Questões

Total de Questões Encontradas: 42

Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Técnico Judiciário - Programador de Computador
A equipe de sistema está mexendo em um modelo OLAP para ver diferentes níveis de detalhe. Existem várias operações que podem ser realizadas nesse modelo. Identifque a única alternativa que apresenta uma operação que NÃO seja possível, ou existente
A
Roll Up
B
Slice
C
Dice
D
Shut Up
E
Drill Down
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes, a respeito de modelagem dimensional e análise de requisitos para sistemas analíticos.
Na análise dos dados de um sistema com o apoio de uma ferramenta OLAP, quando uma informação passa de uma dimensão para outra, inexistindo hierarquia entre elas, ocorre uma operação drill through.
C
Certo
E
Errado
OLAP (Online Analytical Procesing), o conjunto de ferramentas que possibilita efetuar a exploração dos dados de um  Data Warehouse, utiliza quatro tipos de operação para analisar dados. Uma dessas operações ocorre quando o  usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para outra dimensão. Trata‐se de: 
A
Roll Up.             
B
Drill Down.             
C
Drill Across. 
D
Slice and Dice.  
E
Drill Throught.  
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados - DBA
Nas ferramentas de navegação OLAP (On-Line Analytical Processing), é possível navegar entre diferentes níveis de detalhamento de um cubo de dados. Supondo-se que um relatório esteja consolidado por Estados de um país, o processo que possibilita que os dados passem a ser apresentados por cidades e bairros, é denominado
A
drill down.
B
data mining.
C
botton-up.
D
drill up.
E
top-down. 
OLAP (On Line Analytical Processing) é uma abordagem de fornecimento de respostas rápidas para consultas analíticas de natureza multidimensional. Em produtos:
A
OLAP Relacionais (ROLAP), os cubos são alimentados por meio da cópia de um instantâneo de dados residentes na fonte dos dados.
B
OLAP, existe o conceito do core slice, que consiste de fatos numéricos chamados dimensões, que são categorizados por medidas.
C
OLAP, dentre as operações para movimentar a visão dos dados ao longo dos níveis hierárquicos de uma dimensão, a operação Drill Down aumenta o nível de detalhe da informação e, consequentemente, diminui o nível de granularidade.
D
OLAP, a operação dice corta o cubo, mas mantém a mesma perspectiva de visualização dos dados, funcionando como um filtro que restringe uma dimensão a apenas um ou alguns de seus valores.
E
OLAP, os resultados de uma consulta são normalmente mostrados em formato de gráfico onde as medidas formam as linhas e as colunas do gráfico e as dimensões formam os valores.
No modelo multidimensional, significa, de forma simplificada, a redução do escopo dos dados em análise, além de mudar a ordem da dimensões, mudando, desta forma, a orientação segundo a qual os dados são visualizados. 

Trata-se de 
A
slice and dice.
B
joint.
C
grant.
D
split.
E
tuning.
Quando, em um modelo multimensional, o usuário pular de uma informação contida em uma dimensão para outra como por exemplo, da dimensão tempo para a dimensão região, a operação executada corresponde a 
A
roll trought.
B
select.
C
drill trought.
D
roll up.
E
join.
Quando, em um modelo multimensional, o usuário pular um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão, como por exemplo, sendo a dimensão tempo composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia e o usuário pular de ano para mês, a operação executada corresponde a 
A
tracking.
B
hashing.
C
drill down.
D
drill across.
E
union.
A mudança de uma hierarquia (orientação) dimensional para outra tem sua realização facilitada em um cubo de dados por meio de uma técnica chamada 
A
roteamento. 
B
pivoteamento. 
C
ROLAP. 
D
OLTP. 
E
MOLAP. 
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Assinale a opção correta acerca da descrição dos operadores OLAP que permitem acessar os dados em modelos multidimensionais.
A
Drill up/down limita o conjunto de valores a ser mostrado, fixando-se algumas dimensões. 
B
Slicing seleciona as dimensões a serem consideradas na consulta. 
C
Dicing aumenta ou reduz o nível de detalhe da informação acessada. 
D
Pivoting executa uma mesma análise em outro conjunto de dados. 
E
Data surfing inverte as dimensões entre linhas e colunas.
Página 1 de 5