Questões

Total de Questões Encontradas: 12

A empresa SOFTPRONTO foi contratada para desenvolver aplicativos de uma instituição financeira que possam ser executados em diferentes plataformas, como PC, celular e tablet. Para evitar a necessidade de criar diferentes soluções para cada plataforma, a empresa decidiu adotar um padrão de projeto que defina uma família de componentes para cada plataforma e uma implementação que os instancie de acordo com a plataforma-alvo na qual a aplicação estará sendo executada. O padrão adequado a essa implementação é: 
A
Prototype
B
Adapter
C
Template Method
D
Abstract Factory
E
Strategy
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento
Texto Associado Texto Associado
Julgue os próximos itens, relativos a Domain-Driven Design e design patterns.
Adapter é um padrão do tipo estrutural que lida com a interface para um objeto, ao passo que builder refere-se a como um objeto composto será criado e instanciado por uma classe.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Desenvolvimento de Sistemas
Acerca dos padrões de criação e de padrões estruturais, assinale a opção correta.
A
O padrão adaptador de classe (class adapter) facilita acomodar a adaptação de subclasses de uma classe previamente adaptada. 
B
Uma das consequências do uso do padrão Prototype é o aumento no uso de subclasses. 
C
O uso do padrão singleton apresenta como consequências uma redução do uso de variáveis globais e uma melhor organização do espaço de nomes de um software orientado a objetos.
D
São exemplos de padrões estruturais: Adapter, Façade, Proxy, Composite, Decorator e Chain of Responsibility. 
E
São participantes do padrão Façade: o cliente, o alvo, o adaptador e o adaptado.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.
Se, no desenvolvimento de uma aplicação que leia documentos do tipo txt e seja capaz de converter o documento em vários formatos distintos, houver a necessidade de facilitar acréscimos de novos tipos de conversão, será mais indicado o uso do padrão de estrutura Adapter que o uso do padrão de estrutura Bridge, pois o padrão Adapter separa a construção de um objeto complexo de sua representação para criar representações diferentes com o mesmo processo.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN Prova: Analista Legislativo - Analista de Sistemas
Analise as seguintes afirmações:

  I. Fornece uma interface para a criação de uma família de objetos relacionados ou dependentes sem fornecer os detalhes de implementação das classes concretas.

 II. Converte uma interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes. Permite que algumas classes com interfaces diferentes trabalhem em conjunto.

III. Separa uma implementação de sua abstração, de forma que ambas possam variar independentemente.

IV. Separa a construção de um objeto complexo de sua representação, de modo que o mesmo processo possa criar representações diferentes.

Tratam, respectivamente, dos design patterns:
A
Builder − Adapter − Bridge − Abstract Factory.
B
Abstract Factory − Adapter − Bridge − Builder.
C
Bridge − Adapter − Builder − Abstract Factory.
D
Adapter − Builder − Abstract Factory − Bridge.
E
Builder − Bridge − Abstract Factory − Adapter. 
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RO Prova: Analista Judiciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de projeto.
O padrão Adapter será mais apropriado que o Façade quando for necessário fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: UFG Órgão: UEAP Prova: Analista de TI - Desenvolvimento de Sistemas
Na loja Oiapoque, a política de definição de preços para uma venda pode variar. Durante um período, ela pode ad-mitir um desconto de 15% em todas as vendas; posteriormente pode permitir um desconto de R$ 20,00, se o total da venda for maior que R$ 300,00, e muitas outras variações. O padrão de projeto para construir esses algoritmos para definição de preços variados é o GoF
A
Façade.
B
Singleton.
C
Adapter.
D
Strategy.
O Instituto Nacional do Clima (INC) utilizará uma biblioteca de simulações de clima fabricada por uma empresa americana. Porém, após a aquisição, percebeu-se que as interfaces disponibilizadas pelas classes dessa biblioteca são incompatíveis com as interfaces das classes de outros sistemas do INC. A maneira correta de contornar esse problema é a utilização do padrão de projetos 
A
decorator.
B
memento.
C
singleton.
D
facade.
E
adapter.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens que se seguem, a respeito da arquitetura de software e de ambientes computacionais.
O Adapter é um padrão estrutural que permite a integração de classes que possuem interfaces incompatíveis. 
C
Certo
E
Errado
Deseja-se que uma aplicação possa manipular diferentes tipos de bancos de dados de modo transparente às classes que necessitam de serviços de acesso a dados. Inicialmente será necessário fornecer suporte a bancos de dados XML e SQL, entretanto novos tipos poderão ser futuramente adicionados. A solução proposta é a seguinte:
  1. Uma classe abstrata (DB) será responsável por instanciar um objeto correspondente ao tipo de banco de dados desejado. Isso será feito através do método estático getDB(), que irá retornar um objeto de uma de suas subclasses concretas, de acordo com o parâmetro (tipo) passado.
  2. O objeto criado no passo anterior irá instanciar conexões e consultas correspondentes ao tipo de DB criado; isto é, caso um DB XML tenha sido instanciado, apenas consultas XML e conexões XML serão instanciadas; caso um DB SQL tenha sido instanciado, apenas consultas SQL e conexões SQL serão instanciadas.
O diagrama de classe a seguir ilustra a estrutura descrita acima.
Imagem da Questão
Qual padrão de projeto foi utilizado na solução proposta?
A
Adapter
B
Builder
C
Composite
D
Abstract Factory
E
Chain of Responsibility
Página 1 de 2