Questões

Total de Questões Encontradas: 47

Texto Associado Texto Associado
Atente para as seguintes características: 
I. ineficiência na busca local;
II. ineficiência na busca global;
III. dificuldade de paralelização;
IV convergência prematura.
Das características acima apresentadas, representam desvantagens conhecidas da metaheurística Particle Swarm Optimization (PSO) somente as que constam em
A
I e II.
B
II e III.
C
I e IV.
D
III e IV.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
O processo de Business Intelligence (BI) reúne ferramentas e técnicas modernas para realizar investigações que permitam a identificação e a determinação dos motivos da ocorrência de eventos de interesse, gerando assim conhecimento novo e útil. Para tal, esse tipo de sistema apresenta aspectos arquiteturais e tecnológicos muito diferentes dos existentes em SIGs. A respeito dos aspectos arquiteturais e tecnológicos desse tipo de sistema, considere as seguintes afirmativas: 
1. O processo de BI ocorre sobre um Data warehouse e não sobre a base de dados transacional (OLTP), pois o Data warehouse já foi gerado a partir de processos de limpeza de dados, duplicação de registros, sumarização de dados e seleção de atributos.
2. O processo de BI procura identificar as causas dos eventos de interesse por meio da aplicação de OLAP em algoritmos supervisionados de Mineração de Dados.
3. Durante a execução do processo de BI, a Mineração de Dados gera modelos preditivos multidimensionais intermediários, que são então organizados em cubos OLAP para a geração de dashboards analíticos.
4. Durante o processo de BI, os dados são organizados multidimensionalmente, para permitir a análise sob vários pontos de vista por meio do OLAP. 

Assinale a alternativa correta.
A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Existem dois esquemas lógicos para a implementação de um modelo de BI que envolve tabelas de fato e tabelas de dimensões: o esquema estrela (star schema) e o floco-de-neve (snow-flake schema). Acerca do esquema estrela, assinale a opção correta.
A
No esquema estrela, diversas tabelas de dimensão se relacionam tanto com diversas tabelas fato como com outras tabelas de dimensão, apresentando chaves ligando todas essas tabelas
B
No esquema estrela, as tabelas de dimensão são organizadas em uma hierarquia por meio da sua normalização, com vistas a diminuir o espaço ocupado, eliminando-se, assim, quaisquer redundâncias
C
O esquema estrela exige o uso de tabelas normalizadas
D
No esquema estrela, cada tabela de dimensão está relacionada a várias tabelas de fato, formando uma estrutura na qual a tabela de dimensão se relaciona com várias tabelas de fato obrigatoriamente
E
O esquema estrela consiste em uma tabela de fato com várias tabelas para cada dimensão e propõe uma visão cuja principal característica é a presença de dados redundantes nas tabelas de dimensão
Considere a arquitetura geral de um sistema de BIBusiness Intelligence mostrada na figura abaixo.
Imagem da Questão
Nesta arquitetura
A
Data Mining se refere ao processo que, na construção do Data Warehouse, é utilizado para composição de análises e relatórios, armazenando dados descritivos e qualificando a respectiva métrica associada.
B
Data Marts representam áreas de armazenamento intermediário criadas a partir do processo de ETL. Auxiliam na transição dos dados das fontes OLTP para o destino final no Data Warehouse.
C
OLAP é um subconjunto de informações extraído do Data Warehouse que pode ser identificado por assuntos ou departamentos específicos. Utiliza uma modelagem multidimensional conhecida como modelo estrela.
D
os dados armazenados no Data Warehouse são integrados na base única mantendo as convenções de nomes, valores de variáveis e outros atributos físicos de dados como foram obtidos das bases de dados originais.
E
o Data Warehouse não é volátil, permite apenas a carga inicial dos dados e consultas a estes dados. Além disso, os dados nele armazenados são precisos em relação ao tempo, não podendo ser atualizados.
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes, a respeito de modelagem dimensional e análise de requisitos para sistemas analíticos.
Em uma modelagem dimensional que utilize o esquema estrela, a chave primária de uma tabela de fatos será a chave estrangeira na tabela de dimensões.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A respeito de Business Intelligence e sua aplicação em corporações, julgue os itens a seguir.
Em um ambiente de Business Intelligence, o usuário pode deparar com diferentes requisitos de infraestrutura para atender às necessidades de cada uma das instâncias dos sistemas analíticos. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A respeito de Business Intelligence e sua aplicação em corporações, julgue os itens a seguir.
A estabilidade da arquitetura de dados assegura a análise histórica dos dados operacionais armazenados nas bases de dados. 
C
Certo
E
Errado
No contexto de Business Intelligence, os sistemas OLAP e OLTP se diferenciam em diversas características. Na tabela abaixo, no que diz respeito às características, está INCORRETO:
Imagem da Questão
A
Letra A
B
Letra B
C
Letra C
D
Letra D
E
Letra E
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Os termos Business Intelligence (BI) e Big Data confundem-se em certos aspectos. Uma conhecida abordagem para identificação dos pontos críticos de cada paradigma é conhecida como 3V, e destaca:
A
variedade, visualização, volume;
B
velocidade, virtualização, volume;
C
variedade, velocidade, volume;
D
virtualização, visualização, volume;
E
variedade, visualização, virtualização.
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
João trabalha no setor de BI da empresa e recebeu a tarefa de identificar agrupamentos de alunos de uma escola segundo seu desempenho acadêmico. A partir das notas obtidas, João deve formar grupos tal que integrantes de um grupo tenham desempenho similar, e que integrantes de grupos distintos sejam dissimilares. O algoritmo mais apropriado para essa tarefa é:
A
Apriori;
B
decision tree;
C
PageRank;
D
CART;
E
k-means.
Página 1 de 5