Questões

Total de Questões Encontradas: 14

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-RS Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas
Com referência à acessibilidade da WebStandards W3C, assinale a opção correta.
A
Deve-se associar uma etiqueta a cada controle do formulário dentro das tags <input>, utilizando o atributo desc, com vistas a ajudar os leitores a entender a entrada necessária
B
Deve-se priorizar o uso do captcha no lugar de autenticação por meio de usuário e senha e permitir aos usuários a entrada de dados mais fáceis de usar
C
Um texto alternativo deve ser incorporado às figuras em páginas web, para que a informação esteja disponível para pessoas que são cegas, com exceção de páginas desenvolvidas para dispositivos móveis e voltadas para motores de busca
D
Fornecer uma transcrição de texto faz que a informação de áudio se torne acessível a pessoas surdas ou com deficiência auditiva, bem como aos motores de busca e a outras tecnologias que não podem ouvir
E
Deve-se priorizar o uso do mouse em relação ao teclado, uma vez que algumas pessoas não conseguem utilizar o teclado. Assim, um sítio eletrônico com plena acessibilidade deve fornecer todas as funcionalidades por meio de um mouse
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: Tecnologista - Programação Visual - WebDesign
Para atender aos padrões abertos, assegurando o crescimento a longo prazo da Web, o Webdesigner deve seguir as recomendações de: 
A
World Wide Web Consortium
B
Web Code Consistency Community
C
World Wide Web Community
D
World Computer Coding Consortium
E
World Wide Web Corporation
Ano: 2015 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: Analista - Tecnologia da Informação
O consórcio responsável pelo desenvolvimento de um padrão de interoperabilidade utilizado em SOA é conhecido como:
A
W3C.
B
MVC.
C
IEEE.
D
CEFACT.
E
IETF.
Assinale a opção correta com relação a portais corporativos e acessibilidade na web.
A
De acordo com a e-Mag 3.0, tabelas para fins de tabulação de dados, atualizações automáticas periódicas e elementos HTML marquee e basefont devem ser utilizados em precedência ao Flash e ao Java. 
B
De acordo com a e-Mag 3.0, documentos em texto devem ser disponibilizados, preferencialmente, no formato PDF, podendo ser fornecida uma alternativa no formato DOC. 
C
Para que o sítio possa ser lido e transformado em áudio por aplicativos leitores de tela especializados para pessoas com deficiência visual, deve-se assegurar a acessibilidade indireta de interfaces embutidas. 
D
Para manter a segurança e a compatibilidade entre os vários tipos de arquiteturas de portais corporativos, os portlets devem ser configurados para prover visualização padronizada e com comportamentos iguais para usuários diferentes. 
E
Uma das diretrizes da W3C em relação à acessibilidade de sítios consiste no fornecimento de alternativas equivalentes ao conteúdo sonoro e visual, ou seja, o fornecimento de equivalentes textuais de conteúdo não textual como imagens e vídeo.
Os 3 elementos básicos que mantém a arquitetura de implementação dos web services são descritos abaixo.

I. Protocolo de comunicação baseado em XML para permitir que os aplicativos troquem informações. É um padrão W3C, projetado para se comunicar via internet, independente de plataforma e de linguagem que permite contornar firewalls e acessar um web service.
II. Linguagem baseada em XML e padronizada pela W3C que é utilizada para localizar e descrever web services.
III. Serviço de diretório, em que as empresas podem se registrar e procurar web services. É um diretório para armazenar informações sobre os web services.

A associação correta entre o elemento e a sua descrição é:
A
SOAP - WSDL - REST
B
HTTP - SOAP - WSDL 
C
RPC - REST - WSDL
D
SOAP - WSDL - UDDI
E
HTTP - SOAP - UDDI
Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico - Analista de Sistemas
É um consórcio internacional que agrega empresas, agências governamentais e organizações que visam desenvolver padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web. Essa asserção refere-se á
A
XHTML.
B
WWW. 
C
HTTP.
D
W3C.
E
DOM.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRE-SP Prova: Técnico do Judiciário - Programador de Sistemas
Analise o texto:

A Web é, fundamentalmente, projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente do hardware, software, língua, cultura, localização, ou capacidade física ou mental do usuário.  Quando a Web atende a esse objetivo, é acessível a pessoas com deficiência auditiva, de movimento, visão etc. A W3C publica um documento padrão destinado, entre outros, a desenvolvedores Web, que explica como tornar o conteúdo Web mais acessível à pessoas com deficiência. A versão 2.0 desse documento tem 12 diretrizes que estão organizadas em quatro princípios: perceivable, operable, understandable e robust.

O documento citado no texto é o
A
Web Accessibility Initiative (WAI).
B
Accessible Rich Internet Applications (WAI-ARIA).
C
Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). 
D
Authoring Tool Accessibility Guidelines (ATAG).
E
User Agent Accessibility Guidelines (UAAG).
Ano: 2012 Banca: ESAF Órgão: MI Prova: Analista de Sistemas - Informática e Redes
Os serviços de Internet mais populares e difundidos são:
A
Wide Worring Web, correio eletrônico, sequenciamento de arquivos, login remoto e desktop remoto.
B
World Wide Web, correio eletrônico, transferência de arquivos, login remoto e desktop remoto.
C
World Wide Web, comutação de servidores, transferência de arquivos, login remoto e debugging remoto.
D
World Wide Wedge, correio eletrônico, transferência de endereços, controle remoto e desktop local.
E
Wood Wide Weed, controle eletrônico, transferência de arquivos, login remoto e backup remoto.
Com a proliferação de aplicações e serviços utilizados na Internet, o conjunto geral de marcadores presente na linguagem HTML começou a se tornar restritivo, e a necessidade de extensões para criar novos tipos de marcadores começou a surgir. Uma das soluções adotadas pelo W3C foi padronizar uma nova linguagem com a capacidade de ser extensível, sobre a qual rótulos pudessem ser criados de acordo com a necessidade das aplicações. De fato, tal linguagem é muito mais uma metalinguagem, no sentido de que, a partir dela, outras linguagens (até mesmo a própria HTML) com suas marcações poderiam ser geradas.

Essa metalinguagem é conhecida como 
A
UML 
B
WML 
C
XML 
D
VML 
E
SVG
Texto Associado Texto Associado
Com relação a desenvolvimento de sítios para Internet, julgue os itens a seguir, de acordo com os padrões web em governo eletrônico (e-PWG).
Para ressaltar partes importantes no texto, recomenda-se utilizar caixa alta.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 2