Questões

Total de Questões Encontradas: 08

Considere o texto abaixo:

Diferentes padrões tecnológicos se destacam quando se planeja a criação de soluções orientadas a serviços. Consequentemente, a integração destes padrões apresenta um conceito vital para organização lógica de SOA. Este conceito é considerado um modelo conceitual tecnológico que se utiliza de padrões e ferramentas de modelagem e desenvolvimento para unir e conectar serviços, aplicações e recursos de TI da organização.

O conceito citado, normalmente considerado um modelo abstrato de troca de mensagens para integração e comunicação dos serviços, é conhecido como 
A
Enterprise Service Bus. 
B
Web Service Bus.
C
Remote Procedure Call. 
D
Model-Driven Architecture. 
E
RESTful Web Service Connector.
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas
SOA é um conceito de arquitetura corporativa que promove a integração entre o negócio e a TI por meio de um conjunto de interfaces de serviços acoplados. Um dos componentes mais importantes em SOA provê uma camada de abstração que permite a integração entre os aplicativos, atuando como um intermediário entre a implementação de um serviço e a forma como ele é exposto, para que seja consumido. Este componente é conhecido como
A
SOAP.
B
REST.
C
ESB.
D
RPC.
E
UDDI.
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN Prova: Analista Legislativo - Analista de Sistemas
Uma aplicação criada a partir da combinação (ou orquestração) de serviços é chamada de ________ (que sob um determinado ponto de vista, implementa um processo de negócio).  É desse modo que o uso de SOA possibilita flexibilizar a implementação e a manutenção de processos de negócios. Em última instância é um meio que permite traduzir para a área de tecnologia os objetivos e necessidades das áreas de negócios. Ao criar um novo sistema, o TI verifica os serviços já existentes e quais novos serviços devem ser criados para suportar o novo processo de negócios.

A lacuna da frase acima é preenchida, corretamente, por 
A
composite application.  
B
web service collection. 
C
enterprise application. 
D
enterprise service application. 
E
composite solution. 
Uma organização que utiliza um barramento de serviços corporativos deve utilizar como infraestrutura uma arquitetura orientada a serviços.

                                                             PORQUE

O propósito de um barramento de serviços corporativos é fornecer interoperabilidade juntamente com serviços adicionais, tais como segurança e monitoramento.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que 
A
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
B
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
C
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
D
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
E
as duas afirmações são falsas.
Uma das responsabilidades de um Barramento de Serviços Corporativos (ESB) é redirecionar mensagens de uma localização ou ponto terminal (endpoint) para outro.

Qual tecnologia pode ser usada, em conjunto com um ESB, para definir políticas para o redirecionamento de mensagens? 
A
Business Activity Monitoring (BAM)
B
Common Object Request Broker Architecture (CORBA)
C
Service Registry and Repository (SRR) 
D
Message-oriented middleware (MOM)
E
Web Services Management (WSM)
Em Arquiteturas Orientadas a Serviços, os barramentos de serviços corporativos (ESB - Enterprise Service Bus) viabilizam a infraestrutura que permite usar os serviços em ambientes distribuídos. Entretanto, os ESB possuem características técnicas e conceituais que os distinguem, e, em função dessas diferenças, podem ser categorizados.

Associe os tipos de conexão com suas possíveis implementações.
Imagem da Questão
As associações corretas são: 
A
I – P  , II – Q  , III – R 
B
I – Q  , II – S  , III – P 
C
I – R  , II – P  , III – S 
D
 I – R  , II – S  , III – P 
E
I – S  , II – R  , III – Q
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Negócios em Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, referentes a computação em GRID, computação em cluster, computação em nuvem e especificação de metadados e web services.
Os serviços embasados em colheita automática de metadado (harvesting) são assíncronos e menos sofisticados que os providos pelas federações, sendo a sobrecarga sobre os participantes consideravelmente menor.
C
Certo
E
Errado
Devido à existência de grandes sistemas legados, a implantação de um Barramento de Serviços Corporativos (ESB) em uma grande empresa terá, inevitavelmente, que fornecer adaptadores para software proprietários. Entretanto, um ESB deve, idealmente, ser o mais aberto possível, para que tecnologias de diversos fabricantes possam ser integradas sem o custo adicional da utilização de tais adaptadores.

Nesse contexto, quais tecnologias são fundamentais para a implantação de um ESB aberto?
A
XML e HTML
B
Java e JMS
C
Java e XML
D
HTTP e Java
E
HTTP e XML
Página 1 de 1