Questões

Total de Questões Encontradas: 09

Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
A respeito dos diferentes modelos de banco de dados — relacional, rede, hierárquico, distribuído e orientado a objetos —, assinale a opção correta.
A
Em bancos de dados orientados a objetos, busca-se agrupar os dados e os códigos que manipulam esses dados em vários elementos formando um grafo, e podendo, como uma extensão do modelo hierárquico, cada segmento pai ter mais de um segmento filho, e cada segmento filho ter mais de um segmento pai
B
No modelo em rede, representam-se os dados em um conjunto de árvores normalizadas, sendo possível modificar sua estrutura com facilidade, uma vez que não é preciso reconstruir o banco de dados
C
Nos bancos de dados relacionais, representam-se os dados em um conjunto de tabelas inter-relacionadas, o que torna o banco de dados mais flexível no que concerne à tarefa de modificação da estrutura de uma tabela dentro desse banco de dados, porque não há necessidade de reconstruí-lo
D
Segundo o padrão SQL ANSI, para a definição de um esquema de um banco de dados relacional, deve-se adotar uma linguagem de definição de dados usando hierarquias de classes baseadas em linguagens orientadas a objetos
E
O modelo hierárquico se assemelha a um organograma com um segmento raiz e um número qualquer de segmentos subordinados, podendo cada segmento filho ter mais de um segmento pai
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas
Texto Associado Texto Associado
Determinada empresa pública adquiriu no mercado um sistema para contabilizar suas operações junto a clientes/cidadãos. Atualmente, essa contabilização é realizada em um banco de dados relacional, porém, devido a vários problemas que vêm ocorrendo, ela não funciona conforme o esperado. Para solucionar o problema, o fornecedor do sistema propôs o seguinte diagrama de classe.
Imagem Associada da Questão
Pelas regras de negócio, o sistema deve operar com a visão de que o usuário pode realizar uma ou várias operações, que, por consequência, podem gerar um ou vários eventos contábeis. Cada operação é vinculada a um contrato, podendo este conter várias operações, ou nenhuma, durante seu ciclo de existência. Diante desse cenário, o gestor espera que os dados do contrato possam ser recuperados a partir de um registro contábil.
Ainda com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere aos princípios de modelagem de dados e conceitos de análise orientada a objetos.
A
O tipo de operação pode ser classificado como uma entidade à parte, haja vista a necessidade de manutenção da entidade, exposta pelo diagrama de classes
B
A classe Usuário determina que deveria existir uma tabela para inclusão de seus dados no banco de dados relacional
C
A query CREATE TABLE CT_CONTABIL (id_cont Integer, DataMov Date, DataEfe Date, Contrato varchar(100), F_operacao Integer <fk>); cria a tabela conforme o diagrama físico demonstrado
D
A tabela INT_FUNC transpõe a herança da classe Funcionário da superclasse Usuário satisfatoriamente do modelo orientado a objetos (diagrama de classes) para o banco de dados relacional
E
A query SQL SELECT CC.ID_CONT, OO.NOME, OO.CONTRATO, OO.TIPO
FROM CT_CONTABIL AS “CC” LEFT JOIN ON OP_OPERACAO AS “OO” ON (CC.F_OPERACAO=OO.ID_OPERACAO) WHERE
CC.ID_CONT=1023
retorna os dados do contrato e das operações do registro contábil 1023
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
No modelo apresentado na figura, as entidades LIVRO e REVISTA herdam o relacionamento VENDA que existe com CLIENTE e os atributos PREÇO, ID e NOME da entidade MÍDIA. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Considere as instruções a seguir para responder às questões de nos 45 e 46.

Em relação aos diagramas E-R, presentes nos enunciados, as seguintes convenções foram adotadas:
  • Os atributos das entidades e das relações são representados por círculos.
  • Os atributos identificadores são representados por círculos preenchidos.
Em relação aos esquemas relacionais apresentados nas alternativas, as seguintes convenções foram adotadas:
  • Uma tabela tem um nome e uma lista de colunas entre parênteses.
  • Os tipos de dados das colunas são irrelevantes para as questões.
  • As colunas que compõem as chaves primárias estão sublinhadas.
  • Uma chave estrangeira é mostrada na forma <PK> REF <tab>, na qual <PK> representa a(s) coluna(s) que faz(em) parte da chave estrangeira e <tab> representa a tabela que a chave estrangeira referencia. 
O diagrama E-R abaixo exibe uma hierarquia de entidades:
Imagem da Questão
Qual esquema Relacional preserva a semântica do modelo acima? 
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
A Figura abaixo contém entidades organizadas em uma generalização.
Imagem da Questão
Qual diagrama de Venn é equivalente à generalização acima?
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: Analista - Analista de Sistemas
Assinale a opção correta.
A
Um projeto de banco de dados especificado por um diagrama M-R pode ser representado por uma coleção de modelos de relação.
B
Especialização e Generalização definem um relacionamento de contenção entre um conjunto de entidades de nível superior e um ou mais conjuntos de entidades de nível inferior.
C
Especialização e Compatibilização definem um relacionamento de generalização entre um conjunto de entidades de nível inferior e um ou mais conjuntos de entidades de nível superior.
D
Um projeto de banco de dados especificado por um diagrama E-R-E pode ser representado por uma coleção de esquemas de entrada e contenção.
E
Um projeto relacional de banco de dados especificado por um diagrama R-R pode ser representado por uma coleção de domínios de relação.
Ano: 2014 Banca: UFG Órgão: UEAP Prova: Analista de TI - Banco de Dados
Os conceitos generalização e especialização aplicados ao Modelo Entidade Relacionamento (MER) definem uma hierarquia entre tipos de entidade. Nessa hierarquia, são identificados os tipos de entidade genérica (superclasse) e especializada (subclasse). Na modelagem que usa essa hierarquia,
A
a superclasse relaciona-se com cardinalidade um para muitos com a subclasse. 
B
a superclasse relaciona-se com cardinalidade muitos para muitos com a subclasse.
C
a superclasse herda os atributos da subclasse. 
D
a subclasse herda os atributos da superclasse. 
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
Texto Associado Texto Associado
No que diz respeito aos modelos hierárquico, relacional, de entidade-relacionamento e de modelagem orientada a objeto, julgue os itens a seguir.
Na modelagem orientada a objetos, o conceito de herança permite que uma subclasse herde tanto operações quanto propriedades.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
Texto Associado Texto Associado
No que diz respeito aos modelos hierárquico, relacional, de entidade-relacionamento e de modelagem orientada a objeto, julgue os itens a seguir.
Na construção de um modelo orientado a objetos, os identificadores exclusivos são atribuídos a cada objeto e a cada literal.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 1