Questões

Total de Questões Encontradas: 122

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
“A Secretaria da Fazenda realizou procedimento que visa estimular os contribuintes paulistas a, voluntariamente, regularizarem as obrigações tributárias que devem ser transmitidas ao Fisco. Em uma etapa da operação foram selecionados 48 contribuintes do Regime Periódico de Apuração com R$ 143 milhões em débitos de ICMS.

Esta ação tem caráter orientador, com o objetivo de alertar as empresas sobre divergências em suas declarações e indicar a regularização, porém, a ação pode resultar em indicações de empresas de fachada que apresentaram um conjunto de indícios que sugerem tratar-se de documentos fiscais inidôneos ou de simulação de operações para gerar créditos falsos de ICMS na apuração mensal do tributo a recolher.

Para a elaboração da operação autorregularização foram selecionados contribuintes com divergências nas notas fiscais emitidas entre janeiro a dezembro de 2016 em comparação com as informações declaradas nas Guias de Informação e Apuração do ICMS do mesmo período."
(Baseado em: https://portal.fazenda.sp.gov.br)
Ao ler esta notícia, uma Auditora Fiscal da área de TI concluiu, corretamente, que o cruzamento e a análise simultânea de diversas informações, como Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), inadimplência, regularidade no cumprimento de obrigações, porte da empresa, composição do quadro societário, autos de infração anteriores, localização geográfica e atividade econômica, entre outras,
A
caracterizam-se como operações MOLAP, que usam a base de dados relacional para acessar os dados do cubo.
B
caracterizam-se como operações HOLAP, que não usam a base de dados relacional para acessar os dados do cubo.
C
podem ter sido realizados com a ajuda de ferramentas de Data Marts integrados, que não requerem a construção de um DW.
D
podem ter sido realizados com ferramentas de Data Mining em tempo real, uma vez que os dados do DW são constantemente atualizados a partir da chave de tempo que indica o dia no qual os dados foram extraídos dos sistemas transacionais.
E
podem ter sido realizados com a ajuda de ferramentas de Data Mining, que permitem a exploração de grandes volumes de dados para identificar padrões de comportamento e relacionamentos.
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Suponha que uma Auditora Fiscal da área de TI tenha proposto a seguinte modelagem multidimensional para a SEFAZ-BA:
Imagem Associada da Questão
A modelagem multidimensional proposta
A
é o resultado da decomposição de mais de uma dimensão que possui hierarquias entre seus membros, caracterizando o modelo snowflake, a partir de um fato central.
B
tem como característica um fato central, a partir do qual estão dispostas as dimensões que dele participam, em um formato simétrico, característico do modelo star.
C
parte de um elemento central, denominado pivot, a partir do qual são realizadas operações OLAP como roll up, em que busca-se aumentar o nível de detalhe ou diminuir a granularidade da consulta.
D
possui um fato central, a partir do qual estão dispostas as dimensões que dele participam e seus membros, sob uma única estrutura hierárquica, facilitando a inclusão de dados por digitação nas tabelas do DW.
E
não é um modelo normalizado, por isso evita a redundância de valores textuais em cada uma das tabelas, representadas pelas dimensões denominadas dimension tables.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
O processo de Business Intelligence (BI) reúne ferramentas e técnicas modernas para realizar investigações que permitam a identificação e a determinação dos motivos da ocorrência de eventos de interesse, gerando assim conhecimento novo e útil. Para tal, esse tipo de sistema apresenta aspectos arquiteturais e tecnológicos muito diferentes dos existentes em SIGs. A respeito dos aspectos arquiteturais e tecnológicos desse tipo de sistema, considere as seguintes afirmativas: 
1. O processo de BI ocorre sobre um Data warehouse e não sobre a base de dados transacional (OLTP), pois o Data warehouse já foi gerado a partir de processos de limpeza de dados, duplicação de registros, sumarização de dados e seleção de atributos.
2. O processo de BI procura identificar as causas dos eventos de interesse por meio da aplicação de OLAP em algoritmos supervisionados de Mineração de Dados.
3. Durante a execução do processo de BI, a Mineração de Dados gera modelos preditivos multidimensionais intermediários, que são então organizados em cubos OLAP para a geração de dashboards analíticos.
4. Durante o processo de BI, os dados são organizados multidimensionalmente, para permitir a análise sob vários pontos de vista por meio do OLAP. 

Assinale a alternativa correta.
A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Sobre business intelligence, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das etapas da abordagem OLAP diz respeito às ferramentas que são utilizadas para extração dos dados do repositório para posterior inserção no datawarehouse.
II. A predição de eventos é uma das propriedades da mineração de dados.
III. O data warehouse é um banco de dados que contém dados voláteis sumarizados de várias formas para respostas rápidas a consultas.
Está CORRETO o que se afirma em
A
III, apenas. 
B
 I e III, apenas.
C
 II e III, apenas. 
D
 I, II e III.
E
II, apenas.
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Assinale a alternativa que apresenta a operação OLAP que permite ao usuário aumentar o nível de detalhe da informação para ver mais detalhes. Com essa operação a granularidade da informação é diminuída.
A
Drill up
B
Drill down 
C
Slice Drill down
D
Dice Drill down
E
Slice and Dice
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Assinale a alternativa que contpém somente tipos de servidores OLAP:
A
ROLAP (Relacional OLAP), MOLAP (Multilevel OLAP) e HOLAP (Hypercube OLAP)
B
ROLAP (Relacional OLAP), MOLAP (Multilevel OLAP) e DOLAP (Dynamic OLAP)
C
ROLAP (Relacional OLAP), MOLAP (Multilevel OLAP), HOLAP (Hypercube OLAP) e SOLAP (Star OLAP)
D
ROLAP (Relacional OLAP), MOLAP (Multidimensional OLAP) e HOLAP (Hybrid OLAP)
E
ROLAP (Relacional OLAP), MOLAP (Multidimensional OLAP), HOLAP (Hybrid OLAP) e SOLAP (SQL OLAP)
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Sistemas (Desenvolvedor)
Assinale a alternativa que apresenta a operação OLAP que permite ao usuário cortar o Cubo em fatias, com a preservação da perspectiva de visualização dos dados (manutenção das dimensões).
A
Slice
B
Drill up 
C
Drill down
D
Drill cube 
E
Drill dice
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Informática e Suporte
Em um modelo multidimensional os dados são organizados em múltiplas dimensões, e cada uma delas contém múltiplos níveis de abstração, definidos pelo conceito de hierarquia. As operações sobre um cubo de dados nos permitem materializar diferentes visões dos dados.
Com relação às operações OLAP, assinale a alternativa correta.
A
A operação Roll up (drill-up) permite sumarizar dados por subida na hierarquia ou por redução de uma dimensão.
B
Na operação Drill down o usuário navega de um nível mais baixo de detalhe até um nível mais alto (diminui-se a granularidade).
C
Na operação Roll down o usuário navega de um nível mais baixo de detalhe até um nível mais alto (diminui-se a granularidade).
D
Slice é a operação OLAP que corta o cubo alterando a perspectiva de visualização dos dados.
E
A operação Drill Throught permite a rotação do cubo de dados sem a sumarização dos dados.
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Técnico Judiciário - Programador de Computador
A equipe de sistema está mexendo em um modelo OLAP para ver diferentes níveis de detalhe. Existem várias operações que podem ser realizadas nesse modelo. Identifque a única alternativa que apresenta uma operação que NÃO seja possível, ou existente
A
Roll Up
B
Slice
C
Dice
D
Shut Up
E
Drill Down
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - ADMINISTRADOR DE DADOS
Texto Associado Texto Associado
No que se refere a bancos de dados transacionais (OLTP) e a banco de dados analíticos (OLAP), julgue os itens que se seguem.
Em ambientes corporativos, o uso de ambientes OLTP visa eliminar ao máximo a redundância de forma que a transação promova mudanças de estado o mais pontualmente possível, ao passo que o uso de ambientes OLAP objetiva prover uma visão dos dados orientados à análise com uma navegação rápida de dados agregados.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 13