Questões

Total de Questões Encontradas: 36

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-RS Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Assinale a opção correta acerca de cloud computing.
A
No modelo de serviço SaaS, o cliente gerencia e controla remotamente os recursos da infraestrutura subjacente da nuvem, como rede, servidores, sistemas operacionais e áreas de armazenamento
B
No modelo de serviço PaaS em cloud computing, o cliente tem controle remoto dos recursos de rede e segurança, dos servidores, dos sistemas operacionais, das áreas de armazenamento, das aplicações disponibilizadas e das configurações de hospedagem das aplicações
C
No modelo de public cloud, a infraestrutura computacional em nuvem é compartilhada por várias organizações, a critério da empresa hospedeira; cada uma dessas organizações tem visibilidade e controle sobre onde está hospedada a sua infraestrutura computacional
D
Organizações que têm a sua própria infraestrutura computacional e se utilizam de cloud computing para manter um sítio de becape para fins de continuidade de negócios enquadram-se no modelo denominado hybrid cloud
E
Uma das características essenciais de cloud computing é propiciar a capacidade de medição dos serviços em níveis de abstração apropriados: o uso dos recursos é monitorado, controlado e reportado, o que confere transparência aos fornecedores e aos clientes do serviço
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Analista em Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
No que tange à nuvem computacional, julgue os itens seguintes.
Uma das especificidades da plataforma de nuvem que a diferencia das demais plataformas distribuídas é a característica self-service, que garante que, se for necessário aumentar a utilização de determinado recurso, seja ele qual for, esse aumento deve ocorrer de forma fácil ou até mesmo automática.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Analista em Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
No que tange à nuvem computacional, julgue os itens seguintes.
Nuvem comunitária é aquela em que a infraestrutura é compartilhada por organizações que mantêm algum tipo de interesse em comum (jurisdição, segurança, economia), podendo ser administrada, gerenciada e operada por uma ou mais dessas organizações.
C
Certo
E
Errado
A computação na nuvem apresenta a grande vantagem de acessar os recursos computacionais (processamento, banco de dados, etc) a partir da internet sem a necessidade de instalar programas e aplicações nos computadores e dispositivos. Dentre os diferentes tipos de serviços da computação na nuvem, quando recursos de hardware são acessados na nuvem, está se utilizando o tipo de serviço
A
PaaS.
B
DevaaS.
C
IaaS.
D
CaaS.
E
SaaS.
Com  relação  às  características,  vantagens  e  desvantagens  da  computação em nuvem, analise as afirmativas a seguir.

I.  Computação em nuvem é a prática de se usar um conjunto de servidores remotos, acessíveis via Internet, para armazenar, gerenciar e processar dados de usuários, ao invés de servidores locais ou computadores pessoais.
II.  IaaS (Infrastructure‐as‐a‐Service) é um tipo de computação  em nuvem que fornece aplicativos por meio do navegador para milhares de usuários conectados à Internet. Um exemplo é o Google Apps, que oferece aplicativos para negócios e escritórios, mantendo os softwares e os dados do  usuário armazenados em servidores da Google.
III.  Uma das preocupações existentes com a computação em nuvem é sobre a segurança dos dados do usuário, pois esses dados ficam armazenados na infraestrutura de servidores mantida pelo provedor do serviço via nuvem.

Assinale:
A
se somente a afirmativa I estiver correta.
B
se somente a afirmativa III estiver correta.
C
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
D
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Os serviços de edição de texto online, como o do Google Docs, são serviços disponibilizados na internet por meio do conceito de Computação na Nuvem. Dentre os diferentes tipos de Computação na Nuvem, esses serviços são do tipo
A
SaaS − Software as a Service.
B
PaaS − Plataform as a Service.
C
IaaS − Infrastructure as a Service.
D
CaaS − Communication as a Service.
E
DBaas − Data Base as a Service. 
Na Comutação em Nuvem (Cloud Computing), o termo Software as a Service (SaaS) vem sendo utilizado para designar uma nova maneira de distribuição e comercialização de software, que possui como uma de suas características
A
o fornecimento do serviço de suporte ao software no domicílio do usuário.
B
a ausência de qualquer custo ao usuário pelo uso do software.
C
a necessidade de instalação do software completo no computador do usuário.
D
a substituição ilimitada do software por versões atualizadas após a sua primeira compra.
E
a não aquisição das licenças dos softwares a serem utilizados.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
A computação em nuvem distribui os recursos na forma de serviços. Esses serviços, por sua vez, podem ser disponibilizados em qualquer uma das camadas que suportam a arquitetura para desenvolvimento em nuvem. Considere a figura abaixo: 
Imagem da Questão
A figura apresenta um exemplo da relação entre os cenários de uma arquitetura em nuvem, na qual dois ___I___ são usados para a construção de um ___II___ , que, por sua vez, é utilizado para a implementação de duas aplicações (___III___).

Preenchem as lacunas I, II e III, correta e respectivamente, 
A
IaaS - PaaS - SaaS
B
IaaS - SaaS - PaaS
C
PaaS - SaaS - IaaS
D
SaaS - PaaS - IaaS
E
SaaS - IaaS - PaaS
Muitas empresas estão migrando seus dados para infraestruturas não situadas fisicamente em suas instalações. O  serviço de Cloud Computing, ou computação na nuvem, vem se propagando ultimamente. Softwares, plataformas e  infraestrutura  na  nuvem  e  grandes  empresas  vêm  criando  seus  datacenters  para  oferecer  esse  serviço.  Como  exemplo podem ser citados o AWS – Amazon Web Service, o Windows Azure da Microsoft, além do Software como  Serviço (SaaS), entre outros. Geralmente, um datacenter é construído baseando‐se em uma arquitetura tecnológica  hierárquica, seguindo um modelo sugerido pela Cisco, com três camadas de rede. Assinale‐as.
A
Núcleo, agregação e acesso.
B
Virtualização, acesso e núcleo.
C
Acesso, núcleo e clusterização.
D
Clusterização, agregação e acesso.
E
Agregação, clusterização e virtualização.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Infraestrutura e Redes
Acerca de computação em grid, cloud computing e balanceamento de carga, assinale a opção correta. 
A
A diferença entre computação em grid e cloud computing está no foco em gerar economia de escala e oferecer serviços para clientes externos. Isso pode ser percebido principalmente nos ambientes cloud, mas não é tão visível nos ambientes em grid, que têm foco na colaboração e no compartilhamento de recursos, inclusive em ambientes heterogêneos. 
B
O balanceamento de carga é uma técnica para distribuir a carga de trabalho entre software que estejam em execução simultânea, o que garante a disponibilidade das informações em servidores web. 
C
A computação em grid é utilizada principalmente no meio comercial porque oferece grandes capacidades de processamento e de armazenamento, utilizando técnicas de processamento serial, de forma a facilitar o fornecimento de diversos serviços na Web. 
D
O modelo de negócio de cloud computing está voltado para cobrar uma taxa de acordo com o tempo de disponibilidade de serviço sem considerar a utilização dos serviços. Essa cobrança deve ser realizada com base no acordo de nível de serviços estabelecidos com os clientes. 
E
As aplicações desenvolvidas para serem clientes de uma cloud se preocupam em gerenciar, monitorar ou escalonar a utilização dos recursos. Uma das vantagens dessa abordagem é que os serviços de infraestrutura providos por uma cloud atendem a todas as necessidades das aplicações.
Página 1 de 4