deverá prever a manutenção da unicidade das chaves da entidade Dependente e que para resolver o problema II ela deverá prever o registro histórico dos cargos, identificando a data em que o funcionário passou a exercer o cargo.  Entre outras, Carla resolveu corretamente da seguinte forma: no caso I ela criou a entidade 
A
Dependente como entidade fraca da entidade Funcionário e no caso II ela criou a entidade Histórico de Cargo como dependente das entidades Funcionário e Cargo, relacionando-se em n para 1 com ambas (lado n no histórico).
B
Funcionário como entidade fraca da entidade Dependente e no caso II ela criou a entidade Histórico de Cargo como dependente das entidades Funcionário e Cargo, relacionando-se em n para 1 com ambas (lado n no histórico).
C
Dependente como entidade fraca da entidade Funcionário e no caso II ela criou a entidade Histórico de Cargo como dependente somente da entidade Cargo, relacionando-se em n para 1 com ela (lado n no histórico).
D
Dependente como entidade fraca da entidade Funcionário e no caso II ela criou a entidade Histórico de Cargo como dependente das entidades Funcionário e Cargo, relacionando-se em n para m com ambas.
E
Funcionário como entidade fraca da entidade Dependente e no caso II ela criou a entidade Cargo como dependente somente da entidade Histórico de Cargo, relacionando-se em n para m com ela. 
Considerando o modelo entidade-relacionamento utilizado na modelagem de dados de Bancos de Dados relacionais, um conjunto de entidades deve possuir atributos. Um atributo denominado composto é aquele que tem como característica 
A
um tamanho mínimo correspondente a 100 caracteres alfabéticos. 
B
ocupar, no mínimo 30 bytes para o armazenamento, em cada registro. 
C
sempre, em sua composição, partes numéricas e partes literais. 
D
não ser armazenado internamente nos arquivos do banco de dados. 
E
poder ser dividido em subpartes menores que ainda apresentem significado.
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: MPE-ES Prova: Agente Especializado - Analista de Sistemas
Quando se diz que um domínio de um atributo de uma tabela de um banco de dados relacional é indivisível, equivale a dizer que esse domínio é 
A
aninhado.
B
atômico.
C
comutativo.
D
distribuído.
E
transitivo.
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: MPE-ES Prova: Agente Especializado - Analista de Banco de Dados
Considerando os conceitos de chaves primária e candidata, bem como o conceito de superchave, empregados em bancos de dados relacionais, é correto afirmar que uma
A
chave candidata pode conter apenas atributos do tipo numérico.
B
chave primária não pode conter atributos do tipo caractere.
C
chave primária pode conter apenas um atributo.
D
superchave pode ter um maior número de atributos do que uma chave candidata.
E
superchave pode ter um menor número de atributos do que uma chave primária.
Página 1 de 5