Questões

Total de Questões Encontradas: 09

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - DESENVOLVEDOR
Texto Associado Texto Associado
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto: 

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação; 

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam; 

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema; 

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo. 

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
O padrão estrutural bridge resolve corretamente o que se pede em II.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.
Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN Prova: Analista Legislativo - Analista de Sistemas
Analise as seguintes afirmações:

  I. Fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem fornecer os detalhes de implementação das classes concretas.

 II. Converte uma interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes. Permite que algumas classes com interfaces diferentes trabalhem em conjunto.

III. Separa uma implementação de sua abstração, de forma que ambas possam variar independentemente.

IV. Separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo possa criar representações diferentes.

Tratam, respectivamente, dos design patterns:
A
Builder − Adapter − Bridge − Abstract Factory.
B
Abstract Factory − Adapter − Bridge − Builder.
C
Bridge − Adapter − Builder − Abstract Factory.
D
Adapter − Builder − Abstract Factory − Bridge.
E
Builder − Bridge − Abstract Factory − Adapter. 
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RO Prova: Analista Judiciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.
Os padrões estruturais, tais como o Bridge e o Proxy, abstraem o processo de instanciação, ajudando a tornar um sistema independente de como os seus objetos são criados. Já os padrões de criação, como Prototype e o Builder, se preocupam com a forma como as classes e os objetos são criados para formar estruturas compostas maiores.
C
Certo
E
Errado
Relacione os padrões de projeto às suas indicações de uso.
Imagem da Questão
As associações corretas são: 
A
I - P , II - Q , III - R 
B
I - Q , II - P , III - S 
C
I - Q , II - R , III - P 
D
I - R , II - P , III - S 
E
I - S , II - R , III - Q
Em uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca. Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software?
A
Abstract Factory 
B
Bridge
C
Builder 
D
Mediator  
E
Prototype
Texto Associado Texto Associado
Com referência aos padrões de projetos de software, julgue os itens seguintes.
O padrão bridge, além de converter a interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes, permite que algumas classes com interfaces diferentes funcionem conjuntamente. 
C
Certo
E
Errado
No contexto dos padrões de projeto:

 I. Oferecer uma interface simples para uma coleção de classes.
II. Desacoplar uma abstração de sua implementação para que ambas possam variar independentemente.

Correspondem respectivamente a
A
Façade e Bridge.
B
Adapter e Façade.
C
Composite e Bridge.
D
Façade e Composite.
E
Bridge e Adapter.
Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias.

Padrão
I – Bridge
II – Builder
III – Factory Method

Intenção primária
(P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível.
(Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.
(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
(S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses.

A relação correta é:
A
I – P , II – Q , III – R
B
I – P , II – Q , III – S
C
I – Q , II – R , III – S
D
I – Q , II – R , III – P
E
I – Q , II – S , III – P
Página 1 de 1