Questões

Total de Questões Encontradas: 39

Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Técnico Judiciário - Programador de Computador
Ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios e por fm o carregamento dos dados geralmente para um Data Mart e/ou Data Warehouse são chamados pela sigla, em inglês
A
DTB - Draw Transform Buren
B
ETL - Extract Transform Load
C
ECB - Extract Convert Buren 
D
DCL - Draw Convert Load
E
ETB - Extract Transform Buren
Considere a arquitetura geral de um sistema de BIBusiness Intelligence mostrada na figura abaixo.
Imagem da Questão
Nesta arquitetura
A
Data Mining se refere ao processo que, na construção do Data Warehouse, é utilizado para composição de análises e relatórios, armazenando dados descritivos e qualificando a respectiva métrica associada.
B
Data Marts representam áreas de armazenamento intermediário criadas a partir do processo de ETL. Auxiliam na transição dos dados das fontes OLTP para o destino final no Data Warehouse.
C
OLAP é um subconjunto de informações extraído do Data Warehouse que pode ser identificado por assuntos ou departamentos específicos. Utiliza uma modelagem multidimensional conhecida como modelo estrela.
D
os dados armazenados no Data Warehouse são integrados na base única mantendo as convenções de nomes, valores de variáveis e outros atributos físicos de dados como foram obtidos das bases de dados originais.
E
o Data Warehouse não é volátil, permite apenas a carga inicial dos dados e consultas a estes dados. Além disso, os dados nele armazenados são precisos em relação ao tempo, não podendo ser atualizados.
Um técnico de TI precisa utilizar um subconjunto de dados de um Data Warehouse direcionado à área administrativa de um Tribunal. Esses dados serão armazenados em um banco de dado modelado multidimensionalmente, que será criado capturando-se dados diretamente de sistemas transacionais, buscando as informações relevantes para os processos de negócio da área administrativa. Esse banco de dados será um 
A
Big Data.
B
Data Mart. 
C
OLAP. 
D
MOLAP. 
E
Data Mining. 
Texto Associado Texto Associado
Acerca de datawarehouse e datamining, julgue os itens subsequentes.
Datamart é a denominação atribuída a um sistema de dataware que atende a áreas específicas de negócios de organizações e que representa um subconjunto lógico do datawarehouse.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Analista de Sistemas - Desenvolvimento
Na modelagem dimensional, usamos as métricas para medidas semiaditivas quando:
A
não faz sentido somar dimensões
B
faz sentido somar certas dimensões
C
faz sentido somar todas as dimensões
D
precisamos definir o total de medidas a serem utilizadas no data mart 
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Os dados de sistemas OLAP se baseiam nas informações contidas nos diversos softwares utilizados pela empresa (ERPs, planilhas, arquivos texto, arquivos XML etc.). Estes sistemas possuem uma camada onde estão os dados originais e outra camada onde estão os dados tratados (um gigantesco repositório de dados sobre assuntos diversos preparados para serem consultados por um sistema OLAP), que chamamos de
A
Data Mining.
B
Online Transactional Database.
C
Data Mart.
D
Datawarehouse.
E
Big Data.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
Considere que a equipe de Analistas de Desenvolvimento de Sistemas do CNMP está projetando a arquitetura para o Data Warehouse (DW) da instituição, conforme mostra a figura abaixo: 
Imagem da Questão
É correto afirmar que esta arquitetura 
A
é bottom-up, pois primeiro a equipe cria um DW e depois parte para a segmentação, ou seja, divide o DW em áreas menores gerando pequenos bancos orientados por assuntos aos departamentos. 
B
é bottom-up. Permite um rápido desenvolvimento, pois a construção dos Data Marts é altamente direcionada. Normalmente um Data Mart pode ser colocado em produção em um período de 2 a 3 meses.  
C
é top-down. A partir do DW são extraídos os dados e metadados para os Data Marts. Nos Data Marts as informações estão em maior nível de sumarização e, normalmente, não apresentam o nível histórico encontrado no DW.  
D
é top-down, pois possui um retorno de investimento muito rápido ou um faster pay back. O propósito desta arquitetura é a construção de um DW incremental a partir de Data Marts independentes.
E
é bottom-up. Garante a existência de um único conjunto de aplicações para ETL, ou seja, extração, limpeza e integração dos dados, embora os processos de manutenção e monitoração fiquem descentralizados.
Os sistemas de apoio à decisão são sistemas que ajudam na análise de informações do negócio. Os Banco de Dados de apoio à decisão exibem certas características especiais. NÃO é uma característica adicional dos Bancos de Dados de apoio à decisão.
A
Em geral, a integridade é uma preocupação (supõe-se que os dados estão corretos quando são carregados pela primeira vez e não são atualizados subsequentemente).
B
As colunas tendem a ser usadas em combinação.
C
As chaves frequentemente incluem um componente temporal.
D
O Banco de Dados tende a estar fortemente indexado.
E
O Banco de Dados envolve frequentemente vários tipos de redundância controlada.  
Considere que uma empresa possua um DW (datawarehouse), com dados que se originam de diversos sistemas de informações. Considere, ainda, que um departamento dessa empresa necessite acessar as informações armazenadas no DW, todavia, em um escopo bastante limitado de informações. Nessa situação, o recurso que deve ser utilizado para atender a essa demanda consiste
A
na implementação de um datamart. 
B
em um sistema ERP (enterprise resource planning). 
C
em um sistema de CRM (customer relationship management). 
D
em um sistema ESS (executive support systems). 
E
em um sistema SCM (supply chain management).
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Assinale a opção correta com relação aos conceitos de data mart.
A
O data warehouse é constituído de apenas um data mart. 
B
O data mart pode ser visto como a restrição do data warehouse a um único processo de negócios. 
C
Todo data mart deve ser representado por um modelo orientado a objetos. 
D
O data mart possui uma estrutura diferente do data warehouse. 
E
O que diferencia um data mart de um data warehouse é a forma de acesso aos dados.
Página 1 de 4