Questões

Total de Questões Encontradas: 38

Os cubos de dados que armazenam os dados multidimensionais, podem ter modelos de armazenamento que variam conforme a solução OLAP − On-Line Analytical Processing utilizada. Nesse sentido considere os seguintes modelos:

I.  Armazena os dados de detalhe (fatos) e as agregações em um modelo multidimensional. Não faz uso da base de dados relacional para acessar os dados dos cubos. Necessita de um processamento constante do cubo, embora apresente melhor desempenho.
II. Lê os dados de detalhe (fatos) diretamente de fonte de dados relacional. Caso existam agregações, estas serão geradas no modelo relacional. Pode ser usado quando há problemas para armazenamento de uma estrutura multidimensional.
III. Lê os dados de detalhe (fatos) diretamente da fonte de dados relacional. Grava as agregações em formato multidimensional. Os dados que não possuem agregações são consultados no modelo relacional. Mantém os benefícios do modelo multidimensional sem ocupar tanto espaço em disco.

I, II e III referem-se, respectivamente, aos modelos
A
HOLAP − MOLAP − ROLAP.
B
MOLAP − ROLAP − HOLAP. 
C
HOLAP − DOLAP − ROLAP.
D
DOLAP − HOLAP − MOLAP.
E
ROLAP − HOLAP − DOLAP. 
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
Em relação ao Data Warehouse (DW) e conceitos associados, é correto afirmar:  
A
Ferramentas OLAP podem operar sobre bases de dados armazenadas em SGBDs orientados a objetos. Esta forma de armazenamento é conhecida como OOLAP ou Object OLAP. Também podem operar em bases relacionais, conhecidas como ROLAP ou Relational OLAP, que não são multidimensionais. 
B
Os maxicubos apresentam a característica de possuir armazenamento e indexação em estruturas de dados que otimizam atualizações ao invés de consultas. Quando o modelo multidimensional é processado, nova base é gerada, contendo somente as agregações, em formato próprio, utilizando-se de estruturas apropriadas para pesquisas. 
C
Uma das formas de apresentação de um banco de dados multidimensional é através do Modelo SnowStar ou Estrela de Neve. É um modelo simples e eficiente, caracterizado por possuir uma única tabela de fatos e chaves simples nas tabelas de dimensões. Cada dimensão é representada por uma única tabela. 
D
Com relação à granularidade, as bases de dados operacionais trabalham com o maior nível de detalhe possível, ou seja, maior granularidade. Já no DW pode haver diversos graus de agregação e resumo dos dados. A correta determinação da granularidade exerce papel fundamental no planejamento de capacidade e desempenho do DW. 
E
Ao contrário do que ocorre com as bases operacionais, o DW, por conter dados históricos, demanda alta taxa de atualização. Desse modo, deve ser atualizado a cada 4, ou no máximo, 24 horas. Além disso, sofre muitas modificações, embora de forma controlada.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TCM-GO Prova: Auditor de Controle Externo - Informática
O Serpro relatou assim uma parceria com o Tribunal de Contas da União − TCU:

“O funcionamento do Síntese, simplificadamente, se dará da seguinte forma: serão realizadas extrações de dados dos sistemas de informações mantidos por diversos órgãos públicos; esses dados sofrerão transformações para compatibilizar codificações e formatos, realizar classificações, agrupar registros e agregar valores; as informações modificadas alimentarão o repositório de dados modelado especificamente para consultas analíticas. O acesso ao repositório será realizado pelo usuário final por meio de ferramentas que possuem uma interface amigável para elaborar consultas ou relatórios. A apresentação das consultas pode ser em forma de matriz, gráfico, documento de editor de texto ou planilha eletrônica.”

O repositório de dados e as ferramentas, em destaque no texto, referem-se, respectivamente, a 
A
ERP e SQL Server Reporting Service.
B
SQL Server Reporting Service e Data Mining.
C
Data Warehouse e OLAP.
D
SQL Server Reporting Service e Business Intelligence.
E
Data Warehouse e SQL Server Reporting Service. 
OLAP (On Line Analytical Processing) é uma abordagem de fornecimento de respostas rápidas para consultas analíticas de natureza multidimensional. Em produtos:
A
OLAP Relacionais (ROLAP), os cubos são alimentados por meio da cópia de um instantâneo de dados residentes na fonte dos dados.
B
OLAP, existe o conceito do core slice, que consiste de fatos numéricos chamados dimensões, que são categorizados por medidas.
C
OLAP, dentre as operações para movimentar a visão dos dados ao longo dos níveis hierárquicos de uma dimensão, a operação Drill Down aumenta o nível de detalhe da informação e, consequentemente, diminui o nível de granularidade.
D
OLAP, a operação dice corta o cubo, mas mantém a mesma perspectiva de visualização dos dados, funcionando como um filtro que restringe uma dimensão a apenas um ou alguns de seus valores.
E
OLAP, os resultados de uma consulta são normalmente mostrados em formato de gráfico onde as medidas formam as linhas e as colunas do gráfico e as dimensões formam os valores.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Com relação às características dos sistemas OLAP, assinale opção correta.
A
A tecnologia OLAP dá suporte apenas à tomada de decisão sobre dados históricos. 
B
A tecnologia OLAP trabalha apenas com dados bidimensionais. 
C
Por meio da tecnologia OLAP, é impossível ver os dados de diferentes pontos de vista. 
D
Na tecnologia OLAP, há conjuntos de funções de análise e cálculos não triviais com os dados. 
E
Na tecnologia OLAP, não há dimensionalidade genérica.
As ferramentas OLAP permitem efetuar a exploração dos dados de um Data Warehouse (DW). Em relação a este tema, é correto afirmar:
A
A análise multidimensional representa os dados como tabelas, de forma semelhante aos bancos de dados relacionais. 
B
Combinando as dimensões, o usuário tem uma visão dos dados de um DW, podendo efetuar operações básicas como slice and dice, drill down e roll up.
C
O resultado das operações OLAP não permite a descoberta de tendências e cenários; isso é conseguido com sistemas ERP, capazes de transformar dados do DW em informações estratégicas. 
D
As operações slice and dice realizam a alteração nos dados do DW modificando o nível de granularidade da consulta. 
E
Para navegar nas dimensões do DW são utilizadas as operações drill, que não afetam o nível de granularidade da consulta. 
Com relação ao Data Warehouse e ferramentas OLAP, é correto afirmar:
A
Através de uma operação de Ranking o analista pode obter uma visão agregada das informações. 
B
Os sistemas MOLAP (Multidimensional OLAP) permitem análise multidimensional dos dados armazenados em bancos de dados relacionais. 
C
Os bancos de dados desenvolvidos para OLTP (On-Line Transactions Processing) são considerados adequados para a análise rápida e fácil de informações. 
D
Uma operação de Rotation permite ao analista alterar a forma de visualização das informações. Com esta operação o analista pode mudar a visão que está tendo dos dados, podendo remover dados irrelevantes. 
E
As ferramentas OLAP (Analytic Processing On-Line) permitem uma visão multidimensional dos dados organizacionais. Os dados nestes sistemas são modelados numa estrutura conhecida por cubo.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
Considerando um data warehouse, podem ser utilizadas, para sua consulta, as ferramentas MOLAP (Multidimensional OLAP), cuja característica principal é fazer o acesso a um conjunto de dados previamente calculados, denominado
A
matriz de dados.
B
lista ligada. 
C
matriz hash.
D
milestone.
E
cubo de dados. 
Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: DNIT Prova: Analista Administrativo - Tecnologia da Informação
São regras de avaliação de produtos OLAP:
A
Transferência ao usuário. Desempenho consistente na geração de relatórios. Dimensionalidade cumulativa. Operações irrestritas com dimensões cruzadas.
B
Visão conceitual multidimensional para restringir consultas. Transparência ao usuário. Dimensionalidade genérica. Manipulação dedutiva dos dados.
C
Visão conceitual multidimensional para formular consultas. Desempenho consistente na geração de relatórios. Dimensionalidade genérica. Manipulação intuitiva dos dados.
D
Visão conceitual multidimensional para formular consultas. Dimensionalidade genérica. Manipulação segmentada dos dados. Operações irrestritas com dimensões alternadas.
E
Extensão conceitual dos dados. Transparência ao dispositivo de acesso. Manipulação intuitiva dos dados. Operações irrestritas com indicações cruzadas.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Leia as afirmações a seguir:

I. Um Data Warehouse é um repositório de dados atuais e históricos de uma organização que possibilita a análise de grande volume de dados para suportar a tomada de decisões estratégicas, possuindo registros permanentes.

II. O processo de Data Mining, ou mineração de dados, tem por objetivo localizar possíveis informações em um banco de dados através de comparações com dados informados pelo usuário e registros de tabelas.

III. Um ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é conhecido por integrar os dados de diferentes departamentos de uma organização, aumentando o uso de interfaces manuais nos processos.

IV. As ferramentas OLAP (On-line Analytical Processing) são capazes de analisar grandes volumes de dados, fornecendo diferentes perspectivas de visão e auxiliando usuários na sintetização de informações.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
I e II.
B
II e III.
C
I, III e IV.
D
I, II e III.
E
I e IV.
Página 1 de 4