Questões

Total de Questões Encontradas: 11

Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Acerca de conceitos básicos de suporte à decisão DSS (decision support systems), assinale a opção correta.
A
São três os componentes típicos da arquitetura de um sistema de suporte a decisão: o banco de dados ou a base de conhecimento, o modelo e a interface com o usuário.
B
Um sistema de suporte à decisão que oferta ao usuário um conjunto de possíveis decisões, mas não permite o ajuste dessas decisões ou a integração com elas é classificado na categoria de DSS cooperativo.
C
Um DSS que provê expertise especializado na solução de problemas por meio de um banco de dados de fatos, regras, procedimentos e estruturas similares é mais bem classificado como DSS orientado à comunicação que DSS orientado ao conhecimento.
D
Sistemas DSS inteligentes baseiam-se no uso dos cálculos de predicados e do cálculo lambda.
E
Sistemas DSS orientados à comunicação envolvem basicamente o uso de conexões remotas entre o usuário e o banco de dados de apoio à decisão.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
No que se refere ao papel da informação nas organizações, assinale a opção correta.
A
A solução de gestão de conteúdo, ou enterprise content management, consta de uma única ferramenta de software utilizada para gerenciar de maneira rápida e fácil um conjunto muito grande de informações, para apoio à tomada de decisões imediatas. 
B
A melhor forma de se definir qual decisão tomar é historicamente justificada: deixar nas mãos de um conselho superior administrativo a decisão final sobre os rumos a serem tomados, pois sistemas eletrônicos raramente são confiáveis. 
C
Por meio do desenho de fluxos ou processos de trabalho, as organizações tendem a ter alto nível de estruturação da informação e, consequentemente, alto nível de burocracia explicitamente compreendida e cultuada. 
D
O sistema de gerenciamento de processos de negócio é uma solução promissora para organizar e otimizar processo de sistema, mas sua falha é não atribuir melhorias aos processos humanos que dão base aos sistemas, suas entradas e suas saídas. 
E
Uma visão multidimensional, por meio da manipulação de dados de maneira intuitiva, com operações interdimensionais irrestritas, é exemplo de características de um ambiente de datawharehouse, o qual representa, atualmente, uma das soluções efetivas para lidar com grandes volumes de dados para se obter informações estratégicas para a tomada de decisões.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão

Considerando que o sistema descrito no texto apresenta características de 
suporte para a decisão e a gestão de conteúdos, julgue os próximos itens. 
Três das características de suporte para a decisão que um sistema pode ter são: apresentar interface para o usuário final embasada em planilha eletrônica; conter um SGBD com uma tabela central e várias tabelas-satélites ou mesmo com estrutura recursiva (floco de neve); integrar informações oriundas de várias fontes de dados heterogêneas tanto no que concerne ao formato de dados de entrada, quanto à frequência de atualização dos dados.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Com relação a sistemas de suporte a decisão (SSD), julgue os itens seguintes.
Os SSD do tipo Internet-driven utilizam redes e tecnologias de comunicação para facilitar a colaboração e comunicação na tomada de decisões. Entre as ferramentas utilizadas nesses SSDs, estão groupwares, videoconferência e boards eletrônicos.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Com relação a sistemas de suporte a decisão (SSD), julgue os itens seguintes.
Um SSD do tipo model-driven dá ênfase ao acesso e à manipulação de modelos financeiros, de otimização ou simulação. Esse tipo de SSD utiliza dados limitados e parâmetros fornecidos pelos operadores para auxiliar os desenvolvedores de sistemas na tomada de decisões. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes, relativos aos sistemas de processamento transacional.
No nível gerencial médio das empresas, encontram-se os sistemas de informações gerenciais, os sistemas de apoio a decisão e os sistemas de apoio aos executivos. 
C
Certo
E
Errado
Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) e os de Suporte Executivo (SSE) têm características que os tornam mais adequados para algumas aplicações em detrimento de outras. Resumidamente, os 
A
SSD são interativos sob controle do usuário e oferecem dados e modelos para a solução de problemas semiestruturados, e os SSE, geralmente, dão suporte à função de planejamento estratégico de uma empresa, envolvem questões não estruturadas e utilizam informações do ambiente externo. 
B
SSD incorporam informações resumidas dos sistemas SSE e servem para tomada de decisões em situações  estruturadas e os SSE dependem dos dados dos STP (sistemas de processamento de transações) para resolver problemas operacionais, usando bases de dados construídas com informações do ambiente interno da empresa. 
C
SSD são sistemas de extração de relatórios periódicos de formato preestabelecido, para apoio a ações de planejamento estratégico e baseiam-se em informações externas para resolver problemas estruturados, e os SSE incorporam informações resumidas dos sistemas SSD e servem para tomada de decisões baseadas em informações estáveis e maduras. 
D
SSD servem para atender às operações estruturadas e de planejamento da organização, e os SSE geram relatórios predefinidos para serem utilizados diretamente pelo nível operacional. 
E
SSD dependem dos dados dos STP (sistemas de processamento de transações) para usar em suas bases de dados, e os SSE servem para atender às operações estruturadas e à rotina da organização.
Em uma empresa eficiente e eficaz na condução de seus processos, o departamento X usa sistemas de apoio à decisão, banco de dados de clientes, automação de vendas, sistemas empresa-a-consumidor na web e, como instrumento de diferencial competitivo, o Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A utilização pelo departamento X desses recursos e sistemas de informação o caracteriza como um departamento de
A
Contabilidade 
B
Finanças 
C
Marketing 
D
Produção 
E
Recursos Humanos
Ano: 2013 Banca: BIO RIO Órgão: ELETROBRAS Prova: Analista de Sistemas - Governança de TI
 Observe a figura abaixo, que ilustra três tipos usuais de sistemas de informação de tomada de decisão, atualmente utilizados nas organizações.
Imagem da Questão
Os três tipos I, II e III são respectivamente: 
A
TPS – Transaction Processing Systems, EIS – Executive Information Systems e DSS – Decision Support Systems
B
TPS – Transaction Processing Systems, DSS – Decision Support Systems e EIS – Executive Information Systems
C
DSS – Decision Support Systems, EIS – Executive Information Systems e TPS – Transaction Processing Systems;
D
EIS – Executive Information Systems, DSS – Decision Support Systems e TPS – Transaction Processing Systems;
E
EIS – Executive Information Systems, TPS – Transaction Processing Systems e DSS – Decision Support Systems.
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: Analista - Analista de Sistemas
O sistema de apoio a decisão
A
visa obter informações de todos os níveis a partir de informações detalhadas armazenadas nos sistemas de processamento de ações.
B
analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transição, para ajudar as pessoas a executar ações operacionais.
C
visa obter informações de alto nível a partir de informações gerenciais armazenadas nos sistemas de processamento de documentos.
D
analisa dados coletados por sistemas de processamento de inovação, para ajudar as pessoas a viabilizarem ações de transcrições.
E
analisa dados on-line coletados por sistemas de processamento de transação, para ajudar as pessoas a tomarem decisões de negócios.
Página 1 de 2