Questões

Total de Questões Encontradas: 12

A Computação em Nuvem tem se tornado uma tecnologia inovadora em termos de desenvolvimento de soluções de TI para as empresas. A esse respeito, relacione os diversos tipos de serviço com suas respectivas características.

1 - IaaS (infraestrutura como serviço)
2 - PaaS (plataforma como serviço)
3 - SaaS (software como serviço)

( ) Neste tipo de serviço os usuários tem acesso a uma única cópia da aplicação criada especificamente pelo provedor de serviço e atualizada de uma forma uniforme para todos os usuários.
( ) Este tipo de serviço permite aos desenvolvedores construírem aplicações e serviços na Internet, sendo acessado pelos usuários simplesmente com o uso do navegador.
( ) Neste tipo de serviço os usuários tem acesso direto aos servidores e ao armazenamento virtualizados por meio da Internet e, de modo similar, a um centro de dados convencional, podendo escalar esses recursos com mais flexibilidade de acordo com a demanda.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo: 
A
1, 2 e 3
B
2, 3 e 1
C
3, 1 e 2
D
1, 3 e 2
E
3, 2 e 1
Texto Associado Texto Associado
A respeito da computação em nuvem, julgue os itens subsequentes.
Associada à ideia de se utilizarem as mais variadas aplicações, a computação em nuvem, atualmente, está dividida nos tipos: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço), DaaS (desenvolvimento como serviço), SaaS (software como serviço) e CaaS (comunicação como serviço).
C
Certo
E
Errado
A computação na nuvem apresenta a grande vantagem de acessar os recursos computacionais (processamento, banco de dados, etc) a partir da internet sem a necessidade de instalar programas e aplicações nos computadores e dispositivos. Dentre os diferentes tipos de serviços da computação na nuvem, quando recursos de hardware são acessados na nuvem, está se utilizando o tipo de serviço
A
PaaS.
B
DevaaS.
C
IaaS.
D
CaaS.
E
SaaS.
Com  relação  às  características,  vantagens  e  desvantagens  da  computação em nuvem, analise as afirmativas a seguir.

I.  Computação em nuvem é a prática de se usar um conjunto de servidores remotos, acessíveis via Internet, para armazenar, gerenciar e processar dados de usuários, ao invés de servidores locais ou computadores pessoais.
II.  IaaS (Infrastructure‐as‐a‐Service) é um tipo de computação  em nuvem que fornece aplicativos por meio do navegador para milhares de usuários conectados à Internet. Um exemplo é o Google Apps, que oferece aplicativos para negócios e escritórios, mantendo os softwares e os dados do  usuário armazenados em servidores da Google.
III.  Uma das preocupações existentes com a computação em nuvem é sobre a segurança dos dados do usuário, pois esses dados ficam armazenados na infraestrutura de servidores mantida pelo provedor do serviço via nuvem.

Assinale:
A
se somente a afirmativa I estiver correta.
B
se somente a afirmativa III estiver correta.
C
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
D
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Os serviços de edição de texto online, como o do Google Docs, são serviços disponibilizados na internet por meio do conceito de Computação na Nuvem. Dentre os diferentes tipos de Computação na Nuvem, esses serviços são do tipo
A
SaaS − Software as a Service.
B
PaaS − Plataform as a Service.
C
IaaS − Infrastructure as a Service.
D
CaaS − Communication as a Service.
E
DBaas − Data Base as a Service. 
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
A computação em nuvem distribui os recursos na forma de serviços. Esses serviços, por sua vez, podem ser disponibilizados em qualquer uma das camadas que suportam a arquitetura para desenvolvimento em nuvem. Considere a figura abaixo: 
Imagem da Questão
A figura apresenta um exemplo da relação entre os cenários de uma arquitetura em nuvem, na qual dois ___I___ são usados para a construção de um ___II___ , que, por sua vez, é utilizado para a implementação de duas aplicações (___III___).

Preenchem as lacunas I, II e III, correta e respectivamente, 
A
IaaS - PaaS - SaaS
B
IaaS - SaaS - PaaS
C
PaaS - SaaS - IaaS
D
SaaS - PaaS - IaaS
E
SaaS - IaaS - PaaS
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: POLÍCIA FEDERAL Prova: Perito Criminal - Analista de Sistemas
Texto Associado Texto Associado
Acerca de computação em nuvem, julgue os itens subsequentes.
O GAE (Google App Engine) pertence à categoria de computação em nuvem conhecida como IaaS (Infrastructure as a Service) e caracteriza-se por prover máquinas virtuais, infraestrutura de armazenamento, firewalls, balanceamento de carga, entre outros recursos, de forma a hospedar aplicações web nos datacenters da Google.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Técnico do Judiciário - Rede e Infraestrutura
Na arquitetura da computação na nuvem ou Cloud Computing, a camada que se utiliza dos recursos de virtualização de recursos computacionais, como o hardware, para prover os serviços é a
A
AaaS.
B
IaaS.
C
NaaS.
D
PaaS.
E
SaaS.
Texto Associado Texto Associado
Acerca dos servidores de aplicação e da Web, julgue os itens subsecutivos.
Quanto aos três modelos de serviços de cloud, é correto afirmar que o IaaS fornece recursos computacionais (hardware ou software) para o PaaS, que, por sua vez, fornece recursos e ferramentas para o desenvolvimento e a execução de serviços a serem disponibilizados como SaaS.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2012 Banca: FUNRIO Órgão: MPOG Prova: Analista - Tecnologia da Informação
O modelo de computação em nuvem em que, entre suas características básicas, o usuário não precisa dispor de hardware e software nos moldes tradicionais, ou seja, em seu data center, e a capacidade de processamento e de armazenamento é obtida remotamente da nuvem, é denominado
A
CaaS (Communication as a Service).
B
DaaS (Development as a Service).
C
IaaS (Infrastructure as a Service).
D
PaaS (Plataform as a Service).
E
SaaS (Software as a Service).
Página 1 de 2